Page tree

Produto:

Logix

Ocorrência:

Como utilizar o gerador de relatório? 

Passo a passo:

Dentro da contabilidade, podem-se extrair diversas demonstrações financeiras contábeis por meio dos valores obtidos pelos atos e fatos contábeis ocorridos durante os exercícios contábeis de uma empresa. 

Dentre as várias demonstrações financeiras e contábeis que podem ser criadas e extraídas mediante a utilização da ferramenta de gerador de relatórios, podemos destacar o Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) e o Balanço Patrimonial (BP).

 

Procedimentos para utilização do gerador relatório:

1º) Realizar o cadastro do código do balanço no programa Códigos de balanços (CON0800/ CON10067).


2º) Realizar o cadastro de taxas e índices que serão utilizadas no cálculo no programa Índices/ Taxas para gerador relatórios (CON0060/ CON10068). Caso seja necessário fazer referência a um determinado valor (índice ou taxa), o qual possa variar de segmento para segmento. Para tornar prática a manutenção desse valor, é criada uma taxa informando o valor, a qual poderá estar em "N" posições da fórmula e em "N" balanços. A manutenção desse valor ocorre somente nessa tela.

Exemplos de taxas e índices que poderão ser utilizados:

 
  • Juros: é a remuneração do capital ou principal. Os juros impedem que o dinheiro desvalorize ao longo do tempo, compensando quem investe e quem empresta dinheiro. 
  • Indexação: introdução de uma relação automática entre as obrigações monetárias e o nível dos preços. 
  • Índice de valor: proporção do valor das transações realizadas sobre um valor mobiliário no valor transacionado no período sobre a totalidade de valores mobiliários da mesma categoria, negociados em idêntica tipologia de negociação ajustando para o efeito de comparações com valores históricos. 
  • Índice de Preços do Consumidor (IPC): indicador de inflação que consiste num cadastro de bens essenciais para todos os consumidores (alimentares, vestuário, energéticos, água etc.) e cujas variações refletem as variações dos preços dos bens que o constituem. 
  • Taxa de desconto: taxa de juros cobrada pelo banco central aos bancos comerciais.


3º) Realizar o cadastro das fórmulas que serão utilizadas no cálculo no programa Cadastro de fórmulas (CON0130/ CON10069).

Para montar a fórmula pode ser utilizado:

  - uso de caracteres especiais;


  - prefixos de identificação;


  - código da conta reduzida/taxa/código do item, memória;


  - delimitadores;


  - devem ser deixados " " (espaços) na fórmula entre cada campo;


Exemplos:

  • Calcular o saldo do item 200 pelo saldo da conta reduzida 100, somado ao saldo da conta reduzida 110 e acumular o resultado em memória
  • Adicionar o saldo do item 200 ao movimento da conta reduzida 335 e multiplicar pela constante 1,50
  • Calcular o saldo do item 250 pelo saldo das contas reduzidas 335 até 450 e acumular o resultado na memória M0


4º) Emitir o gerador de relatório para visualizar o balanço e seus cálculos através do programa Demonstrativo contábil (CON1990/ CON10070).

Observações: