Child pages
  • 2017-09-29_MFRWJOI_Q2_Retrospectiva

Devido a ausência da liderança não foi realizado o levantamento dos dados relativos do período.

Review

Sem dados

Retrospectiva

O que fizemos bem?

  • Andrew Keizze Da Silva, Simon Flock Schiesl Ferreira e Ricardo Suzuki Junior comentaram que, com a redução do backlog da Manutenção, há mais oportunidades para aprendizado em novas tecnologias ou funcionalidades do framework menos conhecidas. Allan Rodrigo Leite destacou que, no dia 29/09, haviam 128 issues no backlog e 28 issues com agging elevado (> 100 dias). O time concordou e comentou que há uma tendência de estabilização do framework, percebidos a partir do baixo volume de issues de entradas em relação à vazão das issues encerradas. Nesta ocasião, aproveitou-se para discutir um pouco sobre o modelo ágil, sobretudo o conceito de SQUAD, praticado pelas demais equipes de desenvolvimento em Joinville. De forma geral, o cenário atual da Manutenção favorece a adoção do conceito de SQUAD, visto que teremos mais oportunidades para evoluir funcionalmente o framework em diferentes frentes de trabalho.
  • O time também comentou que, dado o cenário atual da Manutenção, é fundamental que ocorra mais repasses e troca de conhecimento sobre temas com poucos especialistas no time. Foi sugerido pelo time um treinamento para desenvolvimento em Logix e repasses recorrentes sobre a nova arquitetura do produto Datasul.
  • Ricardo Suzuki Junior comentou sobre a maturidade e auto-organização do time no período de férias de Luis Guilherme Havryluk. Tivemos poucas priorizações durante esse período e isto ajudou a equipe a ficar focada nas pendências, atuando nas frentes de SLA e Aging.  

O que poderíamos ter feito melhor?

  • Alexandre Luiz Medeiros e Ricardo Martins Menna comentaram sobre as quedas do JIRA e instabilidades do TDN após a atualização de versão das ferramentas. O time concordou sobre as quedas e também comentaram sobre indisponibilidades após as 18 horas, sem um aviso prévio da TDI ou Engenharia Corporativa.
  • Jefferson de Souza Gaieuski comentou que, em alguns casos, ainda falta a simulação no checklist da issue. Foi orientado para notificar o líder/coordenador sobre estas situações e entrar em contato com o responsável no atendimento. Caso não haja um retorno do atendimento em tempo hábil, a issue deve ser rejeitada por falta de informações no checklist.
  • Alexandre Luiz Medeiros comentou e o time concordou sobre a perda de concentração devido ao volume de apoios ao atendimento, porém, em casos onde não houve um horário previamente combinado. Durante a discussão sobre este tema, ficou evidente que se trata de um caso isolado. Portanto, ficou acordado que o time solicitará para combinar antecipadamente um horário para realização do apoio, a fim de não prejudicar a concentração nas atividades de Manutenção. Lembrando que todos nós devemos encorajar a comunicação e sinergia entre os times, contudo, devemos zelar pela produtividade em nossas atividades.

Ações

  • Luis Guilherme Havryluk comunicará sobre novo modo operacional para tratarmos as ISSUES. Isso se deve pela mudança da ferramenta com relação ao SLA.
  • Luis Guilherme Havryluk fará reunião com Allan Rodrigo Leite e Urgel Weiller De Liz para avaliarmos a possibilidade de mudarmos o TS logix para tratar os bancos Oracle e SQL.
  • Luis Guilherme Havryluk fará reunião com a equipe para debatermos melhor texto de checkin para deixar mais produtiva a leitura dos commits.
  • Allan Rodrigo Leite verificará se há um reporte periódico entre TI e Engenharia Corporativa para acompanhamos o planejamento e atividades realizadas nas ferramentas utilizadas em nosso processo de desenvolvimento.
    • Foi conversado com a Claudinete Vieira e o Allan Rodrigo Leite irá participar de uma reunião mensal com a Engenharia Corporativa onde são apresentados os planos de evolução das ferramentas, índice de disponibilidade dos ambientes e solicitações de priorização sobre algum tema envolvendo QA. Ainda não temos data para a próxima agenda deste reporte.