Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Para evitar duplicidades na apuração de ICMS, a linha referente ao subitem 006.04 deverá ser removida desse arquivo, pois ele traz em sua composição os valores do subitem 006.01, referente ao Crédito Presumido do Arroz. Esse procedimento só é necessário quando o parâmetro MV_P9SPED estiver habilitado.


 Importante:
É necessária a aplicação do compatibilizador UPDDISTR para a criação automática dos campos abaixo. Para mais informações, consulte o Boletim Técnico “UPDDISTR– Atualização da Base Fiscal”.

...

Tabela

SF4

Campo

F4_AGREGCP

Tipo

Caracter

Tamanho

1

Decimal

0

Formato

@!    

Cabeçalho

Agreg CrdPre

Descrição

Agrega Credito Presumido

Definição

Para Agregar o Crédito Presumido ao valor total da Nota informar sim, caso contrário informe não.

Opções

S=Sim; N=Não


Parâmetros Relevantes

Parâmetro

MV_USASPED

Tipo

Lógico

Descrição

Indica o uso do SPED Fiscal

Parâmetro

MV_P9SPED

Tipo

Lógico

Descrição

Indica se os arquivos P9AUTOTEXT devem ser processados quando o parametro MV_USASPED habilitado.       


Procedimentos para Utilização

  1. No módulo Livros Fiscais, acesse Atualizações / Miscelânea/ Movimentação Acumulada (FISA098).
  2. Selecione o período em meses (por padrão o cálculo é feito para os últimos 12 meses), o range de produtos e/ou de grupo de produtos e também a alíquota que será considerada no cálculo de alíquota do crédito presumido, que por padrão vem preenchido com o percentual de 3%.
  3. O sistema fará uma apuração do período informado, considerando como data final o último dia do mês anterior à data base do sistema.
  4. Ao apurar os valores das entradas dentro do estado, interestaduais e também internacionais, o sistema fará o cálculo demonstrado no exemplo mais abaixo e gravará o percentual de alíquota do crédito presumido diretamente no cadastro dos produtos apurados, através do campo % Crd. Pres.(B1_CRDPRES).
  5. Também no módulo Livros Fiscais, acesse Atualizações / Cadastro / Tipos de Ent/Saída (MATA080) e selecione a TES que será utilizada na saída dos produtos.
  6. Na parte inferior do cadastro, na aba Lançamentos de Apuração de ICMS, informe o código de lançamento SC10000003 - Credito Presumido ao Beneficiador na Saída de Arroz e o código de Reflexo 0000070 - Crédito Presumido.
  7. Verifique que na rotina de Apuração de ICMS (MATA953), é gerado o subitem “006.01- Credito Presumido ao Beneficiador na Saída de Arroz” referente ao valor de crédito Presumido, calculado à partir das notas de saída que utilizaram os produtos apurados pela rotina Movimentação Acumulada (FISA098).
  8. Caso haja a necessidade de recalcular o valor do crédito presumido para notas fiscais de saida emitidas em datas anteriores à implementação dessa rotina, pode ser utilizada a rotina de Reprocessamento, disponível em Atualizações / Miscelânea / Acertos / Reprocessamento (MATA930). Nesse caso, a rotina Movimentação Acumulada (FISA098) tem que ser executada de forma retroativa para o período das notas a serem reprocessadas.

...

  1. No módulo Livros  Fiscais  (SIGAFIS)acesse Miscelânea  /  Apurações  /  Apuração  de  ICMS  (MATA953) e preencha as respectivas perguntas.
  2. Após o processamento da rotina é exibido o valor do Crédito Presumido e será apresentado na aba Informações Complementares, linha 025 Crédito Presumido.
  3. Esse valor também será apresentado na aba Apuração-ICMS, no subitem “006.01- Credito Presumido ao Beneficiador na Saída de Arroz”

03. TABELAS UTILIZADAS

Tabelas Utilizadas

SA1 – Clientes

SB1 - Produtos

SF1 - Cabeçalho das NF de Entrada   

SF2 – Cabeçalho das NF de Saída

SF3 – Livros Fiscais

SF4 – Tipos de Entrada e Saída,

SD1 - Itens das NF de Entrada

SD2 – Itens de Venda da NF

SFT –Livros Fiscais por Item de NF

F0D - Acumulado Fiscal

...