Histórico da Página
Tempo aproximado para leitura: 00:01:00 min
Dúvida
Por que não são apresentadas as ordens finalizadas na consulta padrão
Como é realizado o calculo do indicador MTTR ?
Ambiente
Microsiga Protheus – Manutenção de Ativos – a partir da versão 12.1.23
Solução
O tratamento para reporte de produtos em ordens de serviços finalizadas é restrito a algumas rotinas, send estas: portanto, não são todas as consultas padrão que dispõe destas informações.
Porém quando a consulta padrão nesta rotinas listadas não apresenta o flag "Incluir as Ordens Finalizadas". É necessário alterar a consulta utilizada pelo campo em questão, por meio do Configurador - SIGACFG, informando o valor "MNTSTJ"
indicador MTTR (mean time to repair) apresenta o tempo médio para reparo, sendo que para este somente são consideradas as ordem de serviço finalizadas e do tipo corretiva. O valor resultante deste indicador equivale ao tempo médio de duração de reparo de um equipamento.
Para a realização do cálculo é utilizada a fórmula de padrão mundial do MTTR, sendo esta:
Fórmula do MTTR: TR / NI
- Tempo de Reparo (TR): O tempo total de reparo trata-se do tempo em que o equipamento ficou parado devido as ordens de serviço do tipo corretiva abertas para o mesmo. Para os cenários onde a ordem de serviço encerra fora do período consultado, será contabilizado apenas parte da duração do reparo, ou seja, o tempo contido dentro do período consultado.
Importante: ressaltar que para esta variável da fórmula somente são consideradas as O.S. finalizadas e do tipo corretiva, levando em consideração o período consultado pelo indicador. As mesma considerações valem para as O.S. de histórico - STS. Outro ponto são os campos considerados para definição do período de manutenção, que leva é definido a partir do parâmetro considera tempo de. Neste que possui três opção que são apresentadas abaixo: - Número de Intervenções (NI): Quantidade de ordens de serviço do tipo corretiva e finalizadas para o equipamento durante o período.
Importante: Mesmo que a O.S. seja realizada em um período fora do calendário do equipamento. Para a variável de número de falhas ela será contabilizada, visto que independentemente se o equipamento afetou sua produção em relação a seu calendário, existiu uma falha no mesmo.
Exemplo:
O.S. 1 = 1 Hora ( 14/04 17:00 às 14/04 18:00 )
O.S. 2 = 1 Hora ( 20/04 13:00 às 20/04 14:00 )
O.S. 3 = 33:58 Horas ( 29/04 14:00 às 30/04 23:59 )
MTTR => ( 1 + 1 + 33,966666 ) / 3 = 11,98888 = 12 horasSaiba mais
Orientações gerais
Criando um Artigo: Para criar o artigo do zero, preencha as devidas informações seguindo as notações em negrito e o tempo de leitura. Em seguida remova as instruções entre colchetes.
...
