Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Índice

Índice


Aviso
titleEstratégia da Tribe Fiscal

Aprimorar os processo dos Produtos Fiscais Backoffice Protheus construindo soluções inovadoras e automatizadas, conduzindo os clientes em uma jornada única e eficiente para as rotinas fiscais, respeitando a valorização do tempo e a experiência de uso.

Visão Macro do Projeto

Como regra geral os tributos são recolhidos por meio de guias, como o ICMS não é diferente. Porém a complexidade deste tributo apresenta diversar possíbilidade de arrecadação e por conseguência sobre a geração das guias de recolhimento, para entender o processo, mesmo que de forma macro, é primordial alguns conceitos básicos. 

  • Recolhimento por operação: Neste cenário a cada documento fiscal é gerado uma guia de recolhimento, neste caso é necessário que este documento acompanhe a mercadoria durante o transporte, sendo necessário que o recolhimento do ICMS seja feito de forma antecipada. 
  • Recolhimento por apuração: Neste cenário o recolhimento é feito mensalmente. 

Outros ponto de atenção são as modalidade das guias de recolhimento: 

  • Guias Estaduais (DARE, DUA,DARJ, etc): Utilizada para recolhimento do tributo em operações internas, de responsábilidade do contribuinte inscrito.
  • Guia Nacional (GNRE): Criada para para atender a necessidade de recolhimento de tributo em operações interestaduais, criada para unificar e simplificar as operações entre eles. Neste caso é importante destacar que nem todos os Estados são aderentes ao modelo nacional, utilizando em todos os casos o seu próprio modelo.

No caso das Guias Nacionais de Recolhimento (GNRE) a SEFAZ de Pernambuco é a mantenedora de um portal onde as GNRE podem ser transmitidas manualmente ou transmitida de forma individual ou em lote através do serviço Web Service (https://www.gnre.pe.gov.br:444/gnre/portal/GNRE_Principal.jsp). No TOTVS Backoffice - Linha de Protheus a rotina GNREWS (FISA095) é a responsável pelo envio das informações ao Portal.


Espaço do problema

Por que estamos fazendo isso?

Declaração do problema


Situações não atendidas atualmente. 

  • A transmissão das informações necessita de uma ação manual de parametrização e monitoramento do retorn das informações de dados. 
  • Não temos o preenchimento automatico de campos ( F6_TIPOGNU e F6_DOCORIG ) o que impede a automação
  • A transmissão é feito Estado a Estado o que também impede a transmissão. 

Espaço do problema

Por que estamos fazendo isso?

Declaração do problema

O módulo Fiscal Backoffice Protheus gera a obrigação acessória EFD ICMS/IPI (SPED FISCAL) em sua amplitude. Porém algumas informações complementares exigem dos usuários processos manuais, que oneram de forma significativa a operação nos clientes com grande volume de notas fiscais.

Um exemplo é o Registro  C113 Documentos Fiscal Referênciado, este registro tem por objetivo informar, detalhadamente, outros documentos fiscais que tenham sido mencionados nas informações complementares do documento que está sendo escriturado no registro C100, exceto cupons fiscais, que devem ser informados no registro C114.

Automatizar este processo será importante na redução de custos operacionais e aumento da produtividade dos nossos clientes da base. 

Situações não atendidas atualmente. 

Para alguma situações a geração do registro C113 já ocorre de forma automática, porém existem cenários em que as chaves de busca do Protheus não identificam o documento originário e nestas situações para que o registro seja gerado corretamento é necessário o preenchimentos das informações dos documentos de origem manualmente. Abaixo será relacionados alguns exemplo de vinculos de documentos automaticamente. 

  • Operações por conta e ordem: Consiste na venda da mercadoria para um determinado cliente com entrega em outro. Dentro no normativo tributário estadual esta operação pode ser documentada por um único documento fiscal, normalmente em casos de operações estaduais, mas é muito comum a existência de dois documentos para acoberta esta operação. No segundo caso o vendedor remetente deverá emitir um documento em favor do destinatário para acobertar a operação, como "Remessa por conta e ordem de terceiros", e outra nota em nome do adquirente originário como "Remessa simbólica - venda à ordem". Neste caso temos que referênciar no documento de remessa simbólica  a nota de remessa por conta e ordem crindo o vinculo das operações. 

    1. Documentos do tipo normal
    2. Emitida para participantes distintos. 
  • Operações de remessa e retorno para industrialização: Quando a empresa encomendante envia insumos, produtos intermediários e/ou embalagens para a empresas ou empresas que executarão os processos de industrialização. O normativo estadual prevê situações em que a mercadoria poderá transitar por mais de um indutrializador neste caso o documento de envio de mercadoria de um industrializador a outro será necessário referenciar o documento original do encomendante (Artigos 526 á 534 da parte geral do Decreto 4.676/01-PA).
  • Operações em consignação: A operação de remessa de mercadoria em consignação ocorre quando uma empresa (denominada consignante) envia mercadorias para outra empresa (denominada consignatária) para efetuar a revenda. A consignatária somente adquire efetivamente as mercadorias se a revenda se realizar.Caso contrário, a consignatária devolverá a mercadoria à consignante sem nenhum prejuízo ou vantagem. No entanto, se a venda acontecer, ocorrerá, simultaneamente, a venda pela consignante e assim o negócio estará concluído,
  • O consignatário no retorno simbolico da mercadoria deverá referenciar o documento de saída desta mercadoria. 
  • O consignatário no simples faturamento da mercadoria deverá referência o documento de remessa da mercadoria em consignação. 
  • O consignamente na nota de venda da mercadoria deverá referenciar o documento fiscal pelo qual recebeu a mercadoria em consignação.

Como julgamos o sucesso?

x

  • x

Pronto para fazer isso

O que estamos fazendo?

x

x

Por que um cliente quer isso?

  • x

Visualizar a solução

Link para os detalhes:

Escala e escopo


Informações Iniciais

Propriedades de página

Impacto

x

Time Gestor

x

Aprovador

Mauro Sergio Testoni 

Colaboradores

Luciana Santos 

Time

Planejamento

DSERFIS3-18


Resultado


Hipóteses de Estudo
HipóteseDescritivoStatus


Criação de uma tela em ações relacionados dos documentos de entrada e saída para inclusão dos dados para vinculo de documentos fiscal referência com criação de uma tabela auxiliar nova

Estado
colourYellow
titleAnálise Dev

Aguardando posicionamanento FAT e COM sobre a possibilidade de criação de uma nova tela.


Criação de uma tela em ações relacionados dos documentos de entrada e saída para inclusão dos dados para vinculo de documentos fiscal referência com a utilização da CDD

Estado
colourYellow
titleAnálise Dev

Aguardando posicionamanento FAT e COM sobre a possibilidade de criação de uma nova tela.


Utilização da das telas de origem existentes hoje como nas rotinas de documento fiscal para inclusão de informações que levem a identificação do documento referênciado. 

Estado
colourYellow
titleAnálise Dev

Aguardando posicionamanento FAT e COM sobre a possíbilidade de criação de uma nova tela.


Detalhamento de Hipóteses


xxxx

Informações de processos


Escopo e Estimativa

Por que um cliente quer isso?

  • x

Visualizar a solução

Link para os detalhes:

Estimativa

Squad

Estimativa

Compras

Aguardando resposta de viabilidade em 30/05/23

Faturamento

Aguardando resposta de viabilidade em 30/05/23

Fiscal                                                                    

Aguardando resposta de viabilidade das outras Squad´s                     

Total


Informações Iniciais

Propriedades de página

Time Gestor

Aprovador

Colaboradores

Time

Squal Fiscal Arquivos

Planejamento

DSERFIS1:

  • Início:  Fim: 

  • Descritivo do épicos:

  • Status: 

    Estado
    subtletrue
    colourRed
    titlenão criada

Resultado


Informações
titleAvaliação de impacto
Expandir
titleLevantamento de Riscos

Pontos de Risco

Nível do Risco


Estado
colourRed
titleAlto


Estado
colourYellow
titleMédio


Estado
colourBlue
titleBaixo






Informações de Conceito



Premissas:

Pontos primordiais para serem contemplado no projetoGrau de Importância

As alterações devem garantir que o CDD_IFCOMP seja informado com o campo F4_CODINFC 

Estado
colourRed
titleAlto

Hoje o SPED tem um tratamento considerando o formulário próprio. Devemos considerar a importancia desta informação pois o código do participante a ser tratado é o do emissór do documnto fiscal juntos a SEFAZ. 

