Child pages
  • DI_Integracao_Backoffice_Datasul_x_Trade_Easy

Versions Compared

Key

  • This line was added.
  • This line was removed.
  • Formatting was changed.

Integração Backoffice Datasul x Trade Easy

Contexto de negócio (Introdução)

O Siscoserv é um sistema informatizado desenvolvido pelo Governo Federal, em plataforma web, em operação deste 2012, que obriga o registro de todas as operações de aquisição e prestação de serviços no mercado internacional.

No geral, as empresas costumam registrar em seus sistemas de gestão as informações de alguns serviços somente no momento do pagamento ou recebimento para controle interno, porém neste caso existe a possibilidade do prazo deste registro já ter expirado de acordo com o cronograma, pois a partir do dia que o serviço foi iniciado a empresa tem até o último dia útil do 6º mês subsequente para registrá-lo no SISCOSERV.

Isso reforça a importância de que as empresas se atentem a esta nova obrigação, especialmente para não correrem o risco de serem multadas por perda de prazos.

Foi neste contexto que surgiu a necessidade de integrar o ERP Datasul ao Trade Easy Siscoserv com intuito de oferecer uma ferramenta que possa ajudar a empresa suprir algumas dificuldades no momento de adaptar suas estruturas de operações e sistematizar processos e controles que viabilizem o registro destas informações de forma precisa.

 

Sistemas Envolvidos

  • Datasul
    Módulo de Compras: responsável por controlar as demandas de compra de serviço recebidas pelas demais áreas da empresa e gerenciar todo o processo de compras, englobando as negociações com fornecedores até o fechamento do pedido de compra.
    Módulo de Recebimento: é o canal de entrada das notas fiscais envolvidas no dia-a-dia da empresa.
    Módulo de Importação: responsável pelo controle das informações dos processos de importação, permite o acompanhamento dos eventos dos processos (itinerários), emissão dos relatórios e documentos de importação em diversos idiomas, contabilização das movimentações e realização do cálculo do custo da importação, incluindo os impostos e as despesas.
    Módulo de Pedido: visa o controle operacional e gerencial da carteira de pedidos de venda, fornecendo informações detalhadas e sumariadas sobre as vendas efetuadas em termos de cliente, representante, região, itens, canal de venda e estabelecimento.
    Módulo de Faturamento: responsável por gerenciar o atendimento dos pedidos de venda por intermédio dos valores faturados, desde a emissão da nota fiscal até a geração das estatísticas de venda.
    Módulo de Exportação: controla as informações dos processos de exportação, permite realizar o acompanhamento dos eventos dos processos (itinerários), emite os relatórios e documentos de exportação em diversos idiomas e auxilia os controles dos módulos de Pedidos de Venda e Faturamento.
  • Trade Easy
    A TRADE-EASY desenvolve soluções em software específicas para a realidade brasileira no comércio exterior, gerenciando e otimizando as operações de importação, exportação, cambio e drawback. As soluções Easy são WEB, multiplataforma de fácil integração com os principais ERPs do mercado.
    Módulo de Siscoserv: responsável por controlar e simplificar o registro das Aquisições ou Vendas de serviços no exterior junto ao Siscoserv, além de auxiliar na gestão dos prazos envolvidos, evitando multas e outras penalidades previstas na legislação.

 

Integração

O objetivo desta integração será permitir [KLM1] [ARV2] às empresas registrarem as aquisições e vendas de serviços no exterior, e através do módulo de Easy Siscoserv fazer a gestão completa das informações necessárias, auxiliando no processo de obtenção dos dados e controle de prazos, evitando multas e outras penalidades previstas na legislação.[KLM3] [ARV4] 

Benefícios para as empresas:

  • Informação centralizada dos serviços;
  • Gerenciamento e controle destas operações;
  • Identificação da data de início e término do serviço;
  • Definição de valores proporcionais dos serviços iniciados antes do prazo inicial do SISCOSERV e que terminarão depois;
  • Controle de operações de frete e seguro internacional;
  • Classificação NBS (Nomenclatura Brasileira de Serviços) das operações de serviço;

