Produto:

Datasul.

Ocorrência:

 Banco Santander (FP5613).

Passo a passo:

Objetivo: Permitir a geração do arquivo de remessa contendo os dados dos valores do líquido para pagamento aos funcionários, com relação aos cálculos efetuados no período identificado, para ser enviado ao banco Santander.

FP5613 - Banco Santander.

Pré-requisitos: Cálculo da Folha de Pagamento efetuado.

Forma de pagamento parametrizada para o Banco Santander no programa FP1500 - Funcionários.

Visão Geral: Esta função visa tornar disponível os valores líquidos dos funcionários que possuem suas contas no Banco Santander. Estes valores líquidos a serem depositados em conta corrente dos funcionários serão processados a partir dos cálculos realizados e do tipo de folha ao qual se está efetuando.

Para esta rotina, o tipo de Folha de Pagamento poderá ser Normal, de Adiantamento Normal, de 13º Salário e de Adiantamento de 13º Salário.

Com relação a estes cálculos, o sistema tem como referência o período de cálculo e o tipo de folha para a geração dos valores a serem enviados ao Banco para depósito aos funcionários.

Procedimentos: Os procedimentos necessários para a execução desta função são:

1. Acionar o botão Layout, em qualquer uma das pastas, para que seja visualizado o formato e os campos que fazem composição no arquivo de líquido (opcional).

2. Parametrizar as informações na pasta Parâmetros.

3. Parametrizar as informações na pasta Seleção ou Digitação (conforme opção da pasta Parâmetros).

4. Parametrizar as informações na pasta Classificação.

5. Parametrizar as informações na pasta Impressão.

6. Acionar o botão Executar para que, de posse das parametrizações efetuadas nas pastas desta função, sejam geradas as informações dos líquidos dos funcionários calculados, no layout definido pelo Banco.

Descrição:

Botões:

Executar: Através deste botão, faz-se a execução do relatório com base nas informações parametrizadas nas pastas desta função. Gera-se a partir deste botão, o arquivo em meio-magnético.

Cancelar: Através deste botão, faz-se o cancelamento das informações parametrizadas, saindo da função.

Layout: Através deste botão, visualiza-se o layout do arquivo magnético que será enviado ao Banco, com as informações que fazem parte do mesmo. Detalhes adicionais poderão ser verificados no Botão Layout.

Setas de Movimentação: Através das setas de movimentação, pode-se navegar pelo layout apresentado na pasta Layout.

Editar Layout: Através deste botão, pode-se visualizar o layout do arquivo magnético num editor de texto padrão do Windows configurado para o usuário.

Sair: Através deste botão, o sistema sairá da tela, retornando para a tela base da função (volta para a pasta na qual foi acionado o botão Layout).

Pasta Parâmetros:

Nesta pasta estão contidos os itens necessários para a parametrização das informações, que farão parte do arquivo meio magnético.

Campos:

Arquivo Líquidos: Inserir o nome completo do arquivo de destino (diretório) do relatório que conterá os dados de líquido de pagamento dos funcionários que será gerado pelo programa.

Tipo de Folha: Assinalar o tipo de cálculo realizado pelo sistema, que serão geradas as informações de líquido para pagamento. Opções:

  • Normal: Folha normal de salários.
  • Adiantamento Normal: Folha de adiantamento de salários.
  • 13 Salário: Folha de 13º salário normal.
  • Adiantamento 13 Salário: Folha de adiantamento de 13º salário.

 Opção: Selecionar a opção a ser considerada para definição dos funcionários a serem considerados na geração do arquivo eletrônico. As opções disponíveis são:

  • Seleção: Determina que a seleção dos funcionários dar-se-á somente pela pasta seleção, considerando somente as faixas de seleção pertinentes ao código da empresa, matricula do funcionário, código do banco e categoria salarial. Essa opção permite maior agilidade quando da necessidade de informar uma faixa de informações a serem consideradas para o cálculo. Se escolhida esta opção, a pasta Digitação ficará desabilitada.
  • Digitação: Determina que a seleção do funcionário dar-se-á por intermédio da pasta Digitação, na qual será necessário informar os funcionários a serem considerados para a geração do arquivo. Essa opção permite maior agilidade quando da necessidade de informar poucos funcionários, permitindo que o cálculo seja efetuado somente para os funcionários desejados. Caso assinalada esta opção, a pasta Seleção ficará desabilitada.
  • Digitação + Seleção: Determina que a seleção dos funcionários dar-se-á por intermédio da pasta Digitação, a qual apresentará de forma automática todos os funcionários que estiverem dentro das faixas de dados definidas na pasta Seleção. Essa opção permite maior agilidade quando da necessidade de retirar determinados funcionários do cálculo, permitindo que o cálculo seja efetuado para uma determinada faixa, desconsiderando alguns funcionários que estejam dentro da mesma.

Banco Empresa: Selecionar o tipo de layout de acordo com o contrato feito entre o Banco e a Empresa.

