Árvore de páginas



01. VISÃO GERAL

Realiza a comunicação com as instituições bancárias homologadas (Atualmente só o Banco do Brasil) e transmite os títulos a pagar que estão em borderô (EA_BORAPI = S) no Protheus. Para entender um pouco mais sobre a configuração do job acesse a documentação Configuração dos Jobs (Comunicação bancaria online)


02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

O job irá pesquisar na base de dados todos os borderôs que ainda não foram transmitidos (EA_TRANSF = vazio, status A REGISTRAR), que existiu uma tentativa de transmissão, porém, não foi possível confirmar o registro do pagamento, (EA_TRANSF = 'P', status RETORNO PENDENTE), que estão aguardando consulta (EA_TRANSF = 'V', status EM PROCESSAMENTO), que retornaram um status de bloqueado, rejeitado, cancelado etc. (EA_TRANSF = 'B', status BLOQUEADO/REJEITADO) ou foram rejeitados pela banco (EA_TRANSF = 'F', status RETORNO COM ERRO).

Caso configurado Transmitir rejeitados = Não no pergunte SX1 no Schedule do FINA717, o job não irá retransmitir os borderô que houveram falhas (EA_TRANSF = F), para mais informações veja o tópico abaixo PERGUNTAS (SX1).


  • Tabela de status:
StatusDescriçãoCampo EA_TRANSF
A REGISTRARBorderôs que ainda não foram transmitidos.Em branco
RETORNO PENDENTEBorderôs em que existiu uma tentativa de transmissão, porém, não foi possível confirmar o registro do pagamento.P
EM PROCESSAMENTOBorderôs que foram transmitidos e estão aguardando consulta sobre o status de processamento.V
BLOQUEADO/REJEITADOBorderôs que quando consultados retornaram um status de bloqueado, rejeitado, cancelado, devolvido etc.B
RETORNO COM ERROBorderôs que foram foram rejeitados diretamente pelo banco.F


Após a seleção dos títulos que serão enviados ao banco o job irá verificar o status do registro em questão para saber se deve ser realizado uma consulta daquele pagamento ao banco para verificar o status, ou se deve enviar o pagamento ao banco.


O job irá considerar como pagamentos que devem ser consultados os títulos que estiverem em borderô, que já foram transmitidos ao banco via API e estão marcados como EM PROCESSAMENTO (EA_TRANSF = V).

Nesse momento o job irá pegar o identificador do pagamento que fica gravado no campo EA_APIMSG, e consultar o status no banco, caso exista alguma falha o registro não será marcado como RETORNO COM ERRO (EA_TRANSF = F), mas sim como BLOQUEADO/REJEITADO (EA_TRANSF = B), dependendo de uma avaliação do usuário para tomada de decisão sobre o pagamento em questão.

O job irá considerar como pagamentos que devem ser transmitidos os títulos que estiverem em borderô e que estão marcados como A REGISTRAR (EA_TRANSF = vazio)  ou RETORNO COM ERRO (EA_TRANSF = F), vale ressaltar que para transmitir os rejeitados é necessário configurar o pergunte, veja o tópico 03. PERGUNTAS (SX1).

Nesse momento o job irá transmitir os títulos em lote ou individualmente ao banco, caso ocorra alguma falha nesse primeiro momento, os registros serão marcados como RETORNO COM ERRO (EA_TRANSF = F), caso contrario serão marcados como EM PROCESSAMENTO (EA_TRANSF = V) aguardando a próxima execução do job para consultar o status.



03. PERGUNTAS (SX1)

  • Transmitir rejeitados
    • Sim - Realiza a transmissão dos pagamentos que foram rejeitados pelo banco (EA_TRANSF = F, Status - RETORNO COM ERRO).
    • Não - Não realiza a transmissão dos pagamentos que foram rejeitados, sendo assim, o usuário deverá realizar a transmissão através do botão Transmitir rejeitados do Monitor de pendências. Para mais detalhes sobre esse processo acesse a documentação Monitor de pagamentos com pendências - FINA710
  • Tipo de envio do pagamento (Funcionalidade disponível a partir da expedição continua com data superior a )
    • Individual - Considera cada titulo como um lote, e será enviado um a um.
      • Exemplo:
        • Dois títulos (Titulo A e Titulo B) no mesmo borderô (Borderô A)
        • No envio do pagamento os títulos irão separados e cada um terá seu identificador do lote de pagamento, isso significa que o campo EA_IDTRANS será diferente entre os dois registros.
    • Lote - Considera o borderô como um lote, sendo assim, enviará todos os títulos pertencentes ao mesmo borderô no mesmo lote.
      • Exemplo:
        • Dois títulos (Titulo A e Titulo B) no mesmo borderô (Borderô A)
        • No envio do pagamento os títulos irão em conjunto no mesmo identificador do lote de pagamento, isso significa que o campo EA_IDTRANS para os dois registros terá o mesmo conteúdo.

04. PONTOS DE ENTRADA

Ponto de entradaDescriçãoDocumentação
F717LYTPermite alteração no layout de transmissão dos pagamentos.F717LYT – Permite alteração no layout de transmissão dos pagamentos.
F717GRVPermite gravação de dados complementares na transmissão dos pagamentos.F717GRV – Permite gravação de dados complementares na transmissão dos pagamentos.
NGFAPIQRPermite adicionar regra customizada para transmissão de pagamentos online.NGFAPIQR – Permite adicionar regra customizada para transmissão de pagamentos online.


05. TABELAS UTILIZADAS

  • SEA - Borderô
  • SE2 - Contas a Pagar
  • SA6 - Bancos
  • SEE - Parâmetros de banco