Arquitetura

A integração com o Trade Easy Siscoserv será em arquivo texto com codificação ANSI separado por “;” com extensão “.csv”.[KLM7] [ARV8] 

Foram criadas 9 tabelas de extensão:

Venda:

  • item do pedido de venda (ped-item-siscoserv),
  • registro de exportação (reg-export-siscoserv),
  • item da nota fiscal de saída (nota-export-siscoserv),

Aquisição:

  • ordem de compra (ord-compra-siscoserv);
  • despesas de importação (despes-import-siscoserv)
  • despesas de exportação (despes-export-siscoserv)
  • declaração de importação (decla-import-siscoserv)
  • item da nota de entrada  (nota-import-siscoserv)
  • títulos a pagar (parc-cambiais-siscoserv)

Essas tabelas serão criadas e atualizadas sempre que um desses processos forem movimentados dentro do ERP.

Também foram criados programas para Carga Inicial (cd0045/cd0055) com o objetivo de gerar essas extensões para os registros que já estão na base no momento da implantação.

Os programas de envio (vendas e aquisição) farão a geração dos arquivos “.csv”. Após essa geração, o usuário terá que acessar o sistema Trade Easy e importar as informações do arquivo para o módulo de Siscoserv. Esse processo será todo manual.

 

Escopo

A gravação dos dados deve ser realizada em todos os pontos em que o ERP atualiza informações de serviços internacionais:

  • implantação/atualização do pedido de venda;
  • registro de exportação;
  • cálculo das notas fiscais/cancelamento;
  • pedido de compra
  • despesas de importação/despesas de exportação;
  • declaração de importação;
  • recebimento de documento de entrada/desatualização;
  • geração de títulos no contas a pagar

Foram criadas tabelas de extensões para realizar o controle das pendencias de envios para o Siscoserv Trade Easy. Por intermédio dessas tabelas serão filtrados os registros que estiverem pendentes de envio para o módulo de Siscoserv. 

Fluxo de Vendas de Serviços:


No arquivo de integração de “PROCESSO_VENDA_SERVICO” deverão ser enviados os itens de serviço prestados ao um cliente no exterior: essa informação terá origem no item do pedido de venda.

Quando a operação de venda de serviço estiver vinculada à movimentação de bens (item de serviço do pedido de venda exportação), deverá ser gerado o arquivo de integração “PROCESSO_VENDA_RES” com os campos do Registro de Exportação (RE) averbados. Podem ser informados diversos números de RE em cada RVS. O preenchimento deste campo é opcional para o Siscoserv. Dessa forma, caso o usuário não utilize o cadastro do RE no ERP, pode informa-lo manualmente no módulo de Siscoserv do Trade Easy ou deixa-lo em branco (essa informação é opcional no Siscoserv).  

O arquivo de integração “INVOICE_VENDA_SERVICO” tem como objetivo registrar a invoice, nota fiscal ou documento equivalente que comprove o faturamento do serviço. Como a nota fiscal pode ser emitida em relação a mais de um serviço, deverá ser feito um registro de faturamento para cada registro de venda de serviço, ainda que seja informado o mesmo número de nota fiscal.

Fluxo de Aquisição de Serviços:


No arquivo de integração de “PROCESSO_AQUISIÇÃO_SERVICO” deverão ser enviados três tipos de registros gerados no ERP:

  • itens de serviço contratados de um fornecedor no exterior: essa informação terá origem no pedido de compra.
  • despesas de importação pagas aos fornecedores estrangeiros: essa informação terá origem no processo de importação mercadorias.
  • despesas de exportação pagas aos fornecedores estrangeiros: essa informação terá origem no processo de exportação de mercadorias.