Parcela: Inserir o número da parcela correspondente ao tipo de folha que irá compor as informações de líquido para pagamento. Exemplo: Folha Normal – Tipo: 1 – Parcela: 9.

Mês Referência: Inserir o mês e ano de processamento do cálculo para o tipo de folha selecionada para que seja realizada a geração do arquivo magnético de líquido para pagamento aos funcionários.

Estabelecimento: Inserir o código do estabelecimento centralizador das informações de pagamento dos funcionários, referente aos valores salariais da competência da Folha de pagamento.

Conta Corrente/DV: Inserir o código da conta corrente da empresa no banco informado onde será dada a baixa do valor para pagamento dos funcionários do respectivo valor de líquido.

Agência Empresa: Inserir o código da agência do Banco correspondente a empresa onde serão efetuadas as saídas de valores para as contas dos funcionários conforme a geração do líquido para pagamento.

Data Crédito: Inserir a data de lançamento (crédito) para os funcionários referente ao líquido de pagamento.

Código Convênio: Inserir o número do contrato do convênio da empresa com o Banco informado para a efetuação dos pagamentos dos líquidos dos funcionários, em decorrência do tipo de cálculo realizado e dos valores gerados.

Número Sequencial: Número sequencial adotado e controlado pelo responsável pela geração do arquivo. Para arquivos no ambiente PRODUÇÃO, enviar sequencial 000011 ou superior, pois os sequenciais de 000001 a 000010 são específicos para TESTE. Mesmo se o cadastro da empresa no Banco estiver em PRODUÇÃO, o arquivo será processado em ambiente TESTE.
Obs:  
O campo ficará habilitado somente para o banco “Santander Banespa”.

Pasta Seleção:

Nesta pasta estão contidos os itens necessários à seleção das informações que farão parte do arquivo meio magnético. As informações serão selecionadas a partir da faixa de empresa, matrícula, banco e categoria salarial.

Campos:

Estabelecimento: Inserir a faixa de código correspondente ao estabelecimento no qual o funcionário beneficiado desempenha suas atividades.

Matrícula: Inserir a faixa de códigos de matrícula dos funcionários para a qual será gerado o arquivo de remessa.

Banco: Inserir a faixa de código referente aos Bancos que farão a composição para a geração das informações no arquivo magnético.

Categoria Salarial - Assinalar quais serão as categorias salariais dos funcionários que deverão ser consideradas na geração das informações do arquivo magnético.

Pasta Classificação:

Nesta pasta estão contidas as formas de classificação das informações no arquivo de líquido meio magnético.

A opção de classificação Por Estabelecimento/Matrícula já vem inicializada como a padrão, cabendo ao usuário apenas selecionar a que identifica a sua necessidade de emissão.

Obs: Após a execução da função, no diretório definido na pasta Parâmetros, ficará localizado o arquivo contendo as informações para pagamento aos funcionários referente ao líquido do tipo de Folha de Pagamento do período.

Pasta Digitação:

Nesta pasta deverão ser informados os funcionários a serem considerados para a geração do arquivo.

Botões:

Inserir: Quando acionado, permite efetuar a digitação do estabelecimento e matrícula do funcionário a ser considerado na geração do arquivo de remessa.

Alterar: Quando acionado, permite alterar o estabelecimento e matrícula do funcionário na linha selecionada.

Retirar: Quando acionado, permite retirar a linha assinalada da lista apresentada.

Salvar: Quando acionado, permite que os dados informados nessa pasta sejam salvos, possibilitando sua futura utilização por intermédio do botão Recuperar.

Recuperar: Quando acionado, permite recuperar os dados armazenados por intermédio do botão Salvar.

Pasta Impressão:

Nesta pasta serão parametrizadas as opções para a forma de execução e destino do relatório.

Campos:

Destino: Assinalar qual será o destino das informações do relatório. Este campo possui as seguintes opções:

  • Impressora: Quando o relatório é gerado direto para a impressora selecionada.
  • Arquivo: Quando o relatório é gerado em arquivo, para impressão posterior.
  • Terminal:Quando o relatório é apresentado no vídeo, através de um editor de texto.

Execução: Assinalar qual será a forma de execução do relatório. Este campo possui as seguintes opções:

  • On-line: Quando for necessária a impressão imediata.
  • Batch: Utiliza-se quando se tratar da impressão de um arquivo com um grande volume de informações. O objetivo é liberar o equipamento para outro processamento. É criado um pedido de execução para um servidor de execução, remoto ou não. Este pedido será colocado em uma fila e aguardará a sua vez de ser executado.

Parâmetros de Impressão (Imprimir Página de Parâmetros): Quando este campo for assinalado, os parâmetros utilizados nesta execução serão apresentados na última página da listagem ou relatório gerado.

Observações:

 

 

#trackbackRdf ($trackbackUtils.getContentIdentifier($page) $page.title $trackbackUtils.getPingUrl($page))