A partir do dia 28/08 após às 20hs, o acesso ao TDN nas páginas logadas será integrado ao Identity Fluig, seguindo o mesmo padrão já adotado em outras ferramentas, como o Jira Produção.
Essa mudança tem como objetivo aprimorar a segurança e a gestão de acessos a ferramenta. Atenciosamente, equipe TOTVS.
A rotina tem como objetivo principal, fazer o controle dos EPIs que a empresa faz uso e realizar a entrega dos mesmos. Para realizar uma entrega de EPI, ao selecionar o botão Funcionário o sistema apresenta uma tela com possibilidade de ea
Mapa Mental
...
Na página inicial da rotina, estão disponíveis as seguintes opções:
Envios
As rotinas abaixo são as responsáveis pelo envio do evento ao eSocial:
Âncora
Âncora
estoque
estoque
Deck of Cards
effectDuration
0.5
history
false
id
samples
effectType
fade
card
Card
id
640
label
Acidente (MDTA640)
Informações
id
685
label
Atestado Médico (MDTA685)
Card
id
155
label
Diagnóstico Médico (MDTA155)
Permite a visualização de informações do EPI selecionado.
Esta opção não permite nenhum tipo de alteração, apenas a função de leitura do registro selecionado.
As informações a serem visualizadas estarão conforme as orientações descritas em Campos Gerais.
Card
id
XML
label
Geração de XML (MDTA640)
Permite a pesquisa de informações para o título selecionado com a utilização de filtros que as ordenam de acordo com a característica desejada. Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Pesquisar.
Pesquisas disponíveis:
Filial + Fornecedor + Loja + Código + Num. C.A.
Filial + Código
...
Campos presentes para o cadastro de informações referentes ao EPI X Funcionário.
...
effectDuration
0.5
history
false
id
samples
effectType
fade
...
default
true
id
1
label
Principais
...
Descrição
...
Matrícula (TNF_MAT)
...
Código para identificação do funcionário. O código da matrícula vem da rotina de Funcionários (GPEA010) do campo Matrícula (RA_MAT).
Mensagem do campo:
EPI não consta no cadastro de EPI x Função, confirmar a entrega do EPI?
Ao realizar o vínculo da matrícula do funcionário com o EPI, o sistema dispara a mensagem de aviso acima caso o EPI selecionado não possua vínculo com a função do funcionário, definido na rotina de EPI x Função (MDTA625). O sistema não irá impedir que o EPI seja entregue ao funcionário, porém, caso todos os funcionários que possuam a função necessitem do mesmo EPI, é de suma importância que haja o vínculo para melhor controle.
Através do parâmetro MV_NGEPIEN, é possível controlar se será ou não permitida a entrega de EPI para um funcionário que não esteja com a situação ativa.
Nota
title
MV_NGEPIEN
Define se a entrega de EPI será permitida caso o funcionário não esteja com situação ativa. Conteúdo deve ser S=Permite ou N=Não Permite.
Obs.: Não é disponível para alterações.
Exemplo: 000001
...
Nome que identifica o funcionário, é um campo dependente do campoMatrícula (TNF_MAT) que apresenta a informação automaticamente.
Exemplo: José Silva
...
Permite informar qual a data que o EPI foi entregue. Quando o EPI for genérico, a data de entrega deve estar dentro do período dos campos de Data Início (TL0_DTINIC) e Data Fim(TL0_DTFIM) informados no cadastro do Grupo de EPIs na rotina de EPI x Fornecedor (MDTA620).
Exemplo:
...
Permite informar a quantidade de EPI que o usuário vai entregar para o funcionário. Leia mais: Importante
Exemplo: 5,00
Toggle Cloak
Clique aqui para saber mais!
...
Através da integração do módulo de Medicina e Segurança do Trabalho com o módulo de Estoque (SIGAEST), é possível verificar o saldo em estoque do EPI, para isto, o usuário pode selecionar o EPI na tela principal e teclar F4 ou dentro da rotina, após selecionar a opção Funcionários e teclar F4.
...
O almoxarifado é um campo que aparece preenchido de acordo com o cadastro do EPI na rotina de Produtos (EPI) (MATA010), porém é possível alterá-lo desde que possua outro relacionamento entre o EPI e outro Almoxarifado.
É possível definir se o sistema irá ler as informações do armazém vindo da rotina de Produtos ou da rotina de Indicador de Produtos, para isso, basta realizar a configuração do parâmetro MV_ARQPROD.
