Page tree

Versions Compared

Key

  • This line was added.
  • This line was removed.
  • Formatting was changed.
Comment: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

Produto:

Logix.

Ocorrência:

LFEC0205 - CST8600 Preparação dos dados - Como é calculada a ociosidade produtiva em Custos?

Passo a passo:

Quando o parâmetro "Retira ociosidade?" do LOG00086 (Caminho: Processo entradas - Custos - Preparação dos dados) estiver marcado como S (Retira ociosidade), será apresentada na tela do CST8600 uma nova etapa de processamento: Ociosidade

Os cálculos efetuados nessa etapa são:

A) Primeiramente as horas disponíveis, que são calculadas com base no teste de capacidade do Manufatura.

1) Busca o total das horas disponíveis do MAN8810, por centro de trabalho (centro de custo) e arranjo no período que está sendo calculado.

2) Para cada arranjo, busca seu tipo no MAN0060. Caso seja 1 (Mão de obra), é somado ao TOTAL HORAS HOMEM DISPONIVEIS. Caso seja 2 (Equipamento), é somado ao TOTAL HORAS MAQUINA DISPONIVEIS.

O resultado desse cálculo é apresentado no relatório e na consulta CST7480 referente ao TOTAL HORAS MAQUINA DISPONIVEIS e TOTAL HORAS HOMEM DISPONIVEIS.

EXEMPLO: No MAN8810 temos:

Centro de custo: 5103

Recurso: OPMG (Homem)

Período: 01/10/2013 até 31/10/2013

Horas disponíveis: 30 h/turno (21 dias úteis e 1 turno) = 630 horas

 

Centro de custo: 5103

Recurso: 994 (Máquina)

Período: 01/10/2013 até 31/10/2013

Horas disponíveis: 7,5 h/turno (21 dias úteis e 3 turnos) = 472,5 horas

 

Caso só existissem esses dois recursos no centro de custo, no relatório CST7480 estaria mostrando:

TOTAL HORAS MAQUINA DISPONIVEIS   472,5 horas

TOTAL HORAS HOMEM DISPONIVEIS     630   horas

 

B) Em segundo lugar, as horas utilizadas, que são calculadas com base nos tempos dos itens/ordens de produção nos centros de custo, e é feito na etapa TEMPOS conforme parametro "Tipo horas" do LOG00086 (Caminho: Processo Entradas - Custos - Preparação dos dados).

Caso seja P (Padrão) - CST8600 Como é calculado o tempo padrão em Custos?

Caso seja A (Apontado) - CST8600 Como é calculado o tempo apontado em Custos?

O resultado desse cálculo é apresentado no relatório e na consulta CST7480 referente ao TOTAL HORAS MAQUINA UTILIZADAS e TOTAL HORAS HOMEM UTILIZADAS.

C) Em terceiro lugar, o valor da ociosidade, que é calculado com base nas despesas por centro de custo, para os tipos de despesa cadastrados no CST7750 (Tipo despesa ociosidade) ou para todos os tipos de despesa cadastrados no CST5010 (Tipo de despesa), caso não exista nenhum tipo de despesa informado no CST7750.

A fórmula do valor da ociosidade é:

       Valor Ociosidade = (Total de despesas do CC / Total de horas disponíveis) * Total de horas utilizadas

O resultado desse cálculo é apresentado no relatório e na consulta CST7490

Esse valor será lançado a crédito no campo "Tipo despesa crédito" parametrizado para o componente de custo no CST6170 (MANUTENÇÃO CONTAS CONTÁBEIS LANÇAMENTOS OCIOSIDADE) para cada centro de custo produtivo e a débito na conta parametrizada em "Conta reduzida débito", num lote CST com a natureza do lançamentos OCS. Caso o valor da ociosidade calculado seja negativo, o lançamento acima descrito não será efetivado na Contabilidade.

Antes de processar a etapa "Taxa de absorção" do CST8600, esse lote de ociosidade deve ser liberado no rotina CST5390, informando no campo "Tipo Lançamento" o valor O (Ociosidade) e efetivado no CON3950 e processado um lote GIF conforme explicação abaixo:

O tipo de despesa a crédito no centro de custo poderá ser denominado "Ociosidade apurada" e a conta reduzida a débito poderá ser um centro de custo auxiliar específico com o mesmo tipo de despesa. Este único centro de custo auxiliar pode ser o Gerência de Fábrica, pelo fato de o Gerente ter a visão da ociosidade da sua produção.

Este custo da ociosidade apurada, pode ser considerado GGF (Gastos Gerais de Fabricação) e como qualquer GGF é rateado com base em horas através da critério de absorção. Por isso a necessidade de se jogar a ociosidade produtiva para Centros de Custos auxiliares, pois é nos Centros de custos auxiliares que o GGF se encontra.

Após este processo, será necessário a criação de uma Grade de Rateio (GIF) específica, com versão específica e base de rateio também específica, para ser lançada de volta aos centros de custos produtivos, mas agora é com base nas horas apontadas da produção. O tipo de despesa deste específico Centro de Custo auxiliar, terá a natureza transitória, uma vez que ele terá o saldo 0 (zero), pois será rateado para os centros de custos produtivos com base nas horas apontadas em cada Centro de Custos. Com isso, a “ociosidade apurada” quase nunca será a mesma do que a “ociosidade apropriada”.

Este método faz com que os centros de custos produtivos que não tiveram ou tiveram pouca ociosidade, recebam esta carga de ociosidade que os centros de custos produtivos com muito ociosidade têm. Isto serve para que todos os produtos, independente do tipo, linha de produto, etc.. seja "castigado" com a ociosidade que a “FABRICA” gerou, independente de seus Centros de Custos.




Observações:

Exemplo: Versão do produto, pacote, entre outros