Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Tipo de Laudo:

Descrição:

PPRA

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

O laudo de PPRA é responsável por identificar os riscos ambientais presentes nos diversos setores produtivos e nas áreas de apoio da organização para que então sejam elaborados programas
efetivos nas áreas de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, atendendo a legislação vigente.

PCMSO

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

Neste laudo estão presentes exames médicos clínicos, admissionais, demissionais, de retorno ao trabalho, mudança de função e periódicos, bem como, exames complementares, de acordo com o tipo de risco a que o trabalhador está exposto.

L.T. Pericial

Laudos Técnicos Periciais.

São Os laudos técnicos periciais são os responsáveis por comprovar a existência de agentes nocivos (insalubre ou periculoso) em determinada área/atividade da empresa. São Laudos que devem ser elaborados por profissionais qualificados, visando verificar a integridade dos funcionários envolvidos na atuação analisada. Para garantir o benefício do adicional de Insalubridade ou Periculosidade (conforme o respectivo grau de exposição) ao trabalhador é necessário que, além do L.T. Pericial comprovando a existência do Risco, a atividade seja reconhecida como tal pelo Ministério do Trabalho.

LTCAT

Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho.

Este tipo de laudo possui o objetivo de avaliar os postos de trabalho, por meio da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente proposta de controle, dos riscos ambientais porventura existentes, no quadro de atividades desenvolvidas pelos funcionários da organização. Desta forma, tornando possível a conscientização dos trabalhadores expostos a condições de risco, a importância da adoção de práticas comportamentais preventivas e, até mesmo, a necessidade de utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs).

Dirben 8030O laudo DIRBEN 8030 trata-se de um formulário no qual constam as informações referentes à exposição do empregado a agentes nocivos à saúde, com as especificações do local de trabalho, agente ao qual o trabalhador era exposto e o grau de nocividade das substâncias, ambientes ou função exercida. É importante ressaltar que o DIRBEN 8030 deve ser utilizado para comprovar períodos especiais que se encerraram até 31/12/2003 e emitidos até essa data. A partir de 01/01/2004, o documento obrigatório passa a ser o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).
PGRPrograma de Gerenciamento de Riscos.
PCMATPrograma de Condições e Meio Ambiente de Trabalho.
PAE

Plano de Atendimento Emergencial.

Disponível tanto para o Módulo de Medicina e Segurança do Trabalho (SIGAMDT) e quanto para o Módulo de Gestão Ambiental (SIGASGA).

ErgonomiaO laudo ergonômico tem como objetivo identificar riscos ergonômicos em postos de trabalho, funcionários ou objetos utilizados pelos mesmos. Após identificações, o laudo pode ser utilizado como argumento de intervenção, visando apresentar melhorias nas condições ergonômicas de trabalho e proporcionar conforto e processos de trabalhos eficientes sem prejudicar a saúde dos funcionários envolvidos.
PGRSS

Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde.

Disponível somente para o Módulo de Gestão Ambiental (SIGASGA).


Laudo responsável por destacar os tipos de resíduos e sua quantidade, além da destinação adequada que o gerador está dando a cada tipo de resíduo.

Resíduos

Disponível somente para o Módulo de Gestão Ambiental (SIGASGA).


Neste laudo estão presentes procedimentos e técnicas que garantem que os resíduos sejam adequadamente coletados, manuseados, armazenados, transportados e dispostos com o mínimo de riscos para os seres humanos e para o meio ambiente.