Versions Compared

Key

  • This line was added.
  • This line was removed.
  • Formatting was changed.

Produto:

Datasul

Ocorrência:

Saneamento de Cadastro – Principais Verificações

Passo a passo:

 1. Saneamento de Cadastro – Principais VerificaçõesExistem alguns saneamentos básicos que devem ser realizados antes de realizar qualquer rotina de importação de dados e de fechamento do MRI.

Passo : Realizar a inclusão do(s) Estabelecimentos no RI0101. Para o primeiro estabelecimento inserido, não será possível incluir as contas neste momento, pois ainda não foi definida a integração com o EMS ( passo 2) e sem a integração não é possível localizar as contas, desta forma informe no campo o numeral “1”, apenas para cadastrar o Estabelecimento.

Image Removed

Image Removed

2º Passo: Definir os parâmetros no RI0112. Os principais campos a serem verificados são: Número máximo de páginas, Integra com o EMS, RI Integrado com e Utiliza Correção de Moeda Alternativa.

*Número máximo de páginas – Este campo irá definir a quantidade de páginas dos demonstrativos, deverá ser maior que zero para listar os dados e não ocorrer erros no demonstrativo de crédito (RI0401).

*Integra com o EMS – Este campo deve obrigatoriamente estar marcado, caso não esteja, não será realizada nenhuma integração dos demais módulos com o MRI.

*RI Integrado com - As integrações básicas com o módulo são com o Faturamento, Recebimento e Obrigações Fiscais, a partir destas integrações que as principais informações serão alimentadas no módulo.

*Utiliza Correção Moeda Alternativa – marcando este campo o estabelecimento irá realizar a correção do bem em uma moeda alternativa, caso este campo não esteja marcado, não será possível realizar a rotina de conversão de moeda alternativa pelo RI0415 (Conversão de Moeda Alternativa). NOTA: Deverá ser utilizado apenas para os Estabelecimentos que possuem esta tratativa diferenciada em relação ao calculo do ICMS.

Este programa é de suma importância para o controle do módulo Recuperação de Imposto, pois é através dos parâmetros gerais que são definidas informações quanto ao controle de créditos dos bens  construídos, como também, com quais módulos ele será integrado.

Como a grande maioria dos módulos do Datasul EMS, o módulo Recuperação de Impostos também possui um programa denominado parâmetros gerais, onde são parametrizadas informações básicas, como também, com que módulos ele será integrado.

O módulo Recuperação de Impostos foi construído também com a finalidade de ser utilizado sem a necessidade de existir uma integração com o produto EMS. Ou seja, este módulo também pode ser utilizado de forma independente.

Image Removed

3º Passo: Retornar ao programa RI0101 para concluir o cadastro das contas contábeis. Neste primeiro momento os campos: Contabilizado até e Último período corrigido ficam em branco.

Seguem algumas considerações sobre as contas a serem informadas no RI0101:

*ICMS Ativo a Recuperar – Esta conta será a mesma do programa CD0602, pois o valor do ICMS será lançado a débito na conta cadastrada no CD0602 e a crédito na conta do programa RI0101.

*PIS Ativo a Recuperar - Esta conta será a mesma do programa CD0602, pois o valor do PIS será lançado a débito na conta cadastrada no CD0602 e a crédito na conta do programa RI0101.

*COFINS Ativo a Recuperar - Esta conta será a mesma do programa CD0602, pois o valor do COFINS será lançado a débito na conta cadastrada no CD0602 e a crédito na conta do programa RI0101.

Com este programa, sua empresa poderá controlar a recuperação de impostos sobre Ativo Imobilizado para cada estabelecimento de forma independente.

Este programa permite que sua empresa realize o cadastro para cada estabelecimento. Além das principais informações cadastrais, este programa ainda traz a informação do último mês contabilizado.

4º Passo: Definir os grupos de impostos que serão controlados pelo Recuperador de Impostos no RI0103. Primeiramente deverá ser importado no RI0201, clique no botão Importação de Impostos. Não há possibilidade de cadastrar novos impostos deste programa. Avalie os impostos que devem estar marcados como Ativo. Caso não esteja marcado, mesmo calculando o imposto, o mesmo não será integrado com o MRI. Os impostos que poderão calcular impostos são:

1. Valor ICMS Item

4. Valor ICMS Item Substituto.

5. Valor ICMS Complementar

6. Valor ICMS Despesa Acessória

9. Valor ICMS Comp. Desp Acessória

14. Valor PIS

15. Valor COFINS

16. Valor PIS Despesa Acessória

17. Valor COFINS Despesa Acessória

Image Removed

No RI0103 informe todos os códigos de impostos que foram importados pelo RI0201, o relacionamento neste programa é importante para não ocorrer erros na integração do Recebimento com o Recuperador de impostos, portanto:

No Grupo do ICMS informe o código de imposto de 1 até o 10;

No Grupo de PIS informe o código de imposto 14 e 16;

No Grupo de COFINS informe o código de imposto 15 e 17;

Sugerimos cadastrar um Grupo de IPI para relacionar os códigos de impostos 11 até o 13, para que não ocorram erros na integração do Recebimento com o Recuperador de impostos, caso sejam calculados em algum momento na nota fiscal. Nos contextos atuais a legislação não permite o crédito de IPI sobre os Ativos Imobilizados, mas como os códigos de impostos estarão inativos no RI0201, os mesmos não serão criados nos bens.

Realizamos apenas o controle e demonstração dos valores dos impostos: ICMS, PIS e COFINS.