Nota
title
MV_ARQPROD
Este parâmetro permite definir a tabela que será considerada para coletar as informações. Pode ser configurado com:
SB1: O sistema utiliza os campos da tabela Produtos (SB1) ou
SBZ: O sistema utiliza os campos da tabela de Indicadores de Produtos (SBZ).
Exemplo: 01
...
A Situação do EPI pode ser definida por três status:
1 - EPI devolvido;
2 - EPI em uso;
3 - EPI em solicitação ao Armazém.
Onde:
1 - EPI devolvido: é o status da situação quando o EPI foi devolvido por completo. Não considera o status como 1 - EPI devolvido quando o mesmo foi devolvido parcialmente e possui EPI para ser devolvido.
2 - EPI em uso: é o status da situação quando o EPI foi entregue ao funcionário e o mesmo está utilizando.
3 - EPI em solicitação ao Armazém: Essa opção é apresentada quando o sistema estiver com o parâmetro MV_NG2SA estiver habilitado.
O parâmetro MV_NG2SA em conjunto com o parâmetro de integração com o módulo de Estoque MV_NGMDTES devem estar habilitados para que a solicitação no estoque seja gerada.
Nota
title
MV_NG2SA
Indica se gera solicitação ao armazém ao invés de baixar do estoque. Conteúdo deve ser S=Sim ou N=Não.
...
title
MV_NGMDTES
...
Toggle Cloak
Clique aqui para saber mais!
...
Entregar o EPI ao funcionário, o status da entrega ficará como 3 - EPI em solicitação ao Armazém.
2. Nesse momento o sistema gera um registro na rotina de Gerar Pré-Requis. no módulo de Estoque (SIGAEST) em Atualizações/Movimentações/Internas/Armazém/Gerar Pré-Requis.(MATA106). Selecionar a solicitação e clicar em Gerar.
3. Realizar a baixa da pré-requisição em Atualizações/Movimentações/Internas/Armazém/Baixar Pré-Requis.(MATA185). Selecionar a solicitação e clicar em Baixar.
4. Verificar na rotina de EPI x Funcionário que a entrega foi realizada com sucesso.
...
id
2
label
Complementares
...
Descrição
...
Hora Entrega (TNF_HRENTR)
...
Campo que permite informar a hora em que o EPI foi entregue ao funcionário.
Exemplo: 08:06
...
Campo utilizado para informar a quantidade de EPI devolvido. O campo é alimentado automaticamente com a quantidade total quando é feita uma devolução total ou parcialmente quando é realizada uma devolução parcial.
Exemplo: 3,00
...
Campo para informar o motivo da entrega do EPI pelo funcionário. O motivo pode ser classificado em 8 tipos e um tipo geral: 1-Admissional, 2-Desgaste, 3-Defeito, 4-Perda, 5-Roubo, 6-Demissional, 7-Higienização, 8-Teste Dielétrico e X-Outros.
Exemplo: Higienização
Toggle Cloak
Clique aqui para saber mais!
...
Para que serve o motivo de entrega 7-Higienização?
Baseado no que a Norma Regulamentadora 6 - Equipamento de Proteção Individual define, o item 7-Higienização é necessário para que se saiba se o EPI teve a limpeza e/ou a higienização realizada. Esse item, foi acrescentado pela Portaria SIT/DSST Nº 194 de 07.12.2010:
6.8.1 O fabricante nacional ou importador deverá:
(...)
...
Para que serve o tipo 8-Teste Dielétrico?
O 8-Teste Dielétrico tem como base a Norma Regulamentadora 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, que especifica as condições mínimas para se trabalhar com energia elétrica e define que os EPIs devem passar por um teste onde os qualifique e determine que sejam adequados como proteção para o funcionário contra choques elétricos. O motivo da entrega identifica se o EPI passou pelo teste ou não.
Trecho da NR10:
10.7 - Trabalhos Envolvendo Alta Tensão (AT)
(...)
10.7.8 Os equipamentos, ferramentas e dispositivos isolantes ou equipados com materiais isolantes, destinados ao trabalho em alta tensão, devem ser submetidos a testes elétricos ou ensaios de laboratório periódicos, obedecendo as especificações do fabricante, os procedimentos da empresa e na ausência desses, anualmente.
A NR10 menciona ainda no Anexo III - Treinamento, os indícios básicos que um funcionário qualificado deve ter como conhecimento, recebido através de um curso.
