O bem sofrerá cálculo de correção monetária se estiver parametrizado tipo de cálculo de correção monetária para o bem.
Para verificar se o bem tem tipo de cálculo de correção monetária acessar a Consulta de Bem Patrimonial (prgfin/fas/fas211aa.r).
Selecionar o botão Parâmetro (Ver a sequências de telas):
Para verificar se existe variação na cotação, deve identificar quais as moedas estão parametrizadas para calcular a correção monetária.
Uma das finalidades utilizada para buscar a cotação será a finalidade definida no parâmetro de cálculo onde está vinculado o tipo de cálculo de correção monetária. Para verificar essa finalidade acessar a Consulta de Bem Patrimonial (prgfin/fas/fas211aa.r) -> Botão Parâmetro:
A outra finalidade que o sistema utilizará para buscar a cotação é a finalidade vinculada ao tipo de cálculo de correção monetária. Para identificar qual é essa finalidade acessar a Consulta de Bem Patrimonial (prgfin/fas/fas211aa.r)
Nesse exemplo que estamos utilizando a cotação será entre as finalidades: corrente e ufircm95. As cotações são informadas para moedas (indicadores econômicos), devem ser verificadas quais as moedas (indicadores econômicos) estão vinculados nessas finalidades. Para isso acessar o cadastro de Histórico de Finalidade Econômica (prgint/utb/utb078aa.r)
No exemplo mostramos como encontrar a moeda vinculada á finalidade Corrente, deverá fazer a mesma verificação para a outra finalidade, que no nosso exemplo é: ufircm95.
Após encontrar as duas moedas, consultar a cotação (Manutenção Cotações (prgint/utb/utb061aa.r) para essas moedas, e verificar se existe diferença na cotação entre um mês e outro.
Exemplo: Se o cálculo será feito para 31/10/2008, deverá verificar a cotação do dia: 31/10/2008 e a cotação do dia 01/11/2008, se as cotações desses dois dias estiverem diferentes, gerará valor de correção monetária. (Veja telas abaixo que mostram a verificação da cotação entre as moedas)
Se o bem está com valores de correção monetária indevidos, depois de acertar as cotações deverá excluir os cálculos (Exclusão de Cálculo (prgfin/fas/fas708aa.r)) e calcular novamente. Se os cálculos já foram contabilizados, deverá descontabilizar antes de excluir o cálculo.
Parâmetro para não gerar Correção Monetária
Poderá ser feita uma parametrização para que não seja gerada correção monetária mesmo que exista tipo de cálculo de correção monetária para o bem e diferença nos valores das cotações. Acessar o programa de Critério de Cálculo da Empresa (prgfin/fas/fas000aa.r)
Esse parâmetro é por cenário e finalidade, se na base existir mais de um cenário e finalidade, incluir esse parâmetro para todos eles. Com esse parâmetro não terá a preocupação de cadastrar as cotações sempre iguais. Para voltar a calcular correção monetária para os bens, basta mudar o parâmetro de Não para Normal.
Se existem bens na base com cálculo de Correção Monetária indevida, deverão ajustar o cadastro de Critério de Cálculo Empresa, excluir os cálculos e calcular novamente. (Cálculos contabilizados devem ser descontabilizados primeiro).
Diferença entre Correção Monetária Calculada e Correção Monetária da Implantação
Existe a correção monetária gerada pelo cálculo (que foi explicada acima) e a correção monetária da implantação do bem. A correção monetária do cálculo pode ser excluída através da Exclusão de cálculos, a correção monetária da implantação não pode ser excluída através da exclusão de cálculo, somente eliminando a implantação e implantando novamente sem o valor de correção monetária.
Para identificar qual é o tipo da correção monetária, acessar o programa de Consulta Bem Patrimonial (prgfin/fas/fas211aa.r) -> Botão Cálculo.
- Abaixo Tela mostrando Correção Monetária da Implantação:
- Abaixo Tela mostrando Correção Monetária gerado no cálculo: