Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Produto:

Microsiga Protheus

Versões:

12 

Ocorrência:

Criação e configuração da New NFs-e para Transmissão de NFS-e via WebService.

Passo a passo:

Todos os fontes do RPO Protheus e TSS devem estar atualizados com ultimo Pacote de Expedição Continua expedido. 


Processo para implantação da New NFS-e no TSS:

  1.  Pare o serviço do TSS;

  2.  Efetue download da Patch de implantação da New NFS-e do TSS;

  3.  Aplique a Patch do pacote.

  4. Acesse a pasta de instalação do TSS e após realizar o download da PATCH extraia o arquivo tssNewNfse.JSON e salve na pasta system do TSS;


  5. Clique com o botão direto do mouse no arquivo e acesse as propriedades do arquivo. Desmarque a opção "somente leitura" caso esteja marcada;


  6. Reinicie o serviço do TSS para que o arquivo seja apagado ( tssNewNfse.JSON ) da pasta system;

  7. Se arquivo não foi apagado da pasta system, entre na APSDU do TSS, filtre Tabela SPED000  e apague o conteúdo do parâmetro MV_VERNFSE do TSS e refaça o procedimento;

  8. Após conclusão, reinicie o TSS.


*****  I M P O R T A N T E

Após realizar o processo de implantação da New NFS-e, será criado a Tabela TSS0013 e populado, com os municípios adequados para utilização da New NFS-e.


Processo para configuração da


Após o arquivo tssNewNfse.JSON ser apagado e a tabela TSS0013 ser populada, será criado um parâmetro no ambiente do TSS, Tabela de Parâmetros(SPED000) >> Parâmetro MV_NEWNFSE. Este parâmetro define o fluxo de Transmissão, Consulta e Cancelamento da NFS-e, se será pela New NFS-e

no TSS:

É preciso repassar as configurações do TSS na rotina NFS-e (Fisa022).

Dentro do Fisa022 deve se utilizar o botão "Wizard" .

Avançar as telas preenchendo os campos solicitados

Image Removed

Image Removed

Image Removed

Nesta tela selecione o método que deseja utilizar para transferência de arquivos e Transmissão de NFS-e. 

Image Removed

Image Removed

Se utilizado a opção 1-FTP, NADA MUDA, todas as configurações e processos utilizados até hoje são mantidos, os arquivos serão salvos nas pastas "/FTP/ARQIMP/{COD.MUN}" e "/FTP/ARQGER/{COD.MUN}" a partir da pasta de instalação do TSS,  e nada será gravado em banco de dados, obrigando o uso do FTP para transferência dos arquivos ou copiados manualmente.

Se utilizado a opção 2 - Banco de Dados a utilização do processo de geração e importação de arquivo continua exatamente a mesma pelo Fisa022, a única mudança é a forma com que o ERP e o TSS farão a troca e armazenamento dos arquivos.

Destacamos que a versão via banco de dados dispensa totalmente a ativação e configuração do serviço FTP, sendo assim mais segura e dispensando a mão de obra no gerenciamento de um FTP e o consumo de memória e processamento do mesmo.

Se utilizado a opção 3 - Web Service a utilização do processo 3 - Web Service é para Transmissão da NFs-e via Web Service, com Transmissão e Cancelamento de NFS-e. Processo de Transmissão e Cancelamento continua exatamente o mesmo processo pela rotina NFS-e( FISA022), única mudança é que o processo de Emissão e Cancelamento é automático e não precisa ser gerado arquivo.TXT e importa no Portal da Prefeitura Barueri - SP. 

Destacamos que a versão via Web Service dispensa totalmente a ativação e configuração do serviço FTP, sendo assim mais segura e dispensando a mão de obra no gerenciamento de um FTP e o consumo de memória e processamento do mesmo.

Demonstração da Transmissão NFS-e via Web Service:

Utilizar a opção "Transmissão"

Image Removed

Image Removed

Clicar "OK" para gerar o arquivo 

Image Removed

Realizando o Monitoramento da NFS-e Transmitida. Outras Ações >> Monitor

Image Removed

Image Removed

Image Removed

ou fluxo padrão do TSS.

Image Added


*****  I M P O R T A N T E

O parâmetro MV_NEWNFSE é atualizado automaticamente, após a leitura do arquivo tssNewNfse.JSON e criação da tabela TSS0013 ( municípios NewNfse ).

