1° Passo: Selecione a opção “Incluir” e o sistema apresentará a janela de inclusão; Campos Obrigatórios:
• C0_NUM – Número da reserva: Este campo controla a numeração de forma automática; • C0_TIPO – Tipo da reserva: Este é um campo informativo que revela o tipo da reserva, podendo ser: LB = Liberação, VD = Vendedor, CL = Cliente, PD = Pedido, NF = Nota fiscal, LJ = Sigaloja; • C0_DOCRES – Número que originou a reserva; Exemplo: caso utilize o tipo da reserva como vendedor, deve mencionar qual vendedor realizou a reserva. • C0_PRODUTO – Produto: Código do produto a ser reservado; • C0_LOCAL – Armazém: Código do armazém em que será efetuada a reserva; • C0_QUANT – Quantidade: Quantidade a ser reservada no momento da inclusão ou saldo remanescente.
Observação: Ao Pressionar a tecla F4 no campo C0_QUANT, o sistema mostra o saldo em estoque e se este produto já possui controle de reserva.
Demais campos: • C0_LOTECTL – Lote: Caso o produto tenha controle de lote; • C0_VALIDA – Validade: data de validade da reserva. Esse campo é utilizado na rotina de depuração de reservas, para identificar as reservas já vencidas. O preenchimento deve ser de acordo com o parâmetro MV_PZRESER mencionado abaixo; • C0_SOLICIT – Usuário que solicitou a reserva (campo de preenchimento automático); • C0_QTDORIG – Quantidade original da reserva. O sistema faz a comparação com os campos C9_QTDLIB (quantidade liberada) + C6_QTDRESE (quantidade reservada do pedido de vendas); • C0_QTDELIM – Quantidade Eliminada. Indica qual o saldo da reserva eliminado pela opção "zera saldo remanescente"; • C0_QTDPED – Quantidade em Pedido. Quantidade de produto informada no pedido de venda.
2° Passo: Após a inclusão, o sistema deve reservar/empenhar o produto e sua quantidade no campo B2_RESERVA. O campo B2_RESERVA pode ser preenchido automaticamente nos casos abaixo:
A) Quando a soma de quantidades em Pedidos de Venda já liberadas por estoque, que ainda não foram faturados;
Observação: os itens/ pedidos ainda não liberados por estoque acumulam no campo “Quantidade Pedido de Vendas” (B2_QPEDVEN) não geram reserva. Os pedidos de venda ainda não faturados por completo, possuem o campo “Numero da Nota Fiscal” (C5_NOTA) em branco; Itens já Liberadas por Estoque possuem o campo “Bloqueio de Estoque” (C9_BLEST) em branco. B) Quando uma reserva é incluída diretamente pela rotina MATA430 na tabela SC0. Reservas automáticas são criadas na SC0 quando o parâmetro MV_RESAUT está habilitado (Produtos com controle de Lote). Se posteriormente desejar desfazer a reserva, (para que não acumule no B2_RESERVA) será necessário excluir a reserva existente na MATA430. C) A reserva de estoque só será criada automaticamente para clientes com bloqueio de crédito, quando o parâmetro MV_RESEST for preenchido como T. Observação: O saldo campo B8_EMPENHO (Saldos por Lote) será estornado somente quando o produto não possuir mais nenhuma reserva (SC0). 3° Passo: Para vincular a reserva a um pedido de venda, inclua o pedido através da rotina MATA410 e associe a reserva através do campo C6_RESERVA.
4° Passo: Podemos acompanhar toda reserva do produto através do seguinte relatório: Situação Atual (MATR290), localizado no Módulo de Estoque: Atualizações > Relatório > Saldos > Situação Atual, avalie o saldo correspondente ao empenho realizado através do Controle de Reservas.
|