Abaixo segue as definições do Anexo II, referente as zona de risco e zona controlada, onde os EPIs devem ser efetivos:
...
Onde:
ZL = Zona livre.
ZC = Zona controlada, restrita a trabalhadores autorizados.
ZR = Zona de risco, restrita a trabalhadores autorizados e com a adoção de técnicas, instrumentos e equipamentos apropriados ao trabalho.
PE = Ponto da instalação energizado.
SI = Superfície isolante construída com material resistente e dotada de todos dispositivos de segurança.
...
Campo que permite informar a data de devolução do EPI.
Exemplo:
...
O campo armazém de devolução é dependente da configuração do parâmetro MV_NGMDTES=S, ele é apresentado apenas se houver controle de estoque e fica editável apenas no momento da devolução do EPI. Caso o EPI esteja disponível em mais de um armazém, é possível que o usuário faça a entrega em um armazém e a devolução em outro.
Exemplo: 08
...
O campo repor estoque é dependente da configuração do parâmetro MV_NGMDTES=S, ele é apresentado apenas se houver controle de estoque e fica editável apenas no momento da devolução do EPI. Através do campo, é possível informar se o EPI será reposto no estoque ou não.
Exemplo: 1-Sim
...
O campo de EPI eficaz apresenta ao usuário a possibilidade de informar se o funcionário está protegido, não protegido ou o EPI não é necessário. Para isso, o campo possui três opções, onde:
...
Toggle Cloak
Clique aqui para saber mais!
...
Como o campo é apresentado na impressão do PPP?
O formulário onde são impressas as informações do PPP (MDTR700) possui um campo específico para a impressão do EPI eficaz, o item 15.7 - EPI Eficaz.
Considerações para sair impresso S (Sim):
...
Considerações para sair impresso N (Não):
...
Considerações para sair impresso NA (Não Aplicável):
...
Indica se a empresa consiste o EPI. Conteúdo deve ser S=Sim ou N=Não.
...
Campo preenchido automaticamente após a entrega do recibo do EPI através do relatório Recibo de Entrega de EPI (MDTR805).
Exemplo:
...
Campo que permite informar a data da última manutenção/higienização realizada no EPI.
Exemplo:
Toggle Cloak
Clique aqui para saber mais!
...
Como o campo é apresentado no Painel de Gestão?
Na rotina Edição (MNTA905), dentro da opção Ferramentas possui a opção Eventos. A tela de Eventos possui o evento 002 - EPI Vencido que após configurado pelo usuário, será disparado na rotina Painel de Gestão (MNTA907), caso exista um risco iminente e exista um EPI entregue a um funcionário onde a durabilidade esteja ultrapassada. Essa verificação é feita através do campo Ult. Manut. (TNF_DTMANU), quando a data atual for superior a última manutenção.
Como o campo é apresentado na impressão do PPP?
...
Considerações para sair impresso S (Sim):
O parâmetro MV_NG2CEPI deve estar configurado como S;
O EPI deve estar relacionado ao risco ao qual o funcionário esteja exposto;
Deve haver ao menos um registro de entrega de EPI;
E:
Caso o campo Período Manutenção (TN3_PERMAN) estiver vazio:
O campo Ult. Manut. (TNF_DTMANU) pode estar preenchido ou vazio.
...
Ou:
...
Considerações para sair impresso N (Não):
O parâmetro MV_NG2CEPI deve estar configurado como S;
E:
O EPI não estar relacionado ao risco ao qual o funcionário esteja exposto;
Ou:
O EPI deve estar relacionado ao risco ao qual o funcionário esteja exposto, onde:
O campo Período Manutenção (TN3_PERMAN) deve estar preenchido,
O campo Ult. Manut. (TNF_DTMANU) deve estar vazio.
Ou:
Não haver ao menos um registro de entrega de EPI.
Considerações para sair impresso NA (Não Aplicável):
O parâmetro MV_NG2CEPI deve estar configurado como N;
Ou:
O parâmetro MV_NG2CEPI deve estar configurado como S;
Não existir nenhum risco ao qual o funcionário esteja exposto.
...
Dev. Biomet (TNF_DEVBIO)
...
O campo é preenchido automaticamente e quando há uma devolução do EPI por biometria, o sistema preenche o campo com 1=Sim, caso contrário, o campo ficará vazio.
Exemplo: Sim
...
id
3
label
Relacionados
Registros provindos da tabela Função (GPEA030) (SRJ) que possui relação com EPI X Funcionário.
...
