Freeform é o conjunto de componentes para o desenvolvimento de novas funcionalidades e programas no Logix, podendo ou não possuir interface gráfica.

Na criação de telas é comumente conhecido como “desenvolvimento à mãos livres”, onde a tela é definida e montada pelo desenvolvedor utilizando componentes visuais especializadas para o Logix a partir dos componentes visuais do AdvPL. Além de possuir componentes visuais, o Freeform engloba um conjunto de outros componentes que podem ser utilizados para realizar integrações, execuções em THREADs, comunicação com WebServices e banco de dados entre outras funcionalidades.

Para utilizar um componente Freeform no Logix são utilizadas são utilizadas três funções AdvPL simples: create_component, set_property e get_property.

Criando um componente (create_component)

A função AdvPL create_component permite criar uma instância do componente Freeform em memória e retorna o código de referência do componente criado. Esta função recebe por parâmetro o código de referência do componente que será criado, o nome do componente Freeform e o código de referência do componente pai (quando existir).

Por padrão, o primeiro parâmetro não é mais informado, passando sempre nulo, assim o código de referência será criado dinamicamente pelo framework evitando problemas de referências duplicadas.

Exemplo

DEFINE l_dlg_ref VARCHAR(10)
DEFINE l_pnl_ref VARCHAR(10)
 
# Componente sem componente pai.
LET l_dlg_ref = _ADVPL_create_componente(NULL,"LDIALOG")
    
# Componente com componente pai.
LET l_pnl_ref = _ADVPL_create_componente(NULL,"LPANEL",l_dlg_ref)

Manipulando um componente (set_property e get_property)

As funções AdvPL set_property e get_property permitem executar e manipular métodos e propriedades do componente informado. A diferença entre uma função e outra é que com a get_property é possível recuperar o valor da propriedade ou da execução do método informado, porém a set_property só permite alterar estas propriedades ou métodos.

Ambas as função recebem por parâmetro o código da referência do componente que será manipulado, o nome do método que será executado e os valores (limitando-se a 6) para a execução do método.

Se a referência do componente informada estiver nula ou não for válida, será exibida uma mensagem de erro informado que “componente é inválido” e se o método informado também não for válido, a mensagem de erro irá informar “propriedade informada não prevista para o componente”. Mais informações sobre estas validações podem ser encontradas em Validações Metadado/Freeform.

Exemplo

DEFINE l_dlg_ref VARCHAR(10)
DEFINE l_title   CHAR(50)
 
LET l_dlg_ref = _ADVPL_create_componente(NULL,"LDIALOG")

# Define o título da janela.
CALL _ADVPL_set_property(l_dlg_ref,"TITLE","VDP20000 – Manutenção de Pedidos")
 
# Recupera o título definido acima.
LET l_title = _ADVPL_get_property(l_dlg_ref,"TITLE")

# Ativa a janela criada acima.
CALL _ADVPL_set_property(l_dlg_ref,"ACTIVATE",TRUE)