Image Removed

5º Passo: Realizar o cadastro dos grupos de Impostos por Estabelecimento no RI0105. Para que não ocorram erros na contabilização do modulo, as contas informadas neste cadastro devem seguir algumas regras obrigatórias.

*Caso seja realizado o controle de mais grupos de impostos deverá ser criada uma conta relacionada para cada grupo, não recomendamos utilizar contas iguais, pois não seria possível visualizar corretamente os valores contabilizados.

*Não deverá ser utilizado em nenhuma outra conta a mesma que já foi informada no RI0101 (lembrando que esta conta terá sua contrapartida a conta do CD0602).

* As 5 primeiras contas do RI0105 não podem ser iguais entre si e também entre os grupos de impostos.Que são as seguintes contas: Imposto Recuperar, Pendente, Longo Prazo, Curto Prazo e Não recuperado (caso seja o grupo do ICMS).

Este programa tem a finalidade de oferecer a possibilidade de escolha no que diz respeito às contas contábeis que receberam lançamentos de valor de imposto a cada tipo de movimento sobre o Ativo Imobilizado.

Neste programa, poderá parametrizar contas contábeis diferentes para cada grupo de imposto do estabelecimento, sendo que, desta forma, terá um controle mais eficaz, deixando a contabilidade mais clara e com fácil rastreabilidade.

Abaixo descrevemos qual o tipo de lançamento que cada conta no programa RI0105 trata:

Conta Valor Impostos Recuperar -  Inserir o número da conta, na qual constará os valores totais do crédito que o estabelecimento tem direito quando for iniciada a recuperação de impostos.

Conta Valor Impostos Pendente -  Inserir o número da conta, na qual constará os valores de impostos pendentes de recuperação.

Importante: Enquanto o crédito do bem não for iniciado, os valores permanecerão nessa conta.

Conta Valor Impostos Recuperar Longo Prazo -Inserir o número da conta, na qual constará os valores das parcelas a longo prazo, conforme o número de meses definido no relacionamento Grupo Imposto X Estabelecimento.

Conta Valor Impostos Recuperar Curto Prazo - Inserir o número da conta, na qual constará os valores das parcelas cujo crédito será tomado a curto prazo.

Conta Valor Impostos Não Recuperados -  Inserir o número da conta, na qual constará os valores dos impostos não recuperados.

Importante: Terá valor nesta conta quando o fator de apropriação for MENOR que 1(um), utilizado apenas para o grupo de ICMS.

Conta de Imposto de Itens de Estoque -  Inserir o número da conta, na qual constará os valores dos impostos referentes aos itens que estão sendo controlados no estoque.

Importante: Esse movimento é gerado no momento da requisição do item.

Contas Vendas -  Inserir o número da conta, na qual constará os valores decorrentes de uma baixa por venda.

Importante: O valor é referente aos impostos.

Conta Devolução -  Inserir o número da conta, na qual constará os valores decorrentes de uma devolução.

Importante: O valor é referente aos impostos.

Conta Crédito Indevido -  Inserir o número da conta, na qual constará os valores decorrentes de uma baixa com estorno de crédito.

Importante: O valor é referente aos impostos.

Conta Quebra -  Inserir o número da conta, na qual constará os valores decorrentes de uma baixa por quebra do produto (produto danificado).

Importante: O valor é referente aos impostos.

Conta Inutilização - Inserir o número da conta, na qual constará os valores decorrentes de um produto inutilizado.

Importante: O valor é referente aos impostos.

Conta Transferência -  Inserir o número da conta, na qual constará os valores da transferência de saldo do bem entre estabelecimentos.

Importante: O valor é referente aos impostos.

Conta Exaustão - Inserir o número da conta, na qual constará os valores decorrentes de uma baixa por exaustão do produto.

Importante: O valor é referente aos impostos.

Conta Moeda Alternativa -  Inserir o número da conta, na qual constará os valores decorrentes da variação em moeda alternativa.

Importante: O valor é referente aos impostos.

Image Removed

Image Removed

6º Passo: Realizar o cadastro do controle de livros no RI0102. Será necessário realizar apenas o primeiro, os próximos, a própria rotina de demonstração dos créditos irão criar (desde que o demonstrativo seja emitido na opção Emissão, na Prévia este controle não é criado). O cadastro deverá ser feito com base na data do último dia do mês anterior ao primeiro bem inserido, ou seja, se o primeiro bem foi inserido no dia 10/01/2005, informe a data ult Emissão 31/12/2004. O cadastro deverá ser realizado por Grupo de imposto, conforme os que foram cadastrado em sua base no RI0103.

Image Removed

7º Passo: Realizar a importação dos itens pelo RI0111. Default todos os itens vem com o campo Controla crédito Recuperação Imposto marcado, caso tenham algum item que não deva controlar créditos, desmarque que o item não será atualizado no MRI. 

Image Removed

8º Passo: Cadastrando as exceções através da NCM no programa RI0115.

Permite ao estabelecimento informar as NCM´s(Nomenclatura Comum do Mercosul) que possibilitam o controle de créditos por um período de meses diferentes do que temos para o ICMS que é fixo por 48 meses.

De acordo com a legislação, determinados impostos têm o seu tempo de recuperação variado, ou seja, dependendo do seu código de NCM(Nomenclatura Comum Mercosul), o tempo de recuperação pode variar. Neste programa poderão ser definidos os códigos e a correta quantidade de meses, sempre relacionadas ao grupo de impostos. Ao atualizar o documento no Recuperador de impostos, será avaliado a NCM e então assumirá o cadastro definido neste programa.

IMPORTANTE: A NCM tem sua origem do programa CD0603, pasta Inf. Locais, campo Código NCM.

Image Removed

 

Observações:

 

...