Versions Compared

Key

  • This line was added.
  • This line was removed.
  • Formatting was changed.
Comment: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

...

Ação:Descrição:

Apropriação

Quando acionado, permite efetuar apropriações do movimento de conta corrente. Veja mais informações na descrição da tela Apropriações Contábeis.

Rateio

Quando acionado, permite ratear os movimentos da conta corrente com o objetivo de classificar os movimentos para o Fluxo de Caixa. Veja mais informações na descrição da tela Rateios Financeiros.

Autorização Transferência

Quando acionado, permite determinar o destino para emissão das autorizações de transferências entre contas correntes emitidas no módulo Caixa e Bancos. Veja mais informações na descrição da tela Autorização Transferência.

Dados de Localização

Image Added

Quando acionado, acessa a janela de Extensão do Movimento da Conta Corrente.


Principais Campos e Parâmetros:

...

Campo:Descrição:

Data Movimento

Inserir a data de movimentação da Conta Corrente.

Para inserir essa data deve-se observar:

  • A data sugerida para o movimento da Conta Corrente é a data inicial especificada por intermédio do botão Filtro.
  • A data deve estar compreendida em um período de datas habilitado, pertencente a todos os cenários contábeis que o módulo Caixa e Bancos utiliza. Esse período poderá ser habilitado ou modificado no programa Exercício Contábil. Veja detalhes no programa Manutenção Exercício Contábil (UTB075AA).
  • Também é necessário que essa data seja maior que a data especificada nos Parâmetros do Estabelecimento, sendo possível somente efetuar movimentos a partir dessa data. Veja detalhes no programa Manutenção Parâmetros Estabelecimento (CMG012TA).
  • Para que determinado movimento seja atualizado no módulo Fluxo de Caixa, é necessário que a data esteja entre o período de movimentação implementada nos Parâmetros Gerais Fluxo de Caixa. Ver detalhes no programa Manutenção Parâmetros Gerais Caixa Bancos (CMG002TA).
  • A data informada deve ser igual ou maior que a data de início de movimentação da conta corrente. Essa data é determinada no cadastro de Conta Corrente. Ver detalhes no programa Manutenção Conta Corrente Mútuo (CMG000AA).

Sequência

Inserir o número de sequência da movimentação da conta corrente.

Note
titleNota:

O número de sequência é relacionado a data informada, dessa forma, quando informada a data, é apresentada a próxima sequência da data. Essa sequência pode ser alterada para outra que não esteja implementada para essa data.

Tipo Movimento

Selecionar o Tipo de Movimento da Conta Corrente.

Pode ser:

1- RE (Realizado)

Exemplo:

Liquidações, pagamentos, pagamentos extra fornecedor, antecipações.

NR (Não Realizado): previsão dos movimentos que acontecerão.

Exemplo:

Cheque, previsões, implantação de documentos ou duplicatas.

Note
titleNota:

Se o movimento for NR (Não Realizado), não existirão apropriações para este, sendo que o botão Apropriação á apresentado desabilitado.

Quando ocorrer movimentos Não Realizados, esses podem ser alterados para Realizados, sendo solicitadas informações adicionais referentes a esses movimentos.

Tipo Transação Caixa

Determinar o Tipo de Transação de Caixa para o movimento.

Exemplo:

Tipo de Transação de Caixa

Contábil

ACR

Juros

Multa

Mútuo

Transf.

Note
titleNota1:

Para realizar um movimento de Mútuo é necessário:

  • Ter implementado as finalidades contábeis principais ativo/passivo e transitória de mútuo, para que ocorra a contabilização do movimento;
  • Existir duas contas correntes de mútuo;
  • Estar informado nos Parâmetros Gerais do Caixa e Bancos para que o Mútuo entre empresas e/ou Unidades de Negócio seja obrigatório.

