Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Dúvida
Como é realizado o calculo do indicador MTBF?

Ambiente
Microsiga Protheus - Manutenção de Ativos - Todas as versões

Solução

O indicador MTBF (mean time between failures) apresenta o tempo médio entre falhas, sendo que para este somente são consideradas as ordem de serviço finalizadas e do tipo corretiva. O valor resultante deste indicador equivale ao tempo médio que um equipamento fica disponível entre as manutenções de natureza corretiva.

Para a realização do cálculo é utilizada a fórmula de padrão mundial do MTBF, sendo esta:

Fórmula do MTBF:  ( TD - TM ) / N

Deck of Cards
idVariáveis
Card
labelTempo Disponível (TD)

O tempo disponível corresponde ao tempo total do equipamento, ou seja, é o tempo que o equipamento deveria estar funcionando caso não houvesse nenhuma parada ou intervenção no mesmo.

Pode ser considerado ou não o calendário do equipamento, sendo que para os casos onde se opta por não utilizar o calendário, é considerado que o equipamento opera em tempo integral (24 horas). 

Card
labelTempo em Manutenção (TM)

O tempo total de manutenção trata-se do tempo em que o equipamento ficou parado devido as ordens de serviço do tipo corretiva abertas para o mesmo.

Importante ressaltar que para esta variável da fórmula somente são consideradas as O.S. finalizadas e do tipo corretiva, levando em consideração o período consultado pelo indicador.  As mesma considerações valem para as O.S. de histórico (STS). Outro ponto são os campos considerados para definição do período de manutenção, que leva é definido a partir do parâmetro considera tempo de. Neste que possui três opção que são apresentadas abaixo:

TipoNomeDetalhes

Campos Considerados

1

Tempo de ParadaO tempo compreendido entre a parada do equipamento até retornar a operação.TJ_DTPRINI, TJ_HOPRINI, TJ_DTPRFIM, TJ_HOPRFIM, TS_DTPRINI, TS_HOPRINI, TS_DTPRFIM, TS_HOPRFIM 
2Tempo de Execução da ManutençãoO tempo compreendido entre o inicio da execução da manutenção até seu fim.TJ_DTMRINI, TJ_HOMRINI, TJ_DTMRFIM, TJ_HOMRFIM, TS_DTMRINI, TS_HOMRINI, TS_DTMRFIM, TS_HOMRFIM
3AmbosPrevalesse o tempo de parada, caso não haja, considera-se o tempo de execução da manutenção.Todos anteriores.


Card
labelNúmero de Falhas (N)

Quantidade de ordens de serviço do tipo corretiva e finalizadas para o equipamento durante o período.

Importante: Mesmo que a O.S. seja realizada em um período fora do calendário do equipamento. Para a variável de número de falhas ela será contabilizada, visto que independentemente se o equipamento afetou sua produção em relação a seu calendário, existiu uma falha no mesmo. 

Deck of Cards
idExemplos
Card
labelExemplo 1

O.S. 1 = 01:00 Hr.

O.S. 2 = 02:00 Hrs.

O.S. 3 = 00:30 Hrs.

TM = 03:30 Hrs.

TD = 24:00 Hrs.

N = 3

MTBF = ( 24:00 - 03:30 ) / 3

MTBF = 6:50

Card
labelExemplo 2

O.S. 1 = 00:10 Hr.

TM =00:10 Hrs.

TD = 21:00 Hrs.

N = 1

MTBF = ( 21:00 - 00:10 ) / 1

MTBF = 20:50

...