Função (TNF_CODFUN)
...
Apresenta a função na qual o funcionário está vinculado.
Exemplo: 00002
Registros provindos do módulo do Estoque (SIGAEST):
...
Num.Seq.SD3 (TNF_NUMSEQ)
Campo de numeração automática que é preenchido sempre que houver integração com o estoque através do parâmetro MV_NGMDTES=S.
O sistema apresenta a possibilidade de utilizar um número de Tipo de Movimentação de acordo com a escolha do usuário para gravação do campo TP Movimento (D3_TM) na tabela Movimentações Internas - SD3. Para isso, é necessário realizar a configuração de dois parâmetros: MV_NG2D3RE e MV_NG2D3DE. Após a configuração dos mesmos, o sistema passa a utilizar o conteúdo que foi informado.
Nota
title
MV_NG2D3RE
Determina o valor utilizado para geração de movimentação interna (SD3) de requisição.
Nota
title
MV_NG2D3DE
Determina o valor utilizado para geração de movimentação interna (SD3) de devolução.
...
title
Pré-Requisitos para o funcionamento do Evento
Atualizar o ambiente com o último pacote acumulado do eSocial.
Informações
title
Central de Entregas Legais
Para baixar o pacote acumulado e Atualizado Clique Aqui!
Aviso
title
Parametrização
Configurar o parâmetro do eSocial MV_NG2ESOC = 1.
Existir uma Ficha Médica (MDTA005) relacionada no campo Ficha Médica (TNC_NUMFIC) na rotina de Acidente (MDTA640).
O campo Ind. Acid. (TNC_INDACI) deve ser necessariamente um dos tipos: 1-Acidente Típico ou 2-Acidente de Trajeto ou 3-Doença do Trabalho.
A Data do Acidente (TNC_DTACID) na rotina de Acidente (MDTA640) deve ser superior a Data Início das obrigações SST do eSocial.
Informações
title
Datas SST
Clique Aqui para ter acesso ao Cronograma de Implantação!
Deck of Cards
id
640
Card
id
6401
label
Inclusão
No momento da inclusão do Acidente (MDTA640), o sistema reunirá todas as informações listadas do De/Para que são necessárias para o envio do registro ao eSocial, realizando a validação das mesmas. Havendo alguma não conformidade nos dados, o sistema gerará um relatório onde apontará as informações que não estão em acordo com o leiaute.
Aviso
title
Importante
Para que o evento S2210 seja enviado, é necessário que o Acidente (MDTA640) seja vinculado a um Diagnóstico (MDTA155) ou a um Atestado Médico (MDTA685).Apenas o cadastro do Acidente, o mesmo não é enviado.
Com as informações em acordo, elas serão enviadas ao Mediador(*) entre o Medicina e Segurança do Trabalho (SIGAMDT) e o Governo.
Aviso
title
Parametrização
Caso seja via SIGATAF habilitar o parâmetro como MV_MID=F.
Caso seja via Middleware habilitar o parâmetro como MV_MID=T.
Se o envio ocorrer via SIGATAF, o sistema cadastrará as informações do Acidente (MDTA640) nas tabelas CM0 (Informações do Acidente), CM1 (Parte Atingida) e CM2 (Agente Causador).
Caso o envio seja via Middleware o sistema cadastrará as informações do evento S-2210 e o XML a ser enviado ao Governo na tabela RJE.
(*) Mediadores: SIGATAF e Middleware.
Card
id
6402
label
Alteração
No momento da alteração do Acidente (MDTA640), o sistema reunirá todas as informações que já estavam incluídas e as novas alterações, realizando a validação das mesmas. Havendo alguma não conformidade nos dados, o sistema gerará um relatório onde apontará as informações que não estão em acordo com o leiaute.
Com as informações em acordo, elas serão enviadas ao Mediador(*) entre o Medicina e Segurança do Trabalho (SIGAMDT) e o Governo.
Aviso
title
Parametrização
Caso seja via SIGATAF habilitar o parâmetro como MV_MID=F.
Caso seja via Middleware habilitar o parâmetro como MV_MID=T.
Se o envio ocorrer via SIGATAF, o sistema cadastrará as informações do Acidente (MDTA640) nas tabelas CM0 (Informações do Acidente), CM1 (Parte Atingida) e CM2 (Agente Causador).
Caso o envio seja via Middleware o sistema cadastrará as informações do evento S-2210 e o XML a ser enviado ao Governo na tabela RJE.