Para realizar um movimento de Transferência é necessário:

  • Ter implementado as finalidades contábeis principais ativo/passivo e transitória de transferência, para que ocorra a contabilização do movimento;
  • Não existir contas correntes de mútuo para as empresas ou unidades de negócio participantes do movimento de transferência;
  • Não estar informado nos Parâmetros Gerais do Caixa e Bancos para que o Mútuo entre empresas e/ou Unidades de Negócio seja obrigatório, se essa opção não estiver selecionada, o movimento de transferência poderá ocorrer entre Empresas iguais e diferentes ou entre Unidades de Negócio iguais e diferentes.

Podem ser realizadas transferências entre contas correntes do tipo Mútuo. Essa operação é utilizada nos casos em que uma empresa não controla a contabilidade da outra, sendo essas do mesmo grupo empresarial.

O sistema irá validar o movimento de transferência, quando alterado o valor do movimento e o tipo de transação, refletindo essas alterações na conta destino, alterando os valores das apropriações e o valor do movimento dessa.

- O movimento que é implementado com o Tipo de Transação de Caixa “Contábil”, exige um controle maior porque geralmente representa acertos de saldos.

- Para que seja possível efetuar a emissão de um cheque de transferência ou emitir uma autorização de transferência, o Tipo de Transação de Caixa deve estar relacionado obrigatoriamente com uma Espécie de Transação Transfer ou Mútuo.

- A segurança é verificada na criação do movimento da conta corrente, dessa forma, pode-se restringir o acesso de usuários a alguns tipos de transações de caixa. Somente podem ser incluídos, modificados, eliminados e consultados os movimentos das contas correntes, que estejam implementadas para os tipos de transações de caixa que o usuário possui acesso.

- Na tela Pesquisa Tipos Transação de Caixa, apresentada com o acionamento do botão Zoom, são apresentados apenas os tipos onde o usuário tem permissão de acesso.

- De acordo com o definido no cadastro de Manutenção Tipo Transação Caixa (CMG003AA), o sistema poderá fazer uma ou várias apropriações, rateando o valor do movimento, conforme o percentual de rateio definido.

Fluxo Movimento

Selecionar o Fluxo de Movimento para a Movimentação da Conta Corrente.

Pode ser:

1-ENT (Entrada)

2-SAI (Saída)

Note
titleNota:

O fluxo do movimento da conta corrente é igual ao fluxo padrão do tipo de transação de caixa informado, podendo ser modificado quando necessário. Quando efetuada uma operação de transferência ou mútuo, são gerados movimentos com o fluxo inverso, nas outras contas correntes envolvidas.

A partir desse fluxo será identificado o tipo de fluxo financeiro a ser utilizado, se o fluxo for Saída, será utilizado o Tipo de Fluxo Financeiro Saída e vice-versa.

Cta Corren Destino

Inserir o código de uma Conta Corrente Destino.

Note
titleNota:

Quando a conta corrente destino é informada, é verificado se o usuário que a informou está incluído no grupo de segurança da conta corrente e, caso estiver, poderá informá-la como conta corrente destino para que receba os movimentos de outras contas.

A conta corrente destino somente receberá movimentos, caso a espécie de transação do tipo de transação de caixa for “Mútuo” ou “Transferência”.

Emissão

Selecionar o tipo de emissão para o movimento de mútuo ou transferência.

Pode ser:

1- Nenhuma: quando selecionada, determina que não deve ser emitido cheque ou aviso de transferência referente ao movimento;

2- Cheque: quando selecionada, determina que deve ser emitido cheque de transferência para o movimento implementado.

Quando a emissão do cheque for com a utilização de impressora do tipo slip, o histórico padrão será impresso no verso do cheque.

Note
titleNota:

Para emitir um cheque de transferência deve existir para este um layout pré-definido. Veja detalhes no programa Manutenção Layout Cheque (UTB038AB).

3- Autorização transferência: quando selecionada, determina que deve ser emitida autorização de transferência, no momento em que for confirmada a inclusão do movimento.

Cta Corrente Mútuo

Selecionar as contas de mútuo para a movimentação, quando o tipo de transação for igual a mútuo.

Será apresentada uma lista de possíveis combinações de contas de mútuo (credor e devedor), conforme a empresa e unidade de negócio das contas bancárias de origem e de destino.