Estado
colourRed
titleAlto

Seria importante identificar o comportamento do Transmite para esta busca de documentos e como o importador do XML 

Estado
colourRed
titleAlto

Hoje os módulos de compras e faturamento trazem os valores e quantidades de dos documentos de origem depois que o sistema apresenta vincula a nota original pelos campos de documento origem, série origem e item origem. No solução que for apresentada este conceito não pode ser perdido. 

Estado
colourRed
titleAlto

Devemos considerar que o registro C113 é filho do C110 então para o que processo seja 100% automatizado é necessário que esta hierarquia seja respeitada. 

Estado
colourYellow
titleMÉDIO

Todos os estudo foram focados na deficiencia do sistema de vinculação do documento referênciado, porém é importante descatar que para a automação completa a vincula de informações de todos os campos é necessária, como por exemplo CDD_IFCOMP que originalmente vem do campo da TES F4_CODINFC

Estado
colourBlue
titlebaixo

Entender as limitações de controle e baixa de estoque de poder terceiros para entender que  nossa solução não seria limitado por este item. o caso de envio de mercadoria para mais de um industrializador 

Estado
colourBlue
titlebaixo

O campo de formulário próprio não pode ser um impeditivo para o tratamento para referênciar documentos, podemos pensar casos de mercadoria encaminhadas em garantia ou concerto. Se o bem for encaminhado por pessoa física tanta os documentos de entrada quanto o documento de saída terão tratamento de formulário próprio, independemente se o documento for do tipo normal, devolução e beneficiamento. 

Análise de Processos #DEVTEAM


CategoriaDúvidasRespostas

Quais as rotinas que serão envolvidas com a inclusão ou adequação de telas. 

Será importante adequar as seguintes rotinas: 

  • Solicitação de compras (MATA120)
  • Pré-Nota (MATA140)
  • Documento de entrada (MATA103)
  • Pedido de venda (MATA410)
  • Documento de entrada (MATA460)
  • Documento manual de entrada (MATA910)
  • Documento manual de saída (MATA920)

Esta rotina já possue Schedule para transmissão automatica



O primeiro item da central colaborativa informa solicita a automização da geração da GNREWS e o segundo itens da central colaborativa informa que o fato de preenchimento automático impede a execução do processo  automatico existente.




















Central Colaborativa:

Pelo portal do cliente: 



Preenchimento automático das informações complementares dos documentos referenciados (Registro C113 - EFD ICMS / IPI)

Transmissão de GNRE automática

https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/community/posts/360039267794360048452173-TOTVS-Backoffice-Linha-Protheus-Fiscal-PreenchimentoTransmiss%C3%A3o-autom%C3%A1ticode-dasGNRE-informa%C3%A7%C3%B5es-complementares-dos-documentos-referenciados-Registro-C113-EFD-ICMS-IPI-autom%C3%A1tica-

  • Como está hoje

    : Existe a rotina de complemento de documentos (MATA926) que permite ao usuário o preenchimento dos códigos de informações complementares a serem utilizados pelo sistema no momento da geração do registro

    : Atualmente usuário precisa ir até ao módulo fiscal, navegar pelo menu: Miscelânea / Arq. Magnéticos / GNREWS (FISA095), preencher parâmetros de estado, transmitir a GNRE, depois monitora-la.

    O processo é moroso, principalmente quando o fluxo de GRNE é muito grande.

  • O que pode mudar:

    Por meio de um critério de decisão incluído no cadastro de TES - Tipo de Entrada ou Saída ou outro cadastro com a mesma funcionalidade automatizar as informações que serão geradas para este registro. 

    Fazer o processo de transmissão e monitoramento automático, como ocorre com a transmissão de NF-e. Pois hoje temos o processo de transmissão e monitoramento de NF-e automático, entretanto o fato de ter que ficar transmitindo as guias gera um trabalho manual que poderia ser evitado.