(*) Mediadores: SIGATAF e Middleware.
Card
id
6403
label
Exclusão
No momento da exclusão do Acidente (MDTA640), o sistema reunirá todas as informações do recibo do último XML enviado ao Governo, ao que se refere ao acidente que está sendo excluído e enviará um evento de Exclusão (S-3000) ao Mediador(*) entre o Medicina e Segurança do Trabalho (SIGAMDT) e o Governo.
Aviso
title
Parametrização
Caso seja via SIGATAF habilitar o parâmetro como MV_MID=F.
Caso seja via Middleware habilitar o parâmetro como MV_MID=T.
Se o envio for via SIGATAF o sistema irá alterar o status do registro do acidente na CM0 e irá aguardar o envio do evento S-3000.
Caso o envio seja via Middleware o sistema cadastrará a informação do evento S-3000 e o XML a ser enviado ao Governo na tabela RJE.
(*) Mediadores: SIGATAF e Middleware.
Card
id
6404
label
Campos Obrigatórios
Campos obrigatórios de acordo com o parâmetro MV_NG2AVIS (tabela TNC – Acidentes):
Campo
Condição
Data Acident (TNC_DTACID)
Não há.
Hora Acid. (TNC_HRACID)
TNC_INDACI = 1
Horas. Trab. (TNC_HRTRAB)
TNC_INDACI = 1
Tipo CAT (TNC_TIPCAT)
Não há.
Houve Morte (TNC_MORTE)
Não há.
Data Obito (TNC_DTOBIT)
TNC_MORTE = 1
Reg.Policial (TNC_POLICI)
Não há.
Tipo Acid. (TNC_TIPACI)
Não há.
Ind. Local (TNC_INDLOC)
Não há.
Desc. Logr. (TNC_DESLOG)
Não há.
Internação (TNC_INTERN)
TNC_DTATEN e TNC_HRATEN não estiverem vazios
Dias Perd. (TNC_QTAFAS)
TNC_DTATEN e TNC_HRATEN não estiverem vazios
Dias Perd. (TNC_AFASTA)
TNC_DTATEN e TNC_HRATEN não estiverem vazios
Natur. Lesão (TNC_CODLES)
TNC_DTATEN e TNC_HRATEN não estiverem vazios
CID Princip. (TNC_CID)
TNC_DTATEN e TNC_HRATEN não estiverem vazios
Card
id
685
label
Atestado Médico (MDTA685)
Informações
title
Pré-Requisitos para o funcionamento do Evento
Atualizar o ambiente com o último pacote acumulado do eSocial.
Informações
title
Central de Entregas Legais
Para baixar o pacote acumulado e Atualizado Clique Aqui!
Aviso
title
Parametrização
Configurar o parâmetro do eSocial MV_NG2ESOC = 1.
Configurar o parâmetro MV_NG2IATE= 2 ou MV_NG2IATE= 3.
Existir uma Ficha Médica (MDTA005) relacionada no campo Ficha Médica (TNY_NUMFIC) na rotina de Atestado Médico (MDTA685).
Existir um Acidente (MDTA640) relacionado no campo Acidente (TNY_ACIDEN).
O campo Ind. Acid. (TNC_INDACI) deve ser necessariamente um dos tipos: 1-Acidente Típico ou 2-Acidente de Trajeto ou 3-Doença do Trabalho.
A Data do Acidente (TNC_DTACID) na rotina de Acidente (MDTA640) deve ser superior a Data Início das obrigações SST do eSocial.
Informações
title
Datas SST
Clique Aqui para ter acesso ao Cronograma de Implantação!
Deck of Cards
id
685
Card
id
6851
label
Inclusão
No momento da inclusão do Atestado Médico (MDTA685), relacionado com o acidente, o sistema realizará a retificação do evento S-2210 compondo as informações da consulta médica a serem enviadas na tag <atestado> do leiaute do eSocial eprimeiramente realizará a validação das informações. Havendo alguma não conformidade nos dados, o sistema gerará um relatório onde apontará as informações que não estão em acordo com o leiaute.
Com as informações em acordo, elas serão enviadas ao Mediador(*) entre o Medicina e Segurança do Trabalho (SIGAMDT) e o Governo.
Aviso
title
Parametrização
Caso seja via SIGATAF habilitar o parâmetro como MV_MID=F.
Caso seja via Middleware habilitar o parâmetro como MV_MID=T.
