Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Como posso identificar se fui afetado?

Produto:

Datasul

Ocorrência:

Possibilidade de ter sido gerado erroneamente o envio de XML de alteração salarial/cargo através da retificação do S-2200 - Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador e S-2300 - Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário - Início, quando deveria enviar um S-2206 - Alteração de Contrato de Trabalho ou S-2306 - Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário - Alteração Contratual ao governo.

Pacote Republicado:

Este pacote contém a Substituição emergencial do programa twpy085.r e os programas de acerto, cuja orientação para a execução está detalhada no passo a passo a seguir.

Abaixo segue o link:

Passo a passo:

Para auxiliar na identificação da existência de mensagens S-2200/S-2300 de retificação indevidas, estamos liberando o programa  eSocial_lista_retif_indevida.r


Orientações sobre este programa:

Ao executar o programa prghur/spp/eSocial_lista_retif_indevida.r será solicitado:

  • Empresa: informar o código da empresa em que o usuário está logado.
  • Data Inicial: informar a data inicial para a verificação das mensagens. O programa sugere a data 01/04/2019, onde possivelmente a retificação indevida começou a ser gerada , mas poderá ser alterada conforme necessidade.
  • Data Final: informar a data final para a verificação das mensagens. O programa sugere a data atual, mas poderá ser alterada conforme necessidade.
  • Geração do Arquivo: informar o diretório\arquivo onde sera gerado o arquivo CSV.

O arquivo CSV gerado contém as informações: Número da Mensagem, Código do Arquivo,Data Envio,Status Mensagem.


Ao final da execução:

Abrir o arquivo CSV gerado e analisar se existem:

a) Mensagens S-2200/S-2300 de retificação que ESTÃO CORRETAS independentemente do status que ela se encontra .
    Exemplos:

a.1) Funcionário foi admitido no mês 05/2019 mas foi informado o salário errado. Neste caso, ao efetuar a alteração salarial diretamente nos programas FP1500/FP1510 foi gerada uma retificação da mensagem S-2200, caso a admissão já esteja enviada para o TAF/Governo.

a.2) Funcionário foi admitido no mês 05/2019 mas foi informada a data de opção do FGTS errada. Neste caso, ao efetuar a correção da informação no programa FP1500, foi gerada uma uma retificação da mensagem S-2200, caso a admissão já esteja enviada para o TAF/Governo.

Caso existam, estas podem ser desconsideradas das próximas etapas de análise.


b) Mensagens S-2200/S-2300 de retificação com status Pendente de Envio ou Rejeitado PENDENTE DE ENVIO ou REJEITADO TAF que não se enquadrem no item 'a'.
    Caso existam, estas devem ser canceladas através do programa FP9850 - Monitor eSocial, pasta Mensagens, botão Cancelar Mensagem.


c) Mensagens S-2200/S-2300 de retificação com status Processado Governo PROCESSADO GOVERNO que não se enquadrem no item 'a'.
    Caso existam, será necessário enviar uma nova retificação do S-2200/S-2300 ao eSocial, visto que não é aceito o envio de um S-3000 para eliminar a retificação indevida.

    Esta nova mensagem de retificação será gerada considerando o XML da última mensagem S-2200/S-2300 aceita no governo antes da mensagem indevida de retificação.

    Orientações:

c.1) Criar um  Com base no arquivo CSV gerado pelo programa eSocial_lista_retif_indevida.r, criar um novo arquivo CSV (atentar para que a extensão do arquivo seja .CSV) somente com o número das mensagens S-2200/S-2300 retificadoras que foram geradas indevidamente pela alteração salarialestão com o status PROCESSADO GOVERNO. Informar uma mensagem por linha, e sem cabeçalho.


c.2) Executar o programa prghur/spp/eSocial_retifica_S2200-S2300.r .

       O programa irá solicitar:

       Arquivo Importação: informar diretório\arquivo.csv que foi criado no passo c.1 .

       Geração do Arquivo: o program programa já sugere o diretório\arquivo.csv que será gerado durante a execução, mas pode ser alterado se necessário.


       Ao final da execução, o arquivo CSV gerado irá conter cada mensagem existente no arquivo de importação, informado informando se criou a nova mensagem de retificação e qual o número desta mensagem.


c.3) Após a execução do acerto, acessar o programa FP9850 - Monitor eSocial, conferir as mensagens e enviar para o TAF/Governo.

Importante:

Caso alguma mensagem S-2200 seja de um funcionário transferido (contém o bloco sucessaoVinc), antes de transmitir ao governo é necessário acessar o cadastro deste trabalhador no TAF e verificar se consta a informação tpInscAnt.

Se não estiver preenchida, deve ser informada e, somente depois efetuar a transmissão ao governo.

Isto é necessário pois, todos os S-2200 gerados em versão de leiaute anterior à 2.5 não possuem este campo e, se não for informado, o governo irá rejeitar a mensagem de retificação. Caso isto ocorra:

c.3.1)  Acesse o cadastro deste trabalhador no TAF e informe o campo tpInscAnt;

c.3.2) Acesse o monitor do TAF e retransmita a mesma mensagem.


d) Mensagens S-2200/S-2300 de retificação com status Rejeitado Governo que REJEITADO GOVERNO ou PROCESSADO TAF que não se enquadrem no item 'a'.
    Caso existam, será necessário:

d.1) No sistema  TAF:

Dentro do cadastro do trabalhador, localizar o registro referente ao S-2200/S-2300 que está rejeitado INCONSISTENTE por rejeição do governo.

Após localizar, deve-se clicar na opção Alterar; será apresentada uma mensagem informando que existe inconsistência no registro e será solicitando se deseja alterar ou excluir. Clique na opção Excluir e confirme a ação.


d.2) No sistema HCM:

d.2.1) Criar um arquivo CSV Com base no arquivo CSV gerado pelo programa eSocial_lista_retif_indevida.r, criar um novo arquivo CSV (atentar para que a extensão do arquivo seja .CSV) somente com o número das mensagens S-2200/S-2300 retificadoras que estão rejeitadas governo e com o status REJEITADO GOVERNO ou PROCESSADO TAF e já foram excluídas no TAF, conforme orientado no passo d.1. Informar uma mensagem por linha, e sem cabeçalho.


d.2.2) Executar o programa prghur/spp/eSocial_cancela_S2200_S2300.r .

                   O programa irá solicitar:

                   Arquivo Importação: informar diretório\arquivo.csv que foi criado no passo d.2.1 .

                  Geração do Arquivo: o program programa já sugere o diretório\arquivo.csv que será gerado durante a execução, mas pode ser alterado se necessário.

Ao final da execução, o arquivo CSV gerado irá conter cada mensagem existente no arquivo de importação, informado informando o nome do arquivo ao qual a mensagem se refere e uma observação sobre o cancelamento.


Importante

Caso no arquivo de importação existam mensagens que não sejam S-2200/S-2300 ou não sejam de retificação ou não estejam com status (13 - Rejeitado Governo REJEITADO GOVERNO ou 10 - PROCESSADO TAF), estas mensagens serão desconsideradas.


Para gerar as mensagens S-2206 e S-2306 relativas à alteração salarial/cargo que não foram geradas automaticamente, é necessário efetuar a execução do programa de acerto   eSocial_S_2206_alter_salario.r