Quando a operação de compra estiver vinculada a itens de serviço ou despesas de importação de fornecedores estrangeiros, deverá ser gerado o arquivo de integração “PROCESSO_AQUISIÇÃO_DIS”  com os campos da Declaração de Importação (DI).

Os arquivos “INVOICE_AQUISIÇÃO_SERVIÇO” e “CAMBIO_AQUISIÇÃO_SERVIÇO” devem complementar o registro de aquisição com informações relativas a efetivação do pagamento. Nestes registros são enviados dados como data de pagamento, valor pago (valor parcial ou total), número do documento que comprove o pagamento realizado (inclusive notas de despesas), bem como outros elementos pertinentes.

Fora do escopo

Os títulos implantados manualmente para pagamentos de serviços internacionais não serão enviados nesse processo pois não existe uma identificação no título para identificar que é de uma prestação de serviço. Nesses casos, deverão ser registrados diretamente no Siscoserv do Trade Easy.

 

Pré-requisitos instalação/implantação/utilização

  • Utilizar o ERP Datasul versão 12.1.3 ou superior;
  • Acesso ao Trade Easy, módulo Siscoserv.

 

Instalação/Atualização

Ativação/Desativação da integração

Por padrão a integração vem desativada. Essa ativação/desativação da integração deve ser feita nos programas Manutenção Parâmetros Materiais (CD1001) e Manutenção Parâmetros Distribuição (CD2000), através do campo “Siscoserv Aquisição e “Siscoserv Vendas””, respectivamente.

 

Controle de Versão

O grupo TOTVS representado por suas marcas irá administrar as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.

Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.

 

Suporte

O suporte a essa integração é de responsabilidade compartilhada entre TOTVS e Trade Easy. Como no ERP fica somente com a extração dos dados de serviço, sendo no Trade Easy a importação das informações, gestão desses dados disponibilizadas em interfaces do Trade Easy e a integração com o Siscoserv, caso o cliente identifique necessidade de acionar o suporte, essa situação deverá ser realizada para o suporte Trade Easy, que fará o encaminhamento à equipe da TOTVS quando necessário.

 

Transações/Entidades/Mensagens únicas

Serão enviados para Trade Easy arquivos contendo os layouts:

PROCESSO_VENDA_SERVICO

Título

Buscar de:

Filial

ped-venda.cod-estabel

Processo

ped-venda.nome-abrev | ped-venda.nr-pedcli

Sistema de Origem

TOTVS11

Data do Processo

ped-venda.dt-implantacao

Importador

emitente.cod-emitente

Loja Importador

"." – ponto

Nome Importador

emitente.nome-emit

Endereço Imp.

emitente.endereco

País Importador

pais.cod-pais

Moeda

ped-venda.mo-codigo

Cond. Pagamento

ped-venda.cod-cond-pag

Seq. Processo

ped-item.nr-sequencia

Código do Produto

ped-item.it-codigo

Descrição do Serviço

item.desc-item

Código do País

pais.cod-pais-siscomex

Data de Previsão de Inicio

ped-item.dt-entrega

Unidade Medida

ped-item.cod-un

Quantidade

ped-item.qt-pedida

Preço Unitário

ped-item.vl-preori

Taxa Moeda

cotacao.cotacao

PROCESSO_VENDA_RES

Título

Tipo

Obrigatório

Buscar de:

Filial

X(3)

Sim

reg-export-item.cod-estabel

Processo

X(15)

Sim

reg-export-item. nome-abrev |reg-export-item.nr-pedcli

Sistema de Origem

X(10)

Sim

TOTVS11

Sequência do Documento

X(2)

Sim

 

reg-export-anexo.nr-re-ems | reg-export-anexo.cdn-anexo

Número do RE

X(15)

Sim

reg-export.nr-re-siscomex + reg-export-anexo.cdn-anexo

INVOICE_VENDA_SERVICO

Título

Obrigatório

Buscar de:

Filial

Sim

nota-fiscal.cod-estabel

Importador

Sim

nota-fiscal.cod-emitente

Loja

Sim

"." – ponto

Nro. Invoice

Sim

nota-fiscal.nr-nota-fis

Origem

Sim

TOTVS11

Data de Emissão

Sim

nota-fiscal.dt-emis-nota

Cond. Pagto

Não

nota-fiscal.cod-cond-pag

Moeda

Sim

nota-fiscal.mo-codigo

Taxa Emissão

Sim

nota-fiscal.vl-taxa-exp

Observações

Não

nota-fiscal.observ-nota

Processo

Sim

nota-fiscal.nome-abrev | nota-fiscal.nr-pedcli

Nota Fiscal

Não

nota-fiscal.nr-nota-fis

Série

Não

nota-fiscal.serie

Modelo NF

Não

natur-oper.cod-model-nf-eletro

Seq. Processo

Sim

it-nota-fisc.nr-seq-ped

Valor Cambio

Não

 it-nota-fisc.vl-tot-item

 

 

 

 

 

 

Fluxo das Informações

 

Para cada fluxo de informação descreva, se necessário, alterações de comportamento que o respectivo produto irá sofrer. Por exemplo: quando o Logix recebe o PEDIDO de OUTRO ERP, este pedido não poderá ser alterado no Logix.

Liste quais as entidades integradas e como é o mapeamento entre as diferentes estruturas. Por exemplo: Classe no sistema A vira categoria no sistema B, o campo X é refletido no campo Y etc.

Liste quais transações/operações a integração fará com as entidades relacionadas. Exemplo: Insert de PEDIDO, Insert, update de ITEM, buscar saldo em estoque do ITEM no dia X ou buscar dados do FUNCIONÁRIO.

Cadastros

Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.

Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos

Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade

 

<Transação/Entidade>

Identificador da Mensagem: <mensagem>

Versão: <versão>

Módulo <marca 1>: <BackOffice – Gestão xxxxxxx>

Módulo <marca 2>: <SIGAXXX>

Tipo de Envio: <Assíncrona/Síncrona>

 

Mensagem Padrão

PROTHEUS

RM

Tabela

Campo

Tabela

Campo

Code

CTO990

CTO_SIMB

GMOEDA

SIMBOLO *

Description

CTO990

CTO_DESC

GMOEDA

DESCRICAO

Symbol

CTO990

CTO_SIMB

GMOEDA

SIMBOLO

 

Notas:

Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela

A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (integração) de acordo com cada marca

 

Limitações/Restrições

Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita.

Processos

Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.

Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos

Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade

 

<Transação/Processo>

Tipo de Fluxo: Protheus -> RM

Mensagem: Request_1_000

Versão: 1.000

Descrição de todo o comportamento e funcionamento do processo. Breve contexto, origem, regras, integração (geração da mensagem, envio, recebimento no destino), o quê supostamente irá ocorrer no destino, retorno, impacto, consequências, o que foi afetado, como conferir, validar, etc o retorno.

 

Acrescentar um diagrama do processo.

A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (desta integração) de acordo com cada marca

 

Notas:

Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela

 

Limitações/Restrições

Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita. 

Limitações / Restrições Gerais

Descreva limitações e restrições para cada fluxo descrito no tópico anterior. Exemplo:

  • ERP1 envia ITEM cadastrado para o ERP2

ERP1 somente enviará o ITEM se este estiver em uma das famílias cadastradas no parâmetro FAMILIA_INTEGRACAO.

 

Se o tipo de valorização do estoque for FIFO.

  • ERP2 envia PEDIDO cadastrado para o ERP1

O pedido recebido no ERP1 vindo do ERP2 estará bloqueado para alteração.

 

Como fazer (opcional)

Descreva os passos que viabilizem a integração.