Se o envio ocorrer via SIGATAF, o sistema cadastrará as informações do Acidente (MDTA640) na tabela CM0 (Informações do Acidente).
Caso o envio seja via Middleware o sistema retificará o XML a ser enviado ao Governo na tabela RJE.
(*) Mediadores: SIGATAF e Middleware.
Card
id
6852
label
Alteração
No momento da alteração do Atestado Médico (MDTA685) relacionado com o acidente, o sistema realizará a retificação do evento S-2210 compondo as informações da consulta médica a serem enviadas na tag <atestado> do leiaute do eSocial incluindo as informações alteradas, e primeiramente realizará a validação das informações. Havendo alguma não conformidade nos dados, o sistema gerará um relatório onde apontará as informações que não estão em acordo com o leiaute.
Com as informações em acordo, elas serão enviadas ao Mediador(*) entre o Medicina e Segurança do Trabalho (SIGAMDT) e o Governo.
Aviso
title
Parametrização
Caso seja via SIGATAF habilitar o parâmetro como MV_MID=F.
Caso seja via Middleware habilitar o parâmetro como MV_MID=T.
Se o envio ocorrer via SIGATAF, o sistema cadastrará as informações do Acidente (MDTA640) na tabela CM0 (Informações do Acidente).
Caso o envio seja via Middleware o sistema cadastrará as informações do evento S-2210 e o XML a ser enviado ao Governo na tabela RJE.
(*) Mediadores: SIGATAF e Middleware.
Card
id
6853
label
Exclusão
No momento da exclusão do Atestado Médico (MDTA685) relacionado com o acidente, o sistema realizará a retificação do evento S-2210 compondo as informações da consulta médica a serem enviadas na tag <atestado> do leiaute do eSocial em branco, fazendo a validação das informações a serem enviadas. Havendo alguma não conformidade nos dados, o sistema gerará um relatório onde apontará as informações que não estão em acordo com o leiaute.
Com as informações em acordo, elas serão enviadas ao Mediador(*) entre o Medicina e Segurança do Trabalho (SIGAMDT) e o Governo.
Aviso
title
Parametrização
Caso seja via SIGATAF habilitar o parâmetro como MV_MID=F.
Caso seja via Middleware habilitar o parâmetro como MV_MID=T.
Se o envio ocorrer via SIGATAF, o sistema cadastrará as informações do Acidente (MDTA640) na tabela CM0 (Informações do Acidente).
Caso o envio seja via Middleware o sistema cadastrará as informações do evento S-2210 e o XML a ser enviado ao Governo na tabela RJE.
(*) Mediadores: SIGATAF e Middleware.
Card
id
6854
label
Campos Obrigatórios
Campos obrigatórios de acordo com o parâmetro MV_NG2AVIS (tabela TNY – Atestado Médico):
Campo
Condição
Data Cons. (TNY_DTCONS)
TNY_ACIDEN estiver preenchido
Hora Cons. (TNY_HRCONS)
TNY_ACIDEN estiver preenchido
CID Princip. (TNY_CID)
TNY_ACIDEN estiver preenchido
Card
id
155
label
Diagnóstico Médico (MDTA155)
Informações
title
Pré-Requisitos para o funcionamento do Evento
Atualizar o ambiente com o último pacote acumulado do eSocial.
Informações
title
Central de Entregas Legais
Para baixar o pacote acumulado e Atualizado Clique Aqui!
Aviso
title
Parametrização
Configurar o parâmetro do eSocial MV_NG2ESOC = 1.
Configurar o parâmetro MV_NG2IATE= 1 ou MV_NG2IATE= 3.
Existir uma Ficha Médica (MDTA005) relacionada no campo Ficha Médica (TMT_NUMFIC) na rotina de Diagnóstico Médico (MDTA155).
Existir um Acidente (MDTA640) relacionado no campo Acidente (TMT_ACIDEN).
O campo Ind. Acid. (TNC_INDACI) deve ser necessariamente um dos tipos: 1-Acidente Típico ou 2-Acidente de Trajeto ou 3-Doença do Trabalho.
A Data do Acidente (TNC_DTACID) na rotina de Acidente (MDTA640) deve ser superior a Data Início das obrigações SST do eSocial.
Informações
title
Datas SST
Clique Aqui para ter acesso ao Cronograma de Implantação!
