Pré-Requisitos O usuário deverá estar vinculado a um cadastro de Pessoa, para que seja possível executar o processo de exportação de usuários do SGE para o Identity Provider Nacional, apenas usuários vinculados a um cadastro de Pessoa do SGE serão exportados. Descrição do processo Exportar do SGE para o Identity Provider Nacional (IDP WSO2) os dados de usuário criados no SGE de alunos, professores e demais acessos (se associados à uma Pessoa no SGE), independente de terem sido integrados com o Google para criação de e-mail. O processo customizado de Exportação de Usuários - IDP Nacional estará disponível através do no menu:TOTVS Educacional | Sistema Indústria | IDP Nacional | Exportação de Usuários.

Este processo poderá ser agendado ou executado manualmente pelo usuário. 
Ao executar o processo, a customização irá identificar todos os usuários criados que ainda não foram integrados com o Identity Provider e os usuários que sofreram alguma alteração nos dados que são enviados, como e-mail Google, por exemplo. Nota |
---|
| O e-mail Google, quando gerado pelo processo customizado de integração com Google, fica gravado no e-mail principal do aluno ou professor. O e-mail principal, sempre que for atualizado, precisa ser enviado para o Identity Provider. |
Para usuários que estiverem relacionados ao perfil de Alunos (parâmetro), a customização irá validar as seguintes regras no processo de exportação: - Serão exportados apenas usuários cadastrados na (GUSUARIO.STATUS) que possuírem status ativo e que estiverem associados a um cadastro de pessoa no SGE.
- Para o IDP Nacional, o número do CPF (cadastro de pessoa) é obrigatório (exceto para os estrangeiros).
- Serão exportados apenas usuários que possuir matrícula ativa igual a status Matriculado (parâmetro).
- O processo irá verificar se existe matrícula ativa (curso em andamento) através do status da matrícula do período letivo e existência do resultado final.
- Caso o aluno não possua matrícula em período letivo ou possua matrícula com resultado final preenchido, não será considerado aluno com matrícula ativa e portanto, não será exportado como aluno.
- Para os usuários alunos, que também desempenham outro papel, como professor ou usuário da secretaria, não será verificado se existe matrícula ativa. Neste caso, prevalecerá a regra de envio do professor e demais acessos: ativo e vinculado a uma Pessoa no SGE.
- Usuários criados apenas com perfil de aluno sem matrícula ativa não serão exportados.
- Não serão verificados os períodos das turmas associadas à matrícula.
- O processo irá contemplar os usuários já criados com matrículas ativas no momento da execução do processo e, quando uma matrícula for criada para um usuário já existente, ele será identificado com matrícula ativa e exportado.
Para usuários que não forem alunos: Professores e demais acessos, a customização irá validar as seguintes regras no processo de exportação: - Serão exportados apenas usuários cadastrados na (GUSUARIO.STATUS) que possuírem status ativo e que estiverem associados a um cadastro de pessoa no SGE.
- Para o IDP Nacional, o número do CPF (cadastro de pessoa) é obrigatório (exceto para os estrangeiros).
- Para usuários estrangeiros (nacionalidade diferente de Brasileira), além das validações de professor e aluno, o CPF não será obrigatório. Caso a nacionalidade não esteja preenchida, o CPF continuará obrigatório para exportação.
Novo! 4. Só serão exportados usuários que estejam associados a algum perfil no RM em Usuário > Segurança > Perfis. 
Apenas para usuários estrangeiros, além das validações de professor e aluno, após a exportação com sucesso para os usuários estrangeiros, a API nos retornará um identificador sequencial como CPF, que será armazenado no SGE ao termino do processo (tabela de controle interna). Todos os usuários existentes no momento da execução e que atendam as condições citadas acima serão exportados. O Identity Provider possui duas APIS diferentes: uma para inclusão e outra para alteração de usuários. Antes do envio do usuário, é necessário consultar se o usuário existe no Identity Provider através do CPF. Para estrangeiros, utilizamos o código único gerado pelo Identity Provider e devolvido para o SGE. Caso o usuário exista, é chamada a API de alteração, caso seja um usuário novo, API de inclusão.
Aviso |
---|
| Para os usuários sem CPF e que ainda não possuírem o identificador único no SGE (primeira exportação), não será possível verificar a existência do usuário no Identity Provider (será enviado como inclusão). |
A API também será responsável em enviar atualização dos dados sempre que algum campo utilizado for alterado no SGE para o usuário/pessoa, a API do Identity será chamada para atualização, quando o processo customizado for executado. Ao executar o processo e enviar o usuário, o registro é salvo na tabela de integração (interna) para controle de envio dos dados. O envio também ficará disponível na interface de log, para visualização do usuário. |