  • Valor da entrega (benefícios ou problemas a serem resolvidos com essa melhoria):

    Eliminação de uma etapa manual para emissão de documentos fiscal que possuem documentos referenciados.


Estado
colourBlue
title

27

16 CLIENTES



Estado
colourBlue
title

5

0 Participativo

Estado
colourBlue
title03 CLIENTES
Estado
colourBlue
title

Gravação do campo Tipo Doc. UF e F6_DOCORIG da GNRE - Automaticamente

https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/community/posts/360048452173-TOTVS-Backoffice-Linha-Protheus-Fiscal-Transmiss%C3%A3o-de-GNRE-autom%C3%A1tica-

  • Como está hoje: Esta um processo de trabalho demorado ainda possibilita erros de digitação manual de modo que o preenchimento automático dos campos ( F6_TIPOGNU e F6_DOCORIG ) iria proporcionar grande eficiência nos trabalhos do dia-dia evitando erros desnecessários e otimizar o modo como esse processo funciona hoje fazendo com ele esse processo fique rápido.

    A totvs criou dois novos campos para atender as regras da GNRE 2.0, F6_TIPOGNU e F6_DOCORIG, só que segundo a totvs o preenchimento destes campo deve ser feito de forma manual pelo usuário, isso até funciona para quem tem poucas guias e não usa o AUTOFAT com geração das guias de forma automática.

    No meu caso tenho um volume de 1500 guias por dia, como que o usuário vai preencher guia a guia este campos é inviável, no meu entendimento não é nem uma melhoria e sim um erro no produto já que a totvs fornece as ferramentas para gerar a guia e transmitir de forma automática só que sem o preenchimento dos novos campos a guia vai ser rejeitada, forçando assim o usuario entrar guia a guia e preencher as informações nos campos, então considero uma falha no produto e que deveria ser corrigida urgente devido ao prazo da GNRE 2.0.

    Eu mesmo não estou usando a versão 2.0 pois é inviável ficar preenchendo estes novos campos manualmente, acho que vários outros cliente devem estar enfrentando o mesmo problema.

  • O que pode mudar

    A totvs criar 2 parametros e no momento da geração da guia preencher as informações nos campos F6_TIPOGNU e F6_DOCORIG de acordo com os parâmetros igual já é feito hoje com outros campos exemplo código da receita.

    Exemplo de novos parâmetros

    PARAMETRO 1 - MV_TIPOGNU CONTEUDO (AL00000,AM00001,CE000002 etc)

    PARAMETRO 2 - MV_F6_DOCORIG CONTEUDO (AL1,AM2,CE1 etc)

  • Valor da entrega (benefícios ou problemas a serem resolvidos com essa melhoria): Poder continuar usando as rotinas de automatização da geração / transmissão da GNRE de forma automática.

1 PARTICIPATIVO


Estado
colourBlue
title

11

18 CLIENTES



Estado
colourBlue
title

2 CLIENTES
0 PARTICIPATIVO


 

Transmissão de diversos Estados de uma única vez

https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/community/posts/1500000039262-TOTVS-Backoffice-Linha-Protheus-Fiscal-Transmitir-a-GNRE-WS-com-v%C3%A1rios-estados-de-uma-s%C3%B3-vez-e-De-BRANCO-At%C3%A9-ZZZZZZ-nas-guias-Transmiss%C3%A3o-por-lote

  • Como está hoje: Temos que transmitir a GNRE WS individualmente para cada UF pois na rotina de transmissão da GNRE só é possível informar a UF uma única vez, logo se temos que transmitir GNRE de vários estados precisamos fazer várias transmissões pois não é possível transmitir vários estados preenchendo como BRANCO a ZZZZZZ.Em contato com a TOTVS no chamado Solicitação #10388267 informaram que atualmente só é possível fazer uma única transmissão por vez da GNRE sendo uma para cada UF, porém isto não é viável devido ao volume das transmissões. No caso da Nota Fiscal Eletrônica não precisamos selecionar para qual UF foi emitida a nota fiscal e preenchendo apenas os parâmetros de numeração como BRANCO a ZZZZZZ podemos transmitir diversas notas ao mesmo tempo independente do estado.