Note
titleNota:

A combinação de contas de mútuo é obtida por intermédio da conta corrente de mútuo e da conta espelho de mútuo, que é informada na manutenção das contas correntes.

Histórico Padrão

Inserir uma descrição para o histórico da movimentação da conta corrente.

O histórico padrão informado nesse campo é impresso no cheque, quando utilizado impressora do tipo slip.

Cenário Contábil

Inserir um código que represente o Cenário Contábil associado ao movimento.

Note
titleNota:

O código do cenário contábil estará desabilitado, quando no programa Conta Corrente, for informado para que a conta corrente não tenha controle de cenário.

Veja detalhes no programa Manutenção Conta Corrente Mútuo (CMG000AA).

Para que o movimento seja atualizado no módulo Fluxo de Caixa, é necessário que o Cenário Contábil seja igual ao cenário informado no programa Parâmetros do Estabelecimento, ou possua cenário em branco.

Veja detalhes no programa Manutenção Parâmetros Estabelecimento (CMG012TA).

Data Transação

Inserir a data a ser utilizada para a contabilização da movimentação da conta corrente.

Note
titleNota:

Normalmente essa data é a mesma da data de movimentação, mas algumas vezes elas são diferentes uma da outra para a diferenciação no regime de competência de uma incidência de caixa.

Documento

Inserir um código do documento utilizado internamente pela empresa da conta corrente.

Note
titleNota:

Esse código é o mesmo código dos documentos emitidos pelo banco, sendo que será utilizado para a Conciliação Bancária. No caso de emissão de cheques, esse número será o número do cheque que está sendo emitido, sendo atualizado automaticamente.

Valor Movimento

Inserir o valor referente à movimentação na Conta Corrente informada.

Note
titleNota:

O valor incluído é expresso na moeda atual da finalidade da conta corrente.

Exemplo:

Quando a moeda for Real, o valor será expresso em Reais.

Imposto

Exibe o valor do imposto que será calculado automaticamente e incidirá sobre a Movimentação da Conta Corrente.

Para que ocorra o cálculo de imposto de determinado movimento, é necessário que sejam determinados alguns parâmetros.

Os parâmetros são listados abaixo e explicados a partir do exemplo.

Exemplo:

Implementado o movimento na conta corrente BB001.

Data Movimento

10/01/2001

Seqüência

10

Tipo Movimento

RE

Tipo Transação Caixa

Pagto

Fluxo Movimento

SAI

Moeda

Real

Valor Movimento

1.000,00

Valor Imposto

2,00

Histórico Padrão

Pagamento

Data Transação

10/01/2001

Documento

100

 

Para que o imposto de CPMF no valor de R$2,00 seja gerado, é necessário que:

1- Exista um Tipo de Transação de Caixa do tipo imposto, que nesse caso é o CPMF, e também, um imposto implementado para o mesmo.

O Estado pode ser em branco, valendo assim, para todos os estados ou deverá ser o mesmo estado do estabelecimento utilizado pela conta corrente.

Tipo Transação Caixa

CPMF

Gera Custo Conta

Não

Emite Aviso Lançamento

Não

Atualiza Fluxo

Sim

Fluxo Padrão

SAI

Espécie Transação

Imposto

Tipo Fluxo Entrada

3.5.6

Tipo Fluxo Saída

3.5.6

Histórico Padrão

CPMF

Imposto(*)

 

País

BRA

UF

Branco

Tipo Imposto

SAI

Seqüência

10

Imposto

CPMF

Classe Imposto

001

Início Validade

01/01/2001

Final Validade

31/12/2001

Note
titleNota:

(*) A alíquota do imposto é informada no programa Manutenção Impostos (UTB085AA) .

 

2- O tipo de transação de caixa imposto CPMF deve estar associado ao Tipo de Transação de Caixa Pagto, isso é, o tipo de transação utilizado na inclusão do movimento.

Os campos Gera Imposto Realizado e/ou Gera Imposto Não Realizado devem estar selecionados, para que se possa informar o tipo de transação de caixa imposto.

