Escopo
O Escopo desta integração consiste em permitir que a data de saída da mercadoria de uma Nota Fiscal seja atualizada automaticamente no sistema DATASUL quando ocorrer a liberação do romaneio de cargas no SIGAGFE.
A comunicação entre os sistemas acontecerá através de um canal Web Service. Para tanto é necessária a alteração do método executado pelo Agent listener no Datasul para que os registros de documento de carga sejam enviados para o Datasul.
No SIGAGFE, há a criação de dois novos campos de dicionário na tabela de Documentos de Carga, o GW1_SITFT, responsável pelo registro da situação em que se encontra a integração da data de saída do documento de carga e o campo GW1_MOTFT, que terá o registro da observação do retorno enviado pelo Datasul da atualização da data de saída, ou seja, quando houver algum erro na integração, terá a descrição do motivo da falha ou se a integração foi realizada com sucesso.
Outro campo criado no dicionário de dados é o parâmetro de integração da data de saída com o faturamento, MV_GFEI20.
Este parâmetro estará disponível no programa GFEX000 (parâmetros do módulo SIGAGFE), indicando se a atualização de data de saída deve ocorrer de forma automática ou não ocorrer (1-Automática, 2 – Não integrar).
Diferentemente dos outros parâmetros de integração, este não terá a opção ‘Sob demanda’, pois, por se tratar de uma alteração acionada por uma ação contínua e corriqueira no sistema, em grande volume, não necessita de integração sob demanda ou por lote.
Ao ser liberado o romaneio, os documentos de carga que estão relacionados a ele terão a atualização do campo GW1_SITFT para 2 (Pendente atualização).
Quando o documento de carga tiver origem no Recebimento (Nota Fiscal de Entada), a Situação deve ser atualizada para “Não se aplica” (código 6), pois a a atualização ocorre somente com documentos de saída.
Para definir que a nota fiscal é de entrada, é verifcado se no campo GW1_CDTPDC está informado um código de tipo de documento com o sentido de transporte igual a “Entrada” (Verificar no cadastro de tipo de documento de cargas GFEA041).
Os campos de situação da atualização da data de saída no faturamento e o motivo/observação, serão visíveis nos programas de Manutenção Documento de Carga e Consulta Documento de carga ( GFEA044/GFEC040 ), na seção ‘Outros’.
Está fora do escopo deste requisito a criação de um programa de atualização em lote, como os existentes para as integrações de processos do GFE com o Datasul.
ALTERAÇÕES NO DATASUL
Para habilitar o canal do Web Service para recepção de documentos de carga com a situação da integração da data de saída pendente ou pendente desatualização, foi inserido no programa de Parâmetros de Integração (CD0089), na pasta “Faturamento”, na sessão “Funcionalidades”, o campo “Atualizar data de saída”.
Quando habilitado este parâmetro no programa CD0089, será habilitado no programa de monitor de integração DATASUL X GFE (CD0433) o parâmetro de execução “Atualiza Data Saída” que, quando marcado pelo usuário, fará com que sejam executados os processos para a atualização da data de saída no Datasul e retorno ao GFE do resultado da atualização.
A rotina recebe a variável contendo o retorno do Web Service, monta a tabela temporária, localiza o registro nota-fiscal na base de dados e altera o campo conforme a Data de saída do documento de carga no GFE (campo GW1_DTSAI).
Após a atualização no Datasul, é enviado para o Web Service o resultado da operação, sendo que pode ser “Atualizado”, se o processo transcorrer sem problemas ou “Rejeitado”, quando não for encontrado o registro da nota fiscal no Datasul.
Quando o campo de situação no faturamento for igual a Pendente Desatualização, a data de saída da nota fiscal é eliminada da nota fiscal no Datasul, ficando em branco.
Para os demais programas de integração (CDF433 e CD0433RP), também deve-se inserir o parâmetro de execução para a atualização da data de saída do faturamento.