Produto:

Datasul 

Ocorrência:

Como gerar o DANFE a partir do arquivo XML?

Passo a passo:

Nem todas as informações da nota ficam gravadas na tabela de nota fiscal, sendo que algumas informações são buscadas de cadastros para a geração do arquivos XML. Desta forma, quando havia a necessidade de reimprimir um DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica), as informações poderiam estar divergentes (entre o XML e o DANFE), devido a alteração de algum cadastro.

Para solucionar este problema, foi desenvolvido um parâmetro nos programas FT0518 (Emissor DANFE - versão 2) e FT0527 (Emissor DANFE NF-e Versão PDF), para permitir reimprimir o DANFE a partir do arquivo XML.

“Gera DANFE a partir do XML”: Este campo deve estar marcado para a reimpressão do DANFE a partir do XML retornado assinado da SEFAZ (Secretaria da Fazenda). Importante lembrar que somente XMLs assinados poderão ser reimpressos. O programa só permite selecionar essa opção quando houver um estabelecimento informado na pasta “Seleção” e somente quando a opção “Reimpressão” estiver selecionada também na pasta “Seleção”. O campo foi incluído na pasta “Parâmetros”;

“Repositório Arquivos XML”: Este campo permite selecionar o caminho em que estão os XMLs que se deseja reimprimir. O programa irá procurar neste repositório os XMLs de acordo com o que está parametrizado na pasta “Seleção”. Se o usuário informar o número da nota, o programa irá buscar o XML daquela nota. Se o usuário apenas informar o código do estabelecimento, o programa irá buscar no diretório os XMLs de todas as notas daquele estabelecimento e irá gerar o DANFE de todas as que forem encontradas. O sistema automaticamente sugere como base o diretório informado no cadastro de estabelecimento, integração com o TSS – CD0403B, de acordo com o estabelecimento informado na pasta “Seleção”.

Existem algumas regras que precisam ser atendidas para que o DANFE seja impresso. Quando essas não são atendidas, mesmo que o XML seja encontrado no diretório informado, o DANFE não será impresso. São as seguintes:

  • Se o tipo de emissão for “Normal” e a situação da nota não for “Uso Autorizado “;
  • Se o tipo de emissão for igual a “Contingência DPEC” e a situação da nota é diferente de “DPEC recebido pelo SCE” e diferente de “Uso Autorizado”;
  • Se o tipo de emissão for diferente de “Normal” e diferente de “Contingência DPEC” e a situação da nota é igual a “Documento Rejeitado”.

O programa segue duas regras possíveis para encontrar o XML de cada nota dentro da faixa informada no diretório. São elas:

  • Busca o nome do arquivo pelo seguinte padrão: estabelecimento + série (com 3 dígitos) + número da nota (de 7 a 9 dígitos) + .xml;
  • Ou, busca o nome do arquivo pelo seguinte padrão: chave de acesso da nota + .xml.

Observações:

Parâmetro liberado a partir da versão 12.1.3. Não está disponível para o EMS206.

 

#trackbackRdf ($trackbackUtils.getContentIdentifier($page) $page.title $trackbackUtils.getPingUrl($page))