Tipo Transação Caixa

Pagamento

Gera Custo Conta

Sim

Emite Aviso Lançamento

Não

Atualiza Fluxo

Sim

Gera Imposto Realizado

Sim

Gera Imposto Não Realizado

Sim

Tipo Transação Caixa

CPMF

Fluxo Padrão

SAI

Espécie Transação

Imposto

Tipo Fluxo Entrada

2.5

Tipo Fluxo Saída

3.8

Histórico Padrão

Pagamento


Note
titleNota:

O Tipo de Transação de Caixa CPMF deve estar associado a este Tipo de Transação de Caixa.

 

3- Deve existir um tipo de cálculo de imposto associado ao banco utilizado pela conta corrente.

Tipo Cálculo Imposto

CPMF

Descrição

Cálculo CPMF

Momento Geração

OnLine

Geração Imposto

Diário

Dias Antes Fechamento

0

Banco

999

Nome

Banco Modelo SA

Código Sist Bancário

999

Formato Agência

9999

Formato Conta

999999

Layout Boleto

1

Layout Extrato

1

Cálculo Díg C.C.

Informado

Tipo Cálculo Imposto

CPMF

Válida CEP Destino

Não

Agência Bancária

999-1

Pessoa Jurídica

99

Nome Abreviado

Banco Modelo

 

Na conta corrente utilizada (BB001) deverá estar selecionada a opção Incide Imposto.

Conta Corrente

AA909

Tipo Conta Corrente

Bancária

Estabelecimento

JLE

Unidade Negócio

ADM

Finalidade

Corrente

Banco

999 – Banco Modelo

Agência

999-1

Conta Banco

999999

Próxima Cópia

20

Utiliza Conciliação

Sim

Incide Imposto

Sim

Atualiza Fluxo Caixa

Sim

Pessoa Favorecida

9 – Móveis Teste

Emite Aviso Lançamento

Não


Cotação Contratada R$

Exibe o valor da paridade entre o indicador econômico da conta corrente origem (moeda base) e o indicador econômico da conta corrente destino (moeda índice), na data informada para o movimento, podendo ser alterada.

Info
titleImportante:

O valor da cotação é utilizado para conversão dos valores para a finalidade econômica da conta corrente destino na geração automática de apropriações contábeis.

Esse campo somente é habilitado quando o tipo de transação de caixa informado for igual a “Transferência” e os indicadores econômicos das contas correntes origem e destino forem diferentes.

Cotação Inversa E$$$

Exibe o valor da cotação inversa à cotação contratada, podendo ser alterada.

Exemplo:

Para a cotação Real – Dólar = 2,5000

Assinalando a opção Inversa, o sistema efetuará o cálculo automaticamente, ficando:

Real – Dólar (1/2,5000 = 0,4000)

Info
titleImportante:

Esse campo somente é habilitado quando o tipo de transação de caixa informado for igual a “Transferência” e os indicadores econômicos das contas correntes origem e destino forem diferentes.

...

Objetivo da tela:

Quando um movimento for modificado, deve-se atentar para as seguintes observações:

  • A data do movimento a ser modificado deve ser maior que a data existente nos parâmetros do estabelecimento. Veja mais detalhes no programa Manutenção Parâmetros Estabelecimento (CMG012TA).
  • O período contábil referente ao movimento deve estar habilitado;
  • Quando o tipo de movimento for modificado de RE (Realizado) para NR (Não Realizado) e o mesmo possuir apropriações, será efetuada pergunta em relação à eliminação dessas apropriações. Se a resposta for positiva, as apropriações serão eliminadas e se negativa o tipo de movimento não será modificado e nem as apropriações eliminadas. Caso o movimento a ser modificado for de Mútuo ou Transferência, os movimentos relacionados serão eliminados;
  • Somente é possível modificar movimentos pertencentes ao módulo de Caixa e Bancos. Movimentos de outros módulos devem ser modificados no módulo de origem;
  • Movimentos já contabilizados também não podem ser modificados;
  • O tipo de transação de caixa só poderá ser modificado para outro tipo de transação que possui a mesma espécie;
  • Se o tipo de transação de caixa for modificado, o histórico padrão não será modificado, é necessário modificá-lo manualmente;
  • Movimentos com tipo de transação “Imposto” e gerados a partir de outro movimento não podem ser modificados.

