Page tree

Produto:  SIGATMS

 

Versões: P11 e P12

 

Ocorrência: Configuração básica para Emitir CTE-e

 

Ambiente:  SIGATMS

 

Para emitir o CT-e é necessário seguir os seguintes passos relacionados a Atualização, Compatibilizadores/Ajustes, Configuração Inicial, Cadastros/Parametrizações, Instalação/Configuração TSS e Processo Operacional no SIGATMS.

Lembrando que os compatibilizadores e toda a configuração devem ser realizados em Ambiente de Teste, sendo a responsabilidade desta execução e configuração totalmente do Cliente.

As Figuras abaixo foram extraídas de uma Base "Fictícia" criada na Totvs onde cada Empresa deverá realizar as atualizações, parametrizações e cadastros de acordo com as suas informações.


Atualização


  1. Realizar Atualização Completa do Protheus quanto a RPO, Update, Binários, Lib, Dicionário de Dados, etc.


Compatibilizadores/Ajustes


  1. Executar o compatibilizador agrupador do SIGATMS "TMSP11R1". Dentro deste programa executar todos os compatibilizadores.


  2. Executar o compatibilizador "U_UPDSIGAFIS".


  3. Executar o compatibilizador "U_UPDSIGAFIN".


  4. Executar o compatibilizador "U_UPDSIGACTB".


  5. Executar o compatibilizador "NFEP11R1".


  6. Executar o compatibilizador "UPDFATNFE".


  7. Para as empresas que possuem mais de uma filial com as mesmas operações, que pretendem utilizar a mesma parametrização, sugerimos realizar ajustes nas tabelas a seguir definindo as mesmas como Compartilhada nos 3 níveis (Filial, Unidade e Empresa). Utilizar o programa "Bases de Dados" (CFGX031) que fica no caminho "Protheus >> Configurador >> Base de Dados >> Dicionario".

  8. Lembrando que o administrador do Protheus responsável no Cliente é que deverá decidir/definir o compartilhamento ou não das tabelas a seguir: SED, SE4, SB1, SB5, SF4, DA3, DA4, DA5, DA6, DA7, DA8, DAU, DVA, DUY, DTN, SA1, SA2, DUI, DUF, DUG, DV1, DC5, DC6, DB0.


  9. Alterar o tamanho do Grupo de Campo "011 - Parcela" para o tamanho "2". Utilizar o programa "Bases de Dados" (CFGX031) que fica no caminho "Protheus >> Configurador >> Base de Dados >> Dicionario".


Configuração Inicial


  1. Preencher o Parâmetro MV_INTTMS "Identifica se o Modulo do TMS esta integrado aos outros módulos.". Utilizar o programa "Bases de Dados" (CFGX031) que fica no caminho "Protheus >> Configurador >> Base de Dados >> Dicionario".


  2. Preencher o Parâmetro MV_ESTADO "Sigla do estado da empresa usuária do Sistema, para efeito de calculo de ICMS (7, 12 ou 18%).". Utilizar o programa "Bases de Dados" (CFGX031) que fica no caminho "Protheus >> Configurador >> Base de Dados >> Dicionario".
    Caso a Empresa possua mais de uma Filial como Transportadora, deverá Duplicar/Preencher um parâmetro para cada Filial.


Cadastros/Parametrizações


  1. Cadastrar Produto de Cálculo de Frete. Utilizar o programa "Produtos" (MATA010) que fica no caminho "Protheus >> TMS - Gestão de Transporte >> Atualizações >> Cadastros".


    A partir do "Zoom" do campo "Armazém Padrão", cadastrar um "Armazém Geral" pelo botão Incluir.


    A partir do "Zoom" do campo "Tipo Carga", cadastrar um Tipo de Carga como "Outros"" pelo botão Incluir.


  2. Cadastrar Produto para Cálculo de Imposto. ICMS e ISS (se for o caso – Transporte Municipal). Utilizar o programa "Produtos" (MATA010) que fica no caminho "Protheus >> TMS - Gestão de Transporte >> Atualizações >> Cadastros".