Deck of Cards
id
155
Card
id
1551
label
Inclusão
No momento da inclusão do Diagnóstico Médico (MDTA155), relacionado com o acidente, o sistema realizará a retificação do evento S-2210 compondo as informações da consulta médica a serem enviadas na tag <atestado> do leiaute do eSocial eprimeiramente realizará a validação das informações. Havendo alguma não conformidade nos dados, o sistema gerará um relatório onde apontará as informações que não estão em acordo com o leiaute.
Com as informações em acordo, elas serão enviadas ao Mediador(*) entre o Medicina e Segurança do Trabalho (SIGAMDT) e o Governo.
Aviso
title
Parametrização
Caso seja via SIGATAF habilitar o parâmetro como MV_MID=F.
Caso seja via Middleware habilitar o parâmetro como MV_MID=T.
Se o envio ocorrer via SIGATAF, o sistema cadastrará as informações do Acidente (MDTA640) na tabela CM0 (Informações do Acidente).
Caso o envio seja via Middleware o sistema retificará o XML a ser enviado ao Governo na tabela RJE.
(*) Mediadores: SIGATAF e Middleware.
Card
id
1552
label
Alteração
No momento da alteração do Diagnóstico Médico (MDTA155) relacionado com o acidente, o sistema realizará a retificação do evento S-2210 compondo as informações da consulta médica a serem enviadas na tag <atestado> do leiaute do eSocial incluindo as informações alteradas, e primeiramente realizará a validação das informações. Havendo alguma não conformidade nos dados, o sistema gerará um relatório onde apontará as informações que não estão em acordo com o leiaute.
Com as informações em acordo, elas serão enviadas ao Mediador(*) entre o Medicina e Segurança do Trabalho (SIGAMDT) e o Governo.
Aviso
title
Parametrização
Caso seja via SIGATAF habilitar o parâmetro como MV_MID=F.
Caso seja via Middleware habilitar o parâmetro como MV_MID=T.
Se o envio ocorrer via SIGATAF, o sistema cadastrará as informações do Acidente (MDTA640) na tabela CM0 (Informações do Acidente).
Caso o envio seja via Middleware o sistema cadastrará as informações do evento S-2210 e o XML a ser enviado ao Governo na tabela RJE.
(*) Mediadores: SIGATAF e Middleware.
Card
id
1553
label
Exclusão
No momento da exclusão do Diagnóstico Médico (MDTA155) relacionado com o acidente, o sistema realizará a retificação do evento S-2210 compondo as informações da consulta médica a serem enviadas na tag <atestado> do leiaute do eSocial em branco, fazendo a validação das informações a serem enviadas. Havendo alguma não conformidade nos dados, o sistema gerará um relatório onde apontará as informações que não estão em acordo com o leiaute.
Com as informações em acordo, elas serão enviadas ao Mediador(*) entre o Medicina e Segurança do Trabalho (SIGAMDT) e o Governo.
Aviso
title
Parametrização
Caso seja via SIGATAF habilitar o parâmetro como MV_MID=F.
Caso seja via Middleware habilitar o parâmetro como MV_MID=T.
Se o envio ocorrer via SIGATAF, o sistema cadastrará as informações do Acidente (MDTA640) na tabela CM0 (Informações do Acidente).
Caso o envio seja via Middleware o sistema cadastrará as informações do evento S-2210 e o XML a ser enviado ao Governo na tabela RJE.
(*) Mediadores:SIGATAF e Middleware.
Card
id
1554
label
Campos Obrigatórios
Campos obrigatórios de acordo com o parâmetro MV_NG2AVIS (tabela TNT – Diagnóstico Médico):
Campo
Condição
Data Atend. (TMT_DTATEN)
TMT_ACIDEN estiver preenchido
Hora Atend. (TMT_HRATEN)
TMT_ACIDEN estiver preenchido
CID Princip. (TMT_CID)
TMT_ACIDEN estiver preenchido
Card
id
XML
label
Geração do XML (MDTA640)
Informações
title
Pré-Requisitos para o funcionamento do Evento
Atualizar o ambiente com o último pacote acumulado do eSocial.
Informações
title
Central de Entregas Legais
Para baixar o pacote acumulado e Atualizado Clique Aqui!
Aviso
title
Parametrização
Configurar o parâmetro do eSocial MV_NG2ESOC = 1.
Existir uma Ficha Médica (MDTA005) relacionada no campo Ficha Médica (TNY_NUMFIC) na rotina de Acidente (MDTA640).
O campo Ind. Acid. (TNC_INDACI) deve ser necessariamente um dos tipos: 1-Acidente Típico ou 2-Acidente de Trajeto ou 3-Doença do Trabalho.
