Histórico da Página
Tempo aproximado para leitura: 00:03:00 min
Dúvida
Como funciona realizar o reporte de horas para insumos realizados do tipo mão de obra produtos em uma ordem de serviço finalizada ?
Ambiente
Microsiga Protheus – Manutenção de Ativos – a partir da versão 12
Solução
O processo de reporte de horas para mão de obra tem como finalidade possibilitar o lançamento de uma consumo daquela mão de obra para determinada atividade, seja ela produtiva ou improdutiva. Sendo que este reporte em nenhum momento tem relação com o processo de previsão e bloqueio de funcionários. Porém de forma semelhante ao bloqueio, o reporte de horas apresenta alertas ao tentar aplicar um insumo referente a um funcionário que já tenha um reporte vinculado. Este processo pode ser realizado somente diretamente pela rotina Reporte de Horas da Mão de Obra - MNTA992, centralizando todos estes lançamento na tabela TTL - Reporte de Horas da MDO.
Desta forma ao incluir um reporte de mão de obra o período informado fica registrado como já atuado. Note que no exemplo, por meio da rotina de reporte foi realizado a inclusão de um registro com duração de 30 minutos.
Na tentativa de incluir um novo insumo referente a um funcionário já reportado, o sistema emite uma alerta, no qual é informado a existência de um reporte do funcionário para o mesmo período. Conforme exemplo a seguir, no qual se refere ao reporte realizado no exemplo anterior. Sendo este alerta impeditivo para continuidade do processo, assim se torna obrigatória a necessidade de reprogramar este insumo.
Os registros de reporte gerados pela rotina Reporte de Horas da Mão de Obra - MNTA992, além de serem considerados em validações na inclusão de insumos realizados, também são levados em consideração nas seguintes consultas/relatórios:
Consulta Gerencial de Mão de Obra - MNTC400
Consulta de Disponibilidade de Funcionários - MNTC415
insumos do tipo produto para ordens de serviço já finalizadas, pode ser realizado somente por aplicação direta por meio de rotinas do módulos Estoque/Custo - SIGAEST e Compras - SIGACOM. Sendo estas apresentadas a seguir:
- Baixar Pré-Requisição - MATA185
Ao acessar o módulo Estoque/Custos - SIGAEST no menu do módulo ir em: Atualizações > Movimentações > Internas > Armazém > Baixar Pré-Requisição. Realizar o processo de baixa sendo que ao informar os dados para este, os campos Ordem de Serviço - CP_NUMOS e Ordem de Produção - CP_OP já estarão preenchidos de forma automática conforme as informações da solicitação de armazém, assim não deveram ser alterados ou apagados para o correto reporte de insumos.
Como não é possível incluir uma solicitação de armazém para um ordem de serviço finalizada, este processo somente é valido para a baixa de requisições já inclusas, antes da finalização da ordem que as originou.
- Documento de Entrada - MATA103
Para esta rotina, acessar o módulo Compras - SIGACOM no menu do módulo ir em: Atualizações > Movimentos > Documento Entrada. Ao informar os dados do documento de entrada, não preencher o campo Ordem de Produção - D1_OP pois este será gatilhado a partir do campo Ordem de Serviço - D1_ORDEM.
Ao pesquisar a ordem de serviço, marcar a opção "Incluir as ordens finalizadas" para que estas seja listadas na consulta. Ao optar por uma ordem, automaticamente será preenchido o campo Ordem de Produção - D1_OP.
- Movimentação Interna - MATA240
Acessar o módulo Estoque/Custos - SIGAEST no menu do módulo ir em: Atualizações > Movimentações > Internas > Movimentação Simples. Informar os campos necessários para realização da movimentação, com a ressalva do campo Ordem de Produção - D3_OP o qual não deverá ser informado, neste caso o preenchimento deve ser feito no campo Ordem de Serviço - D3_ORDEM.
Ao pesquisar a ordem de serviço, marcar a opção "Incluir as ordens finalizadas" para que estas seja listadas na consulta. Ao optar por uma ordem, automaticamente será preenchido o campo Ordem de Produção - D1_OP.
- Movimentação Múltipla - MATA241
Acessar o módulo Estoque/Custos - SIGAEST no menu do módulo ir em: Atualizações > Movimentações > Internas > Movimentação Múltipla. Informar os campos necessários para realização da movimentação, com a ressalva do campo Ordem de Produção - D3_OP o qual não deverá ser informado, neste caso o preenchimento deve ser feito no campo Ordem de Serviço - D3_ORDEM.
Ao pesquisar a ordem de serviço, marcar a opção "Incluir as ordens finalizadas" para que estas seja listadas na consulta. Ao optar por uma ordem, automaticamente será preenchido o campo Ordem de Produção - D1_OP.
Importante
Para estes procedimentos é necessário que o parâmetro MV_NGMNTNO esteja habilitado.
Saiba mais
MP - MNT - Por que não são apresentadas as ordens finalizadas na consulta padrão Saiba mais
MP - MNT - Como funciona o bloqueio de funcionário para insumos previstos ?
Orientações gerais
Criando um Artigo: Para criar o artigo do zero, preencha as devidas informações seguindo as notações em negrito e o tempo de leitura. Em seguida remova as instruções entre colchetes.
...