Info
titleImportante:
  • Os movimentos com Tipo de Transação de Caixa “Imposto” que foram incluídos podem ser modificados.
  • Movimentos com situação de conciliação no programa Conciliação de Conta Corrente, Parcial ou Total, não podem ser modificados, somente movimentos com situação Pendente. É necessário primeiramente desconciliar esses movimentos, para depois modificá-los. Caso esse movimento possuir movimentos relacionados (mútuo, transferência ou imposto gerado) e se um desses movimentos estiverem conciliados total ou parcialmente, o movimento também não pode ser modificado. Veja detalhes no programa Conciliação Conta Corrente (CMG706AA).
  • Se um movimento realizado (RE) teve emissão de cheque não poderá ser modificado para não realizado (NR).
  • Caso um movimento do tipo mútuo ou transferência for alterado, os movimentos relacionados a este, também sofrerão a mesma alteração.
  • Os movimentos modificados serão atualizados automaticamente no Fluxo de Caixa, caso no programa Integração Fluxo de Caixa, estiver com a opção on-line selecionada.

No caso de um cheque ter sido impresso em folha com numeração diferente da estabelecida para registrar determinado movimento, será possível informar no campo Documento a nova numeração do cheque utilizado para o movimento.

...

Objetivo da tela:

Os movimentos com situação de conciliação no programa Conciliação de Conta Corrente “Parcial” ou “Total” não podem ser eliminados. Somente podem ser eliminados os movimentos com situação “Pendente”.

Para eliminar os movimentos com situação de conciliado Parcial ou Total deve-se antes desconciliar esses movimentos.

Quando um movimento possuir movimentos relacionados (mútuo, transferência ou imposto gerado) e um desses movimentos estiverem conciliados total ou parcialmente, esse movimento também não pode ser eliminado. Veja detalhes no programa Conciliação Conta Corrente (CMG706AA).

Info
titleImportante:

Movimentos contabilizados não podem ser eliminados.

...

Campo:Descrição:

Data

Inserir uma faixa de datas correspondente às movimentações a serem apresentadas na tela Movimentação Conta Corrente.

UFC

Inserir uma Unidade de Fechamento de Caixa para a movimentação da conta corrente a ser apresentada na tabela.

Info
titleImportante:

A Unidade de Fechamento de Caixa pode ou não ser informada. A necessidade de informar a Unidade de Fechamento de Caixa é definida nos Parâmetros Gerais do Caixa e Bancos. Veja detalhes no programa Manutenção Parâmetros Gerais Caixa Bancos (CMG002TA).

Caso seja informada nos Parâmetros Gerais a necessidade de informar uma Unidade de Fechamento de Caixa, o sistema irá verificar se o usuário está incluído no grupo de segurança da mesma, caso estiver são apresentadas todas as contas correntes da Unidade de Fechamento de Caixa.

Se não for necessário informar a Unidade de Fechamento de Caixa, são apresentadas todas para a conta corrente informada.

Cenário

Inserir o cenário contábil.

Info
titleImportante:

O preenchimento desse campo é obrigatório.

Essa informação é utilizada quando a conta corrente possuir controle para cenário, como pode ocorrer em contas correntes do tipo mútuo.

Apresenta Saldos

Quando assinalado, determina que deve ser apresentado na tela Movimentação Conta Corrente os saldos: inicial e final e os valores correspondentes à movimentação efetuada.

Considera Não Realiz

Quando assinalado, determina que deve ser apresentado na tela Movimentação Conta Corrente os movimentos não realizados.

Considera Realizado

Quando assinalado, determina que deve ser apresentado na tela Movimentação Conta Corrente os movimentos realizados.

Salva Preferências

Quando assinalado, determina que devem ser salvas as preferências.