Informações
title
Datas SST
Clique Aqui para ter acesso ao Cronograma de Implantação!
Deck of Cards
id
XML
Card
id
XML1
label
Geração
O momento da geração ocorre quando o usuário selecionar o Acidente e acessar a opção no menu Outras Ações/Gerar Xml eSocial, escolhendo a opção de XML de Inclusão, Alteração ou Exclusão e o local em que o arquivo será salvo.
Campo com informações vindas do módulo do Estoque (SIGAEST).
Exemplo: 10,00
...
Campo de numeração automática, preenchido quando existe integração com o módulo do Estoque com geração de solicitação ao armazém.
Exemplo: 000005
...
Campo de numeração automática, preenchido quando existe integração com o módulo do Estoque com geração de solicitação ao armazém.
Exemplo: 01
...
Campo para informar o rastreamento por lote a que o EPI pertence.
Exemplo: 0000000001
Nota
title
MV_RASTRO
Determina a utilização ou não da rastreabilidade dos lotes de produção. Conteúdo deve ser S=Sim ou N=Não.
Nota
title
MV_LOCALIZ
Indica se produtos poderão usar controle de localização física ou não. Conteúdo deve ser S=Sim ou N=Não.
Toggle Cloak
Clique aqui para saber mais!
...
Acessar o módulo de Estoque (SIGAEST).
Em Atualizações\Cadastros\Produto\Locais de Estoque (AGRA045), incluir um armazém.
EmAtualizações\Cadastros\Endereçamento\Endereços (MATA015), incluir um endereço com o mesmo armazém do EPI.
EmAtualizações\Cadastros\Produto\Produto (MATA010), incluir um produto do tipo EPI, onde o campo Constr.Endere (B1_LOCALIZ) esteja S-Sim e o campo Rastro (B1_RASTRO) como S-SubLote.
Em Atualizações \ Saldos \ Inicial (MATA220), incluir os saldos referente ao produto e armazém.
O sistema dispara a mensagem:
Acessar Outras Ações\Inf. Lote
Em Atualizações \ Movimentações \ Internas \ Endereçamento \ Endereçar (MATA265), indicar um endereço ao produto com número de série.
Em Atualizações \ EPI \ EPI x Fornecedor (MDTA620), relacionar o EPI ao fornecedor
Em Atualizações \ EPI \ EPI x Funcionário (MDTA630), selecionar o funcionário e relacionar o EPI. Informe o campo Sub-lote (TNF_LOTESB) (caso o Lote (TNF_LOTECT) tenha sido preenchido anteriormente, ao selecionar o campo de Sub-lote, o Lote (TNF_LOTECT) é preenchido automaticamente), o campo Localização (TNF_ENDLOC) e o campo Número Série (TNF_NSERIE).
...
Campo para informar o rastreamento por sub-lote a que o EPI pertence.
Exemplo: 000001
...
Campo destinado a selecionar a localização física (endereçamento) do EPI.
Exemplo: Galpão
...
Campo para informar o número de série a que o EPI pertence.
Exemplo: 11231155213335112511
...
id
campodev
label
Devolução Parcial
Registros provindos da tabela EPIs Devolvidos (TLW) que possui relação com a EPIs Entregues Funcionários(TNF). Todos os campos abaixo são de preenchimento obrigatório.
...
Permite informar qual a data que o EPI foi devolvido. Não é possível informar uma data inferior a data de entrega do EPI.
Exemplo:
...
Hora Dev. (TLW_HRDEVO)
...
Permite informar qual a hora que o EPI foi devolvido. Em conjunto com o campo da data, não é possível informar uma data + hora inferior a data de entrega do EPI.
Exemplo: 16:20
...
Permite informar a quantidade de EPI que o usuário vai devolver. A quantidade pode ser total ou parcial da quantidade que foi entregue.
Exemplo: 1,00
...
Permite informar para qual almoxarifado o EPI será devolvido.
Informações
title
Almoxarifado
O almoxarifado de devolução não precisa ser o mesmo almoxarifado escolhido na entrega do EPI. Para isso, é necessário que após a criação do EPI o mesmo tenha sido vinculado a dois almoxarifados diferentes na rotina de Saldos Iniciais (MATA220).
...
Permite informar se o EPI será devolvido fisicamente ao almoxarifado de devolução ou não. Possui as opções 1-Sim (devolve o EPI) ou 2-Não (não devolve o EPI).