Versions Compared

Key

  • This line was added.
  • This line was removed.
  • Formatting was changed.

...

  1. Baixar a versão mais atual do Jenkins: https://jenkins.io/download/. Recomenda-se utilizar a versão "Long-term Support (LTS)", pois tende a ser mais estável. Basta escolher a opção conforme o seu sistema operacional, conforme o exemplo:


  2. Instalar o Jenkins seguindo instruções default da tela. 
    1. Atenção para a porta a ser utilizada: o default é 8080, mas se já estiver sendo usada por outro serviço, alterar para uma porta livre (ex: 8180, 8280, etc). Como trocar a porta?
      1. No arquivo Arquivo: "C:\Program Files (x86)\Jenkins\jenkins.xml"
      2. Alterar a porta na linha (no exemplo a porta foi alterada para 8180): <arguments>-Xrs -Xmx256m -Dhudson.lifecycle=hudson.lifecycle.WindowsServiceLifecycle -Dhudson.util.ProcessTree.disable=true -jar "%BASE%\jenkins.war" --httpPort=8180 --webroot="%BASE%\war"</arguments>

  3. Artefatos da pasta .../Jenkins/ (obtida junto aos demais artefatos do instalador) a serem copiados para a pasta onde o Jenkins foi instalado (por default: "C:\Program Files (x86)\Jenkins"):
    1. Arquivo config.xml (copiar sobrepondo a versão anterior).
    2. Pasta Jobs: copiar com todo o seu conteúdo, sobrepondo a anterior, caso exista.
  4. Carregar o serviço do Jenkins (no Windows, existirá o serviço em SERVICES.MSC).

  5. Acessar pela primeira vez, em um navegador web. Por defaut: localhost:8080 (atenção caso você tenha trocado a porta, conforme explicado anteriormente).

  6. No primeiro acesso, caso seja solicitado, selecione instalação de plugins default, e crie o usuário administrador.

...