Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

ÍNDICE

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Restrições de atualização da tabela


01. VISÃO GERAL

      É possível criar tabelas que serão usadas nas telas do projeto de Metadados. Essas tabelas serão criadas/atualizadas fisicamente no banco de dados após o passo de Gerar o Projeto de Metadados. Neste documento será exibido a forma de se criar ou alterar uma tabela.

      Antes de criar a tabela é necessário que os Tipos de Dados estejam previamente cadastrados no sistema. Veja mais em: 1 - Tipos de Dados


02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

      O cadastro de tabelas disponibilizado no RM é a abstração da criação, edição e exclusão de tabelas e colunas no banco de dados.

      Para acessar o cadastro acesse o menu: Serviços Globais > Metadados > Tabela.

      A seguir será mostrado como criar uma nova tabela, para isso clique em Incluir:

      Na imagem acima foi criada a tabela chamada DOCUMENTACAO. Toda tabela criada para projetos de metadados tem seu nome iniciado automaticamente com ZMD. Ou seja, essa tabela será criada fisicamente no banco como: ZMDDOCUMENTACAO, veja o campo mostrado na tela: Nome Físico no banco.

      No cadastro de Atributos, devem ser cadastrados os campos da tabela. Para cada campo criado deve ser indicado o seu tipo de dados. (ver mais em: 1 - Tipos de Dados).

      Ao selecionar um campo (atributo) serão exibidos no agrupador Geral itens de configuração para o campo em foco.

      Observe que as propriedades de Tamanho e Escala podem variar de acordo com o tipo de campo. Para campos do tipo Varchar, por exemplo, é obrigatório informar o seu tamanho. Campos do tipo Decimal devem ser informados o Tamanho e a Escala. 


      Obs.: Uma tabela deve ter pelo menos 1 campo que seja chave primária. E após o projeto ter sido gerado não será permitido desmarcar o campo 'Chave Primária'. O ícone mostrado a frente do campo Rótulo identifica se o projeto já foi gerado e consequentemente se a tabela já foi criada no banco de dados. Caso seja um X vermelho Image Added, a tabela não existe. Caso seja um Check Image Addedverde, a tabela existe. 

      As abas Dicionário de Dados e Proteção de Dados do agrupador Geral referem-se a proteção de dados. Veja mais em: 

Informações
titleImportante

Antigamente era é possível definir um tipo de dados fixo, mas essa funcionalidade foi retirada. Tipos de dados deverão ter seu tamanho e/ou escala definidas apenas na Tela de Tabelas ou na Tela de Modelo de Negócio.

Os tipos de dados cadastrados ficarão disponíveis para serem usados posteriormente nas tabelas. 

 Para mais informações consulte o  Vídeo demonstrativo.

Segurança de Dados - Configurar Proteção de Dados.


03. RESTRIÇÕES DE ATUALIZAÇÃO DA TABELA

      Antes de gerar o projeto de metadados e a tabela ser criada fisicamente no banco de dados pode-se alterar tudo que for necessário no cadastro de Tabelas

      Após gerar o projeto e a tabela existir no banco de dados o sistema não permite que algumas alterações sejam feitas, com a finalidade de manter a integridade dos dados e das tabelas. 

  • Não é possível alterar o tipo de dados de um campo. Ex.: Mudar um campo do tipo inteiro para string. Uma alternativa é criar uma nova coluna e remover a errada. Se o tipo for alterado na tela, a mudança não será replicada para o banco.
  • Atenção: Ao renomear um campo que já existe na base de dados, ao regerar esse projeto de metadados é feito uma exclusão (drop) da coluna antiga e criada uma nova coluna. Isso fará com que os dados da coluna antiga sejam deletados. 
  • Adicionar ou remover colunas são permitidos.