Quando assinalado, considera o item como fantasma na estrutura. É criado apenas para documentar uma fase de montagem de outro item. O item fantasma não gera ordem de produção e não é mantido em estoque.
O sistema normalmente não gera reservas para itens fantasma, pois itens fantasmas não são produzidos. São geradas reservas dos componentes do item fantasma.
Exemplo:
Considerando a figura apresentada, para uma ordem de produção de A, são geradas as reservas B, D e E.
Existem exceções tratadas pelo sistema:
Se todos os componentes do fantasma (D e E) forem do tipo de requisição débito GGF, não são geradas as suas reservas, nem as do item fantasma, ainda que todos os componentes do fantasma estejam com data de validade ativa. Neste caso, para uma ordem de produção de A, é gerada a reserva B.
Se todos os componentes do item fantasma (D e E) estiverem fora da data de validade (Data de Início da Ordem), o sistema irá verificar se o item fantasma possui processo de fabricação. Se existir, não será gerado reserva do item fantasma e a ordem será gerada com as operações do item fantasma e com a reserva do item B. Do contrário, serão geradas as reservas dos itens B e C.
Esta é uma exceção, e a reserva de C é gerada porque a sua estrutura não está cadastrada ou válida. Ou seja, quando um item é fabricado e passa a ser comprado, pode-se manter o histórico da estrutura, sendo que a partir do momento que os componentes não são mais válidos, o sistema passa a consumir o item “fantasma”.
Info |
---|
|
Caso não desejar considerar o componente fantasma, este componente (no caso o C) também deve ter a sua data de validade modificada. |