Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Informações
iconfalse
Expandir
titleReajustes

Reajustes

Nessa guia devem ser definidas as informações sobre as alterações que o contrato poderá sofrer conforme combinado com o fornecedor e formalizado no contrato físico.

O campo Permite Reajuste é onde deve ser informado se nesse contrato poderá ou não haver reajustes de valores.
Caso a opção seja Não, não há necessidade de alteração nessa guia. Caso a opção selecionada seja Sim, os demais campos serão habilitados para preenchimento.

Imagem 25 - Permite Reajuste


No campo Período de Reajuste, opções Mensal, Bimestral, Trimestral, Semestral ou Anual, define a frequência em que o reajuste deve ser aplicada no contrato. Para que haja esta opção de seleção, o campo Permite Reajuste e Reajuste Automático devem estar com a opção Sim selecionada.

O Valor Contratual é composto pela soma dos valores dos objetos contratuais, porém quando aplicado reajustes, passa a ser o último valor reajustado. Caso o tipo de valor seja fixo, ele virá da guia Objetos, do contrário, se ele for variável, esse valor será puxado da guia Valores.

Imagem 26 - Período de Reajuste e Valor Contratual


O campo Reajuste Automático define se os reajustes desse contrato serão realizados automaticamente ou não.
Caso seja selecionado Não, apenas o campo Dta Prevista Reajuste será habilitado para preenchimento.
Caso seja selecionado Sim, os demais campos são habilitados para edição.

O Indicador Financeiro é utilizado na aplicação do reajuste automático. O cadastro de Indicadores Financeiros é realizado na aplicação Cadastro de Indicador Financeiro.

Imagem 27 - Reajuste Automático


Se a opção Sim for selecionada no campo Renovar Automático, é definido que o contrato também será renovado automaticamente. Porém, a renovação somente ocorrerá se no ato do reajuste a data Final do contrato estiver ultrapassada.

O campo Dta Prevista Reajuste é a data em que ocorrerá o reajuste do contrato. Caso o reajuste seja automático, é nessa data que ocorrerá o reajuste. Para o reajuste automático, essa data é necessária devido aos prazos que os indicadores são liberados pelos órgãos regulamentadores, por exemplo: Um contrato tem a vigência de 01/01/2020 à 31/12/2021, e o reajuste é automático e realizado anualmente. Teoricamente, o reajuste deveria ocorrer no próximo dia subsequente à data em que o contrato completa 1 ano, ou seja, no dia 01/01/2021. Porém nessa data, ainda não teria sido divulgado o índice referente ao mês 12/2020, que será utilizado no reajuste. Para sanar esse problema, temos então a data prevista de reajuste, na qual poderemos defini-la como sendo alguns dias após, numa data (exemplo 15/01/2021) em que o índice já tenha sido divulgado e cadastrado na aplicação Cadastro de Variações de Indicadores. Caso o reajuste seja aplicado manualmente, essa data também poderá ser informada, pois ela será utilizada na geração dos alertas enviados por e-mail, por meio da aplicação Configuração de Envio de Alertas.

Após realizar os preenchimentos necessários, clique no botão Salvar Alterações - F4 para confirmar.

Imagem 28 - Renovar Automático e Dta Prevista Reajuste

Nota

Mesmo parametrizado para que os reajustes sejam automáticos, em caso de necessidade excepcional, o usuário poderá realizar um reajuste manualmente, e uma vez aplicado não será possível editar ou remover. Será exibida uma mensagem de alerta antes de finalizar o processo: Após salvar o reajuste não será possível efetuar alteração ou exclusão. Deseja realmente salvar?.

O reajuste manual não (tanto o manual quanto o automático) realiza a atualização das parcelas financeiras que tem data programada igual ou maior à data em que acontece o reajuste.

Λ

Informações
iconfalse
Expandir
titlePagamentos

Pagamentos

Essa guia é opcional, caso deseje utilizá-la, é possível incluir a previsão dos valores a serem pagos do contrato.

Escolha a Forma de Pagamento que se pretende utilizar no pagamento do fornecedor de contrato.
Clique no botão Pesquisar Forma de Pagamento (lupa).

O Valor Contratual é composto pela soma dos valores dos objetos contratuais, porém quando aplicado reajustes, passa a ser o último valor reajustado. Caso o tipo de valor seja fixo, ele virá da guia Objetos, do contrário, se ele for variável, esse valor será puxado da guia Valores.

