Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

O job irá pesquisar na base de dados todos os borderôs que ainda não foram transmitidos (EA_TRANSF = vazio, status À REGISTRAR A REGISTRAR), que existiu uma tentativa de transmissão, porém, não foi possível confirmar o registro do pagamento, (EA_TRANSF = 'P', status RETORNO PENDENTE), que estão aguardando consulta (EA_TRANSF = 'V', status EM PROCESSAMENTO), que retornaram um status de bloqueado, rejeitado, cancelado etc. (EA_TRANSF = 'B', status BLOQUEADO/REJEITADO) ou foram rejeitados pela banco (EA_TRANSF = 'F', status RETORNO COM ERRO).

Caso , caso configurado Transmitir rejeitados = Não no pergunte SX1 no Schedule do FINA717, o job não irá retransmitir os borderô que houveram falhas (EA_TRANSF = F), para mais informações veja o tópico abaixo PERGUNTAS (SX1).


  • Tabela de status:
StatusDescriçãoCampo EA_TRANSF
A REGISTRARBorderôs que ainda não foram transmitidos.Em branco
RETORNO PENDENTEBorderôs em que existiu uma tentativa de transmissão, porém, não foi possível confirmar o registro do pagamento.P
EM PROCESSAMENTOBorderôs que foram transmitidos e estão aguardando consulta sobre o status de processamento.V
BLOQUEADO/REJEITADOBorderôs que quando consultados retornaram um status de bloqueado, rejeitado, cancelado, devolvido etc.B
RETORNO COM ERROBorderôs que foram foram rejeitados diretamente pelo banco.F


Após a seleção dos títulos que serão enviados ao banco o job irá verificar o status do registro em questão para saber se deve ser realizado uma consulta daquele pagamento ao banco para verificar o status, ou se deve enviar o pagamento ao banco.


Totvs custom tabs box
tabsConsultar pagamento, Transmitir pagamento
ids01,02
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referencia01

O job irá considerar como pagamentos que devem ser consultados os títulos que estiverem em borderô, que já foram transmitidos ao banco via API e estão marcados como EM PROCESSAMENTO (EA_TRANSF = V).

Nesse momento o job irá pegar o identificador do pagamento que fica gravado no campo EA_APIMSG, e consultar o status no banco, caso exista alguma falha o registro não será marcado como RETORNO COM ERRO (EA_TRANSF = F), mas sim como BLOQUEADO/REJEITADO (EA_TRANSF = B), dependendo de uma avaliação do usuário para tomada de decisão sobre o pagamento em questão.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia02

O job irá considerar como pagamentos que devem ser transmitidos os títulos que estiverem em borderô e que estão marcados como A REGISTRAR (EA_TRANSF = vazio)  ou RETORNO COM ERRO (EA_TRANSF = F), vale ressaltar que para transmitir os rejeitados é necessário configurar o pergunte, veja o tópico 03. PERGUNTAS (SX1).

Nesse momento o job irá transmitir os títulos em lote ou individualmente ao banco, caso ocorra alguma falha nesse primeiro momento, os registros serão marcados como RETORNO COM ERRO (EA_TRANSF = F), caso contrario serão marcados como EM PROCESSAMENTO (EA_TRANSF = V) aguardando a próxima execução do job para consultar o status.



03.   PERGUNTAS (SX1)

  • Transmitir rejeitados
    • Sim - Realiza a transmissão dos pagamentos que foram rejeitados pelo banco (EA_TRANSF = F, Status - RETORNO COM ERRO).
    • Não - Não realiza a transmissão dos pagamentos que foram rejeitados, sendo assim, o usuário deverá realizar a transmissão através do botão Transmitir rejeitados do Monitor de pendências. Para mais detalhes sobre esse processo acesse a documentação Monitor de pagamentos com pendências - FINA710
  • Tipo de envio do pagamento (Funcionalidade em processo de piloto - ainda não esta liberada para usodisponível a partir da expedição continua com data superior a )
    • Individual - Considera cada titulo como um lote, e será enviado um a um.
      • Exemplo:
        • Dois títulos (Titulo A e Titulo B) no mesmo borderô (Borderô A)
        • No envio do pagamento os títulos irão separados e cada um terá seu identificador do lote de pagamento, isso significa que o campo EA_IDTRANS será diferente entre os dois registros.
    • Lote - Considera o borderô como um lote, sendo assim, enviará todos os títulos pertencentes ao mesmo borderô no mesmo lote.
      • Exemplo:
        • Dois títulos (Titulo A e Titulo B) no mesmo borderô (Borderô A)
        • No envio do pagamento os títulos irão em conjunto no mesmo identificador do lote de pagamento, isso significa que o campo EA_IDTRANS para os dois registros terá o mesmo conteúdo.

...

Quando o Protheus está configurado para que a aprovação ocorra através do internet banking do Banco, por padrão os títulos irão ser listados individualmente, mesmo que pertençam ao mesmo borderô. Neste caso os títulos precisarão ser aprovados individualmente (um a um). Como forma de contorno em alguns casos existe a possibilidade de configurar sua conta corrente (dentro do internet banking do Banco do Brasil), para que a aprovação possa ocorrer de forma aglutinada. Neste caso em específico a regra de aglutinação é de responsabilidade do Banco do Brasil. Para isso, entre em contato com seu gerente de contas BB e solicite o ajuste da configuração da conta que está utilizando.

A configuração do Protheus para a forma de liberação está detalhado no tópico 5 do link Banco do Brasil - Configuração pagamentos - FINA710

...

04.

...

PONTOS DE ENTRADA

Ponto de entradaDescriçãoDocumentação
F717LYTPermite alteração no layout de transmissão dos pagamentos.F717LYT – Permite alteração no layout de transmissão dos pagamentos.
F717GRVPermite gravação de dados complementares na transmissão dos pagamentos.F717GRV – Permite gravação de dados complementares na transmissão dos pagamentos.

...

NGFAPIQRPermite adicionar regra customizada para transmissão de pagamentos online.NGFAPIQR – Permite adicionar regra customizada para transmissão de pagamentos online.


05. TABELAS UTILIZADAS

  • SEA - Borderô
  • SE2 - Contas a Pagar
  • SA6 - Bancos
  • SEE - Parâmetros de banco

...