  • O que pode mudar: Criar mais um parâmetro na rotina FISA095 com o código da UF para que possa ser informado de BRANCO a ZZZZZZ.

  • Valor da entrega (benefícios ou problemas a serem resolvidos com essa melhoria): Esta melhoria é importante pois se tivermos várias guias para vários estados o processo de transmissão precisa ser feito várias vezes o que toma um tempo desnecessário da pessoa responsável pelo processo de recolhimento das guias.

Estado
colourBlue
title05 02 CLIENTES

Estado
colourBlue
title1 00 CLIENTE

Pesquisa Quantitativa:

Encaminhado uma pesquisa qualitativa 

Expandir
titleADVERTISING OPERATIONS
CategoriaDúvidasRespostas

Onde esta a maior dificuldade em utilização das Guias de Recolhimento do TOTVS Backoffice - Linha Protheus. 

  • Guias Estaduais (DARE) 
  • Guias Nacionais (GNRE)


  • Recolhimento por operação (documento fiscal por documento fiscal)
  • Recolhimento por apuração


Em qual incidencia de ICMS esta a sua maior dificuldade de gestão de Guias de Recolhimento 

  • ICMS Próprio
  • ICMS ST
  • ICMS Difal operações não contribuintes
  • ICMS Antecipado na aquisição da mercadoria


Qual a recorrência de envio de GNRE

  • A cada nota
  • A cada hora
  • Diariamente
  • Semanalmente
  • Mensalmente





































Pesquisa Qualitativa:


Expandir
titleADVERTISING OPERATIONS
CategoriaDúvidasRespostas










Em quais operações fiscais o sistema não tem atendido a vinculação do documento originário?




































Expandir
titleNUTRII
CategoriaDúvidasRespostas



















































Expandir
titleHIDROALL
CategoriaDúvidasRespostas
















































Pesquisa de Parceiro

Banchemarketing

O foco do estudo esta em como nossos principais concorrentes internos e externos. Abaixo apresentamos um breve descritivo de cada um deles em um quadro comparativo: 

SANKHYAOMIEDATASULCUSTOMIZAÇÃO GHGEste concorrente gera a obrigação EFD ICMS/IPI automática?

Sim. Faz parte do portifólio fiscal do produto.

A geração do registro C113 é configurável?

Sim. Existe uma tela de configuração fixa que determina quais registros devem ser gerados.

A geração das informações do registro C113 é automática? 

Sim. Uma vez apresentadas as informações no documento fiscal e solicitada a geração do registro no SPED. 

O registro é gerada para documentos próprios e de terceiros

Sim. Opção configuravél para documentos de emissão própria e de emissão de terceiros.

O produto tem uma busca automática de documentos fiscais?

Sim. A decisão dos documentos originais serem ou não listados em uma busca esta no cadastro de TOP da operação orginal. 

A TOP do documento que deverá ser referênciado  também tem uma configuração que determina se devo buscar a nota fiscal de origem para referênciar o documento original

Em que momento é feito o vinculo do documentos fiscal de origem.

O processo mais comum é entrar no documento a ser devolvido ou complementado e e gerar a operação fiscal que será executadas são opções disponíveis: Devolução, complemento, remessa

Na inclusão de documento que necessitam de documentos referênciados é obrigatório o vinculo do documento? 

Existe uma configuração que se habilitada irá avisar o usuário sobre a necessidade de de buscar um documento de origem.

O produto trabalha com cadastro único de participante? 

Sim. Todas as opções são vinculadas a um cadastro único de participante. Por este motivo qualquer nota pode ser vinculada a qualquer nota sem restrição. 



Eleve





































Referências


Expandir
titleDocumentação Protheus
Expandir
titleDocumentação Sankhya
Expandir
titleDocumentação OmieEleve
RelevânciaLink

Conceito de guias de recolhimento

https://elevesuasvendas.com.br/blog/legislacao-fiscal/gnre-o-que-e













Expandir
titleDocumentação Datasul
RelevânciaLink

















Expandir
titleDocumentação Linx
RelevânciaLink