Histórico da Página
Tempo aproximado para leitura: 00:0110:00 min
Dúvida
Como é definido o posto na importação de abastecimentorealizado o controle do ARLA 32 no módulo Manutenção de Ativos e Gestão de Frotas?
Ambiente
Microsiga Protheus – Manutenção de Ativos – a partir da versão 12
Solução
As formas de localizar o posto utilizado na Importação de Abastecimento - MNTA716 podem variar conforme o layout utilizado. Porém existem duas formas principais, que são: Busca pelo CNPJ do Posto - TQF_CNPJ, caso este não esteja contido no arquivo de importação, ou não seja localizado na base de dados, utiliza-se o Código - TQF_CODIGO + Loja - TQF_LOJA para pesquisa. Caso estes dois campos também não estejam no arquivo de importação ou ainda assim não seja localizado na base de dados, será registrado a inconsistência 07 - Posto não cadastrado na importação.
Procedimento para controle do aditivo ARLA 32 durante abastecimento em posto externo:
- Em Atualizações > Controle de Oficina > Cadastros Básicos > Produto. Incluir um produto para utilizar como ARLA 32.
- Em Atualizações > Controle de Oficina > Lubrificação > Lubrificantes. Cadastrar um lubrificante para utilizar como ARLA 32, vinculando ao produto incluso no passo anterior.
- Em Atualizações > Controle de Oficina > Bens > Veículos. Incluir um veículo que possua tanque de combustível, no tanque deve-se especificar o produto destinado ao ARLA 32 como Aditivo/Lubrificante.
- Em Atualizações > Controle de Combustíveis > Abastecimento > Abast. Manual. Incluir um abastecimento para o veículo cadastrado anteriormente, neste passo somente será informado o combustível utilizado no abastecimento. Importante mencionar, que diferente do processo realizado para posto interno, o aditivo/lubrificante não é informado junto ao abastecimento nesta rotina, sendo este somente informado manualmente no processo apresentado no próximo passo.
- Em Atualizações > Controle de Oficina > Retorno de OS > Retorno em Lote. Informar como insumo o produto cadastrado para controle do ARLA32. A opção Gera Estoque deve ser mantida como "não" para que não seja realizada a baixa de estoque. Na linhas inferiores, inserir o veículo anteriormente cadastrado e incluir a quantidade de ARLA32 utilizado no abastecimento.
Procedimento para controle do aditivo ARLA 32 durante abastecimento em posto interno:
- Em Atualizações > Controle de Oficina > Cadastros Básicos > Produto. Incluir um produto para utilizar como ARLA 32.
- Em Atualizações > Controle de Oficina > Lubrificação > Lubrificantes. Cadastrar um lubrificante para utilizar como ARLA 32, vinculando ao produto incluso no passo anterior.
- Em Atualizações > Controle de Oficina > Bens > Veículos. Incluir um veículo que possua tanque de combustível, no tanque deve-se especificar o produto destinado ao ARLA 32 como Aditivo/Lubrificante.
- Em Atualizações > Controle de Combustíveis > Abastecimento > Abast. Lote Posto Interno. Incluir o abastecimento com lubrificação, sendo que as informações de produto tem colunas especificas no grid de abastecimento. Os campos referentes a produto somente serão disponíveis para preenchimento quando o campo Tipo Lançamento esteja informado como Produto ou Abastecimento + Produto.
Ao confirmar o abastecimento é aberta e finalizada de forma automática uma O.S. contendo como insumo os produto informando no abastecimento. O número desta O.S. fica registrado no campo O.S. Lubrificação - TQN_OSLUBR.
Procedimento indicadores de controle do consumo do aditivo ARLA 32:
- Em Consulta > Indicadores > Consulta Indicadores. Selecionar o indicador Rendimento Médio de Aditivo, em seguida no botão parâmetros, preencher o os filtros para que seja contemplado os abastecimentos e reporte de lubrificação realizados, feito isso, clicar em calcular.
Conteúdos Relacionados
Abastecimento Manual (MNTA655 - SIGAMNT)
Abastecimento de Posto Interno em Lote (MNTA656 - SIGAMNT)Para as situações onde existam mais de um posto em filiais distintas com o mesmo CNPJ do Posto - TQF_CNPJ ou Código - TQF_CODIGO + Loja - TQF_LOJA. Será tratado da seguinte forma: Procura-se o posto na filial aberta para processo de importação, primeiramente pelo CNPJ do Posto - TQF_CNPJ, caso este campo esteja contido no arquivo de importação e não se localize este na filial aberta, utiliza-se o cadastro mais antigo em base que que possua este CNPJ do Posto - TQF_CNPJ. Se o campo CNPJ do Posto - TQF_CNPJ não tenha sido enviado no arquivo de importação, é realizado o mesmo processo para Código - TQF_CODIGO + Loja - TQF_LOJA. Procura-se na filial corrente, caso não localizado, utiliza-se o cadastro mais antigo em base que que possua este Código - TQF_CODIGO + Loja - TQF_LOJA. Se em nenhuma desta situações for localizado na base de dados o posto, será registrado a inconsistência 07 - Posto não cadastrado na importação.
Orientações gerais
Criando um Artigo: Para criar o artigo do zero, preencha as devidas informações seguindo as notações em negrito e o tempo de leitura. Em seguida remova as instruções entre colchetes.
...