Salva Preferências faz com que as definições informadas no filtro sejam salvas por usuário.

Exemplo:

O usuário do Módulo de Contas a Pagar salvou esta tela, então na próxima vez que ele acessar a tela Movimentação Conta Corrente, os movimentos pertencentes à conta corrente desejada, serão apresentados conforme forem definidos e salvos os parâmetros da tela Filtro, sendo que o mesmo ocorre para os outros usuários.

Histórico – Contém

Inserir uma palavra que esteja contida em movimentações a serem apresentadas.

A pesquisa por histórico faz com que somente sejam apresentados os movimentos com histórico que contenham a palavra informada, dependendo de como esta palavra foi informada.

Exemplo:

Digitando apenas:

Cheque: são apresentadas as ocorrências onde o texto pesquisado contenha a palavra Cheque;

Cheque*: são apresentadas as ocorrências onde o texto pesquisado contenha palavras que iniciem com Cheque;

Cheque* & Depósito: são apresentadas as ocorrências onde o texto pesquisado contenha palavras que iniciem com Cheque e também contenha a palavra Depósito.

...

Campo:Descrição:

Sequência

Inserir o número da sequência da apropriação contábil.

Note
titleNota:

Esse número é fornecido automaticamente pelo sistema podendo ser aqui alterado.

Somente é possível alterar para um outro número desde que o mesmo já não exista para uma determinada apropriação contábil.

Data Movimento

Exibe a data do movimento.

A data sugerida para o movimento da conta corrente é a data inicial especificada na janela Filtro Movimento Conta Corrente.

Essa data deve estar compreendida em um período de datas habilitado, pertencente a todos os cenários contábeis utilizados pelo módulo Caixa e Bancos.

Esse período pode ser habilitado ou modificado no programa Exercício Contábil. Veja detalhes no programa Manutenção Exercício Contábil (UTB075AA).

Essa data deve ser maior que a data especificada no programa Parâmetros do Estabelecimento, sendo possível somente efetuar movimentos a partir desta data. Veja detalhes no programa Manutenção Parâmetros Estabelecimento (CMG012TA).

Para que determinado movimento seja atualizado no Módulo Fluxo de Caixa, é necessário que a data esteja entre o período de movimentação implementado no programa Manutenção Parâmetros Gerais Fluxo de Caixa. Veja detalhes no programa Manutenção Parâmetros Gerais Caixa Bancos (CMG002TA).

Plano Contas

Inserir o código do Plano de Contas associado ao movimento.

Note
titleNota:

Quando somente existir um Plano de Contas Primário, esse campo é apresentado desabilitado assumindo o plano de contas existente.

Conta Contábil

Inserir um código da conta contábil associado ao movimento.

Note
titleNota:

A conta contábil informada deve estar relacionada ao plano de contas informado.

A conta contábil deve ser uma conta contábil de integração com finalidade Débito ou Crédito, para inclusões manuais.

Estabelecimento

Inserir um código do estabelecimento associado ao movimento.

Note
titleNota:

É possível inserir um estabelecimento diferente da conta corrente. Dessa forma, a apropriação contábil dos movimentos ocorre no estabelecimento informado.

Unid Negócio

Inserir o código da Unidade de Negócio associado ao movimento.

Info
titleImportante:

Somente será possível selecionar unidades de negócio analíticas.

Plano CCusto

Inserir o código do Plano de Centro de Custo associado ao movimento.

Note
titleNota:

Esse campo é desabilitado quando existir somente um plano de centro de custo cadastrado ou quando a conta corrente informada não utilizar centro de custo.

Centro Custo

Inserir o código do Centro de Custo associado ao movimento.

Note
titleNota:

Esse campo é apresentado desabilitado quando a conta contábil informada não utiliza Centro de Custo.

Valor Movto

Inserir o valor do movimento para o qual será efetuada a apropriação contábil da conta corrente.

...

Centro de Custo

Processo Cadastros - CMG

Manutenção Tipo Transação Caixa (CMG003AA)

Manutenção Unidade Fechamento Caixa (CMG001AA)