Caso o conteúdo do parâmetro MV_NFSEMUN da entidade ( tabela SPED000 campo ID_ENT ) exista na tabela TSS0013 ( campo COD_MUN ), o parâmetro MV_NEWNFSE receberá o conteúdo "S", caso não existe receberá o conteúdo "N".


Demonstração da Transmissão NFS-e via Web Service, utilizando a New NFS-e:

Processo de Transmissão de NFS-e via Web Service, continua o mesmo processo do TSS. Escriturar Pedido de Vendas >> Faturar Documento Fiscal >> Acessar a rotina NFS-e(FISA022) >> Selecionar o documento que deseja Transmitir. Utilizar a opção "Transmissão"

Image Added


Image Added


Image Added


Image Added




Demonstração do Monitoramento da NFS-e Transmitida utilizando a New NFS-e:

Processo de Monitoramento de NFS-e via Web Service, continua o mesmo processo do TSS.  Acessar a rotina NFS-e(FISA022) >> Outras Ações >> Monitor >> Selecionar o documento que deseja Monitorar. 


Image Added


Image Added



Image Added


Demonstração de Validação de Schema .XSD da NFS-e Transmitida utilizando a New NFS-e:

Após realizar o monitoramento da NFS-e, clicar na opção SCHEMA, para realizar validação do .XML Transmitido para prefeitura e verificar se existe algum erro de estrutura do .XML


Image Added


Image Added


Demonstração da Consulta RPS/NFS-e a New NFS-e:

Processo de Consulta RPS/NFS-e via Web Service, continua o mesmo processo do TSS.  Acessar a rotina NFS-e(FISA022) >> Selecionar a Nota na Tela/GRID >> Outras Ações >> Consulta RPS.

A ConsultaRPS tem como objetivo, consultar uma nota autorizada na prefeitura para atualizar o status no TSS/Protheus, que por algum motivo está pendente de retorno.
Ao disparar a consulta para um RPS que não existe na prefeitura, poderá ocorrer "Falha ao consultar o RPS". 


Image Added


Image Added



Demonstração do Cancelamento de NFS-e via Web Service, utilizando a New NFS-e:

Realizar o processo abaixo para Cancelamento da NFS-e:Realizar o processo de Transmissão do Cancelamento da NFS-e.

I. Realizar a exclusão do Documento Fiscal no Faturamento através da rotina Exclusão de Documentos de Saída(MATA521A).

Image Added


II. Acessar rotina NFS-e(FISA022) >> Outras ações >> Cancelamento 

Image Removed

Image Removed

Image Removed

Image Removed

Observações finais

Modo Web Service: Quando utilizado este processo, os arquivos gerados no TSS não serão mais salvos nas pastas  "/FTP/ARQGER/{COD.MUN}", a partir do momento que utilizado a opção de "3-Web Service" todos arquivos serão salvos dentro da base do TSS no banco de dados, na SPED053, os arquivos GERADOS ficam no campo XML_LOTE, e consequentemente será Transmitidos via Web Service. Para saber qual lote foi utilizado para gravação, basta verificar na SPED051 o campo NFSE_LOTE da RPS, nele conterá o numero do lote gerado na SPED053 para Transmissão. 

Image Removed

Image Removed

Image Added


III. Será apresentado um Browser com os documentos autorizados que foram excluídos no período solicitado. Selecione os documentos a serem transmitidos, Clique em Trans Canc.


Image Added


Image Added


IV.  Após a transmissão do Cancelamento da NFS-e, clique no X e volte para a rotina NFS-e (FISA022) novamente. Feito isso, realize o monitoramento da NFS-e Cancelada através do menu Outras Ações -> Monitor


Image Added


Image Added



Observações finais:

  • Após o arquivo tssNewNfse.JSON ser apagado e a tabela TSS0013 ser populada, será criado um parâmetro no ambiente do TSS, Tabela de Parâmetros(SPED000) >> Parâmetro MV_NEWNFSE. Este parâmetro define fluxo de Transmissão, Consulta e Cancelamento da NFS-e, se será pela New NFS-e ou fluxo padrão do TSS.
  • O parâmetro MV_NEWNFSE é atualizado automaticamente, após a leitura do arquivo tssNewNfse.JSON e criação da tabela TSS0013 ( municípios NewNfse ). Caso o conteúdo do parâmetro MV_NFSEMUN da entidade ( tabela SPED000 campo ID_ENT ) exista na tabela TSS0013 ( campo COD_MUN ), o parâmetro MV_NEWNFSE receberá o conteúdo "S", caso não existe receberá o conteúdo "N".