Processos
A integração com a RFB será realizada através dos WS do TSS no qual o TOTVS Gestão fiscal irá enviar os Eventos e o TSS se encarregará da assinatura dos XML, montagem dos lotes e comunicação com a RFB. Basicamente toda a integração com o TSS ocorrerá através dos processos "Transmitir" e "Consultar". Ambos os processos devem ser disponibilizados na lista de processos de cada Evento e, também, na lista de processos da visão dos menus "Eventos Cadastrais" e "Eventos Periódicos" podendo ser executados para um ou vários Eventos simultaneamente.
Informações |
---|
|
Os detalhes dos serviços do TSS devem ser consultados na especificação de integração com o TSS. |
Transmitir
as
Consultar
Este processo irá transmitir o Evento do ERP para a RFB através do TSS. O processo deverá permitir a execução por agendamento de Job de forma que seja capaz de identificar Eventos com status "Não transmitido" e "Alterado" enviando-os ao TSS de forma autônoma.
Montar xml
Deverá ser montado um xml para cada Evento conforme o layout e origem de dados do mesmo. No caso de erros ao montar o xml dos Eventos os mesmos devem ser gravados com Status de "Inconsistente", registrado histórico com os detalhes e apresentado no log para o usuário.
Dica |
---|
|
Para fins de geração do XML observar o comportamento do process "Gerar Eventos Periódicos" no documento de especificação de Eventos Periódicos e se possível implementar da mesma forma. |
Configurar TSS
A configuração será realizada somente se existirem xmls gerados para enviar ao TSS. O TSS deverá ser configurado conforme consta na especificação de integração com o TSS.
Validar o xml
Com o xml gerado deverá ser realizada uma validação de schema através do serviço VALIDARSCHEMA do TSS.
Os Eventos que apresentarem erros devem ser gravados com Status de "Inconsistente", registrado histórico com os detalhes e apresentado no log para o usuário.
Enviar ao TSS
Somente os Eventos que forem validados com sucesso podem ser enviados ao TSS através do serviço ENVIAREVENTOS.
Os Eventos que apresentarem erros devem ser gravados com Status de "Inconsistente" e os Eventos enviados com sucesso devem ser gravados com Status "Pendente". Ambos devem registrar histórico com os detalhes e apresentar no log para o usuário.
Consultar
Este processo irá consultar no TSS o resultado da transmissão realizada para a RFB. O processo deverá permitir a execução por agendamento de Job de forma que seja capaz de identificar Eventos com status "Pendente" consultando-os no TSS de forma autônoma.
Configurar TSS
O TSS deverá ser configurado conforme consta na especificação de integração com o TSS.
Consultar no TSS
Consultar os Eventos no TSS através do serviço CONSULTAREVENTOS. Se for identificado que os Eventos ainda não possuem uma resposta da RFB o usuário deve ser informado e um registro no histórico deve ser gravado, mas os Status dos Eventos não devem sofrer alterações. No caso da consulta ser realizada com sucesso o Status do Evento será alterado conforme o resultado obtido podendo ser "Autorizado" ou "Rejeitado", em ambos os casos um histórico deve ser gravado e no caso da rejeição ainda será necessário informar ao usuário o motivo da rejeição através de log.as