Propriedades dos Objetos

Objetivo

Permitir a alteração das propriedades de um objeto por intermédio de um agrupador de propriedades do objeto selecionado.

ProgramaSO0701
Pré-Requisito

É pré-requisito para a execução dessa função:
Função Otimizar Telas (SO0700)

Visão Geral

Por intermédio dessa função é possível manipular as propriedades de um objeto selecionado, definindo as mesmas de acordo com a necessidade.

Cada objeto alterado é armazenado em um perfil previamente definido, juntamente com as propriedades otimizadas de cada objeto.

Descrição

Janela Paleta de Propriedades

As telas de Paleta de Propriedades são utilizadas para alterar as características dos objetos da tela.


Seleção de Objetos do Programa - Objeto a Objeto

A seleção do objeto que se deseja otimizar pode ser feita de duas formas. A primeira é selecionando o objeto diretamente no programa. Ao efetuar essa ação, a paleta de propriedades é atualizada com as propriedades correspondentes do objeto. A segunda opção é por intermédio de uma caixa de seleção da paleta de propriedades, que possui todos os objetos reconhecidos pelo programa e que são tratados pelo SOP.

Quando um objeto é selecionado, o tipo de objeto é reconhecido e, por intermédio da Base de Conhecimento, verifica-se quais são as propriedades tratadas para determinado tipo de objeto. Para cada tipo de objeto, as propriedades relacionadas são diferentes umas das outras.


Manipulação das alterações das Propriedades

A alteração de propriedades é feita da seguinte forma: após selecionado o objeto, aparecem todas as propriedades relacionadas do objeto. Para algumas propriedades, o valor respectivo aparece descrito e editável, o que permite alterá-lo diretamente.

Observação: para efetivar a alteração, depois de alterado o valor é recomendável teclar TAB, para que a alteração seja efetuada no objeto diretamente na tela, quando possível.


Algumas propriedades possuem o recurso de “zoom”, para selecionar possíveis valores da propriedade.

Importante:

Ao executar a Paleta de Propriedades, o programa selecionado previamente entra em modo de desenvolvimento. Ou seja, é possível arrastar, redimensionar e selecionar objetos. A otimização dos objetos pode ser feita objeto a objeto ou por meio da seleção múltipla de objetos (com propriedades limitadas).

Algumas limitações na otimização de objetos:


  • Objetos com nome duplicado: objetos com mesmo nome e que estejam instanciados no mesmo Programa Pai não podem ser otimizados, pelo fato de não haver forma de diferenciá-los.
  • Alguns objetos do tipo Texto estáticos não podem ser otimizados: objetos do tipo "Texto" estáticos, quando são executados, passam a ser objetos do tipo "Literal" e não possuem Nome de Identificação (objetos do tipo “Literal” não são tratados pelo Otimizador de Telas).
  • Erros Progress durante a Otimização: durante a otimização, no ambiente de desenvolvimento, podem ocorrer erros Progress referentes a posicionamento de objetos em tela, sobreposição de campos, campos fora do escopo da frame. Esses erros não são tratados pelo SOP. Fica sob responsabilidade do usuário Administrador evitar que esses erros ocorram durante a Aplicação da Otimização. Quando esses erros ocorrerem, o usuário Administrador deve reposicionar ou realinhar os objetos, de forma que o mesmo erro não ocorra em ambiente de otimização.
  • Testes das Otimizações: É extremamente importante que o usuário Administrador efetue os testes dos perfis criados antes de liberá-los efetivamente para ambiente de produção (ou seja, para que os outros dos grupos que possuirão acesso utilizem tal perfil). Os testes a serem efetuados devem ser feitos com base em um usuário (que tenha acesso ao perfil – sugere-se criar um usuário específico para testes de perfis) que seja diferente do usuário administrador, pois o usuário administrador possui uma execução diferenciada dos demais usuários.


Otimização de Colunas do Browse

Por intermédio do Otimizador de Telas é possível otimizar colunas de browse. Quando uma coluna de browse é otimizada, internamente todas as colunas são gravadas, devido à propriedade da ordem das colunas. As colunas do browse podem ser reordenadas, redimensionadas e escondidas, de acordo com a preferência do usuário. Dessa forma, pode-se inicializar determinado programa de modo que o browse do programa visualize apenas as informações configuradas pelo usuário. Apenas colunas de browse e objetos dinâmicos possuem Objeto Pai para identificação. No caso das colunas de  browse, o Objeto Pai é o nome do Browse.


Importante:

Algumas limitações na otimização de browses:

Browses em Caixa de Diálogo: Para programas do tipo Caixas de Diálogo (janelas modais), não é possível otimizar browse (nem colunas de browse). Nesses casos, o programa aparece sem o browse na tela, permitindo otimizar apenas os outros objetos.

Otimização de Programas com Páginas (Folders)

Para a Otimização de Programas com páginas, a troca de páginas deve ser efetuada com um “clique” abaixo da página, na área da linha de contorno da página.

O “clique” na própria página não troca as páginas do programa, pelo fato dos objetos que simulam as páginas não serem reconhecidos pelo Otimizador de Telas (objetos do tipo “imagem” ou objetos com nomes repetidos).

Se a troca de objeto for por meio da caixa de seleção da paleta de propriedades, pode ocorrer sobreposição de frames. Nesse caso, quando uma frame de uma das páginas for maior que a frame de outra página, pode ocorrer uma sobreposição de objetos (para corrigir essa visualização, basta clicar em todas as páginas, da primeira para a última, de modo a visualizar todas as frames).



#trackbackRdf ($trackbackUtils.getContentIdentifier($page) $page.title $trackbackUtils.getPingUrl($page))