Para geração do título, o campo Empresa deve estar selecionado, isso porque poderá haver mais de uma empresa no contrato, e como os títulos são gerados com base nas parcelas, e essas não são por empresa, deverá haver uma única empresa para geração dos títulos. Após selecionar a empresa, automaticamente a empresa mãe é capturada.

Imagem 29 - Formas de Pagamento e Empresa.


Selecione o Período de Pagamento para gerar as parcelas de acordo com o período escolhido.

Indique uma data no campo Dta Início para Pagto, para iniciar o pagamento. Esse campo é utilizado na geração das parcelas automaticamente quando o botão Gerar Parcelas for utilizado, sendo a primeira data de vencimento dentre as parcelas a ser gerada.

Em seguida, no campo, indique a Quantidade de Parcelas que serão criadas. Esse campo também é utilizado no botão Gerar Parcelas. A quantidade de parcelas geradas em tela sempre deverá respeitar esse parâmetro. Há possibilidade de incluir parcelas manualmente.

O campo Pagamento Fracionado só é habilitado quando o campo Período para Pagto estiver selecionada a opção Fracionado. Exemplo: deseja-se realizar pagamento a cada X dias (30/60/90). O campo Quantidade de Parcelas fica desabilitado ao utilizar esse recurso.

Após definidos os parâmetros, clique no botão Gerar Parcelas.

Imagem 30 - Campos Pagamentos


As parcelas são geradas automaticamente de acordo com as opões definidas.

Para Incluir um Pagamento, clique no botão Adicionar Pagamento.

Caso queira excluir um ou mais pagamentos, selecione a linha do pagamento e clique no botão Excluir Selecionados.

É possível também editar as informações das parcelas geradas, basta clicar no botão Editar.

Clique no botão Salvar alterações - F4 para confirmar as alterações.

Imagem 31 - Gerar boletos e salvar

Λ

...

Informações
iconfalse
Expandir
titleEventos

Eventos

Nessa guia são feitos os lançamentos dos eventos do contrato. Os eventos são cadastrados na aplicação Cadastro de Eventos, e ao associar um evento ao contrato, ele realizará alguma ação, conforme o tipo de evento, ação do evento e ação no processo que envolve o contrato, conforme descrito na documentação Cadastro de Eventos. Os eventos são gerados manual ou automaticamente.

O evento que estará vigente no contrato será sempre o evento mais recente (o último lançado) e estará em destaque na cor verde. Por exemplo, se foi lançado um evento cuja sua ação é Suspender o status do contrato, e posteriormente foi lançado outro evento cuja sua ação é Ativar o status do contrato, o status que o contrato deve estar é Ativo, pois o último evento lançado possui a ação de ativar o contrato.

Ao abrir a guia Eventos, já são listados alguns eventos inseridos automaticamente na grade, a seguir, faremos o passo a passo de como inserir um evento ao contrato manualmente.

Registrar eventos Manualmente

Clique no botão Adiciona Evento, em seguida, clique no botão da Lupa para Pesquisar Eventos cadastrado previamente na aplicação Cadastro de Eventos.

Imagem 44 - Adiciona Evento Manualmente

Após selecionado o Evento, o campo Cód. Evento e Descrição do Evento são preenchidos automaticamente, ficando o campo Justificativa para preenchimento obrigatório manualmente.

Clique no botão Inserir para concluir a inclusão.

Clique no botão Salvar Alterações - F4, para confirmar as alterações realizadas.

Imagem 45 - Inserir e Salvar Alterações


Após salvar as alterações, o último evento adicionado aparecerá no topo da grade na cor verde.

Imagem 46 - Evento adicionado


Um contrato Ativo não pode ser Encerrado antes do término de Vigência do contrato, apenas é possível o cancelamento ou rescisão do mesmo. Após Cancelado ou Rescindido o Contrato não poderá ser ativado novamente. O Encerramento do contrato só será realizado à termino do Período de Vigência.


Registrar eventos Automaticamente

Para que os eventos sejam registrados automaticamente no contrato, é necessária a criação de um JOB no banco de dados contendo o seguinte comando SQL:

Bloco de código
languagesql
titleJOB
begin
  pkg_mcs_contrato.sp_mcs_atualizacontratoaut;
  commit;
end;
Aviso

É importante destacar que o intervalo de execução do JOB precisa ocorrer, no mínimo, uma vez ao dia e, de preferência, nas primeiras horas.

Para o funcionamento correto do processo, é obrigatória a existência desse JOB.

Λ

...