Exemplo:

Os passos para viabilizar a integração são:

  • No Logix ou no Protheus efetue o cadastro das seguintes informações: Clientes, fornecedores, transportadores, cidades, cotação de moeda e unidades de medida.
  • No Logix cadastrar um novo depositante e efetuar toda a parametrização necessária para a operação de WMS.
  • No Logix cadastrar um novo produto que seja controlado pelo WMS, para o depositante cadastrado anteriormente.
  • No Logix efetuar um processo de recebimento para o produto cadastrado anteriormente, utilizando uma nota fiscal provisória (tipo “A”).
  • No Protheus consultar a nota fiscal de recebimento que foi registrada no Logix, validando as informações recebidas.
  • No Logix efetuar um processamento de regularização fiscal, efetuando a cobertura dos produtos recebidos anteriormente.
  • No Protheus verificar se foi efetuado corretamente o relacionamento entre os dois documentos.
  • No Logix efetuar um processo de expedição para o novo produto cadastrado, até o momento do envio da mensagem de integração de pedido de venda.
  • No Protheus efetuar o faturamento do pedido de venda recebido.
  • No Protheus verificar se a nota fiscal gerada contém todas as informações necessárias para o segmento de operador logístico (armazém geral).
  • No Protheus efetuar a escrituração fiscal das notas fiscais, verificando se as regras da legislação deste segmento foram respeitadas.
  • No Logix é possível consultar o número do pedido de venda gerado para as notas fiscais de retorno simbólico e conta/ordem no programa WMS6333 (Consulta de Documentos). Para os processos de faturamento de serviço o número do pedido está disponível no programa WMS6411 (Movimentos a Faturar).

 

Situações comuns (opcional)

Descreva situações problemáticas comuns que podem ocorrer durante o funcionamento da integração e como solucioná-los. Neste ponto também é importante dar instruções de como reconhecer e investigar problemas que podem vir a ocorrer durante a integração. Se houver, apresente tabelas de códigos e descrições de erros que a integração poderá apresentar.

Este tópico possivelmente será alimentado com as experiências durante o desenvolvimento da integração e poderá ser realimentado durante o uso da integração no cliente.

Exemplo 1:

Tratamento de erros de integração (Produto A)

 

Erro

Mensagem

Solução

Código do erro

Mensagem exibida

Ação a ser tomada para resolução do erro.

 

Tratamento de erros de integração (Produto B)

Erro

Mensagem

Solução

Código do erro

Mensagem exibida

Ação a ser tomada para resolução do erro.

 

 

Exemplo 2:

Quando uma mensagem é enviada do Logix para o Protheus, podem ocorrer situações em que o WebService não estará totalmente funcional. Nestes casos uma mensagem de erro genérica irá aparecer na tela:

Exemplo:

Erro ao enviar a mensagem de Cidade via Integração

Se o arquivo de log for analisado, poderemos ver a falha na comunicação com o sistema destino:

-------------------------------------------------------------------------------

WSCERR044 / Não foi possível POST : URL http://172.16.31.57:8011/ws/FWWSEAI.apw

ADVPL WSDL Client 1.080707 / tst on 20120315 08:49:51

-------------------------------------------------------------------------------

 

Para resolver este problema, verifique as configurações do sistema de destino, analisando o funcionamento do servidor utilizado para esta comunicação e a habilitação do endereço do WebService. 

Checklist de suporte da aplicação

Crie um check-list de verificação de alguns pontos importantes para o funcionamento e atendimento da integração.

Instalação/Configuração

Relacione itens de verificação para garantir que a integração está corretamente instalada e configurada. Isto não pode ser uma cópia do procedimento de instalação/configuração, mas verificações pontuais que podem remeter aos itens da instalação.

 

Checklist de Verificações:

Relacione itens de verificações para que o atendente possa:

  • Identificar o funcionamento da integração;
  • Identificar a ocorrências de problemas;
  • Coletar evidências do mau funcionamento relatado pelo cliente;
  • Realizar possíveis ajustes na integração quanto à configuração ou negócio.

Anexos