Histórico da Página
Tempo aproximado para leitura: 00:0104:00 min
Dúvida
Como funciona o bloqueio de funcionário para insumos previstos?
...
Solução
O processo de bloqueio de funcionário tem como finalidade possibilitar a reserva de mão de obra para determinada atividade em uma ordem de serviço, pode-se fazer uma analogia com o processo de empenho de produtos, realizado pelo módulo de estoque. Desta forma, este bloqueio alerta que o mesmo funcionário seja escalado em outras ordens de serviço no período no qual foi feito a reserva.
O processo Os bloqueios de bloqueio de funcionário por previsão pode ser realizado por diversas rotinas do módulo Manutenção de Ativos, sendo que estes bloqueios são centralizados podem ser realizados tanto pela inclusão de um insumo do tipo mão de obra em um ordem de serviço, como de forma manual, ou seja, sem vinculo com qualquer ordem de serviço, diretamente pela rotina Bloqueio de Funcionário - MNTA160, centralizando todos os bloqueios na tabela STK - Bloqueio de Funcionário.
Desta forma ao incluir um insumo previsto do tipo mão de obra em uma ordem de serviço, independente da rotina utilizada, o período de definido para utilização deste insumo fica registrado como bloqueado. Note que no exemplo a No exemplo, por meio da rotina Programação de O.S. - MNTA990 foi realizado a inclusão de um insumo previsto do tipo mão de obra foi prevista , com uma hora de duração, sendo esta iniciada às 08:00 do dia .
duração de uma hora (1h).
Após o processo de gravação da ordem de serviço, o insumo do tipo mão de obra gerou
Ao gravar o insumo na ordem de serviço, é gerado de forma automática o registro de bloqueio de funcionário. Este pode ser visualizado na rotina Bloqueio de Funcionário - MNTA160. Note que o O registro gerado de bloqueio contém todas as informações referentes a sua origem, como ordem de serviço, plano de manutenção e tarefa.
Outra forma de realizar a inclusão deste bloqueio, é diretamente pela rotina Bloqueio de Funcionário - MNTA160, desta forma o registro fica sem qualquer vinculo a uma ordem de serviço, entretanto é considerada igualmente quando verificado a disponibilidade do funcionário na convocação de uma nova atividade. Segue abaixo um exemplo de bloqueio realizado de forma manual:
Ao realizar a tentativa de incluir um novo insumo referente a um funcionário já bloqueado, o sistema emite um alerta, onde é informado a existência da reserva do funcionário para outra tarefa no mesmo período. Conforme o exemplo, no qual se refere ao bloqueio realizado de forma manual no exemplo anterior.
A mensagem de alerta apresentada ao insumos reportado na ordem de serviço:
usuário possibilita duas escolhas, a escolha de seguir com este conflito de disponibilidades do funcionário ou a escolha de voltar e reprogramar o horário do insumo que está reportando no momento. Nos casos onde se é optado por manter o conflito, é gerado automaticamente um registro na tabela STA - Problemas com Ordens Serviço, o qual pode ser consultado posteriormente na rotina Consulta Ordem de Serviço - MNTC790, conforme imagem abaixo:
Os registros de bloqueio de funcionários gerados pela processo de previsão de insumos do tipo mão de obra ou inclusão na rotina Bloqueio de Funcionário - MNTA160, além de serem considerados em validações na inclusão de insumos previstos, também são levados em consideração nas seguintes consultas/relatórios:
- Consulta de Ordens de Serviço - MNTC755
- Consulta de nivelamento de Mão de Obra - MNTC815
- Consulta de Disponibilidade x Realizados - MNTC905
- Programação O.S. - MNTA990 ( Utilizado nos folders de insumos )
Saiba mais
MP - MNT - Como funciona o bloqueio reporte de funcionário horas para insumos realizados do tipo mão de obra ?
Orientações gerais
Criando um Artigo: Para criar o artigo do zero, preencha as devidas informações seguindo as notações em negrito e o tempo de leitura. Em seguida remova as instruções entre colchetes.
...