  3. Cadastrar Condição de Pagamento. Utilizar o programa "Condição de Pagamento" (MATA360) que fica no caminho "Protheus >> TMS - Gestão de Transporte >> Atualizações >> Cadastros".


  4. Cadastrar Grupo de Regiões.

    1. Cadastrar Grupo de Região “BRASIL”. Utilizar o programa "Grupo de Região" (TMSA115) que fica no caminho "Protheus >> TMS - Gestão de Transporte >> Atualizações >> Logistica".


  5. Cadastrar Estrutura de Regiões. Utilizar o programa "Estrutura de Regiões" (TMSA120) que fica no caminho "Protheus >> TMS - Gestão de Transporte >> Atualizações >> Logistica".

    1. Incluir a Região Brasil, utilizando o botão direito do Mouse.

    2. Selecionar a Região Brasil e Incluir os Estados (UFs) no qual a empresa irá utilizar para gerar o CT-e (UFs dos Remetentes, Destinatários, Transportadoras e demais envolvidos no frete). Utilize o Wizard pela opção “Opções >> Wizard).

    3. Selecionar o Estado no qual sua Empresa está localizada e Inclua a Filial Protheus Correspondente. Neste Exemplo a Filial Protheus está localizada no Estado de Santa Catarina. Utilize também o Wizard para este procedimento.

       

    4. Selecionar a Filial no qual sua Empresa está localizada e Inclua todas as cidades atendidas. Utilize também o Wizard para este procedimento. Procure pela primeira cidade do Estado em questão, selecione o mesmo e clique no botão “Marcar Todos” onde serão selecionadas todas as cidades do Estado.

    5. Selecionar a Filial no qual sua Empresa está localizada e Inclua todas as cidades atendidas. Utilize também o Wizard para este procedimento. Procure pela primeira cidade do Estado em questão, selecione o mesmo e clique no botão “Marcar Todos” onde serão selecionadas todas as cidades do Estado.

       

  6. Preencher o Parâmetro MV_CDRORI informando a Região correspondente à Cidade de Origem. Utilizar o programa "Bases de Dados" (CFGX031) que fica no caminho "Protheus >> Configurador >> Base de Dados >> Dicionario".
    Busque este código do cadastro de Grupo de Região.
    Neste exemplo a Filial está localizada na cidade de Joinville.
    Caso a Empresa possua mais de uma Filial como Transportadora, deverá Duplicar/Preencher um parâmetro para cada Filial.


     

  7. Cadastrar Complemento de Região. Basta apenas cadastrar um complemento para a região “BRASIL” com o Serviço de Transporte “3-Entrega” e Tipo de Transporte “1-Rodoviário”. Utilizar o programa "Complemento de Regiões" (TMSA380) que fica no caminho "Protheus >> TMS - Gestão de Transporte >> Atualizações >> Logistica".

  8. Cadastrar os Clientes necessários para o Transporte (Remetente, Destinatário, Consignatário (caso exista), Etc.). Utilizar o programa "Clientes" (MATA030) que fica no caminho "Protheus >> TMS - Gestão de Transporte >> Atualizações >> Cadastros".


  9. Cadastrar um Cliente Genérico. Este Cliente genérico é utilizado para simplificar algumas configurações no SIGATMS não sendo necessário realizar estas configurações para todos os Pagadores do Frete. Utilizar o programa "Clientes" (MATA030) que fica no caminho "Protheus >> TMS - Gestão de Transporte >> Atualizações >> Cadastros".


  10. Preencher parâmetro MV_CLIGEN “Define o código do Cliente / Loja que serão utilizados nos Contratos Genéricos (Modulo TMS).” Informar o Código e a Loja junto sem espaço. Utilizar o programa "Bases de Dados" (CFGX031) que fica no caminho "Protheus >> Configurador >> Base de Dados >> Dicionario".

     

  11. Cadastrar Tarefa x Atividades. Utilizar o programa "Tarefas x Atividade" (DLGA080) que fica no caminho "Protheus >> TMS - Gestão de Transporte >> Atualizações >> Serviços".

    1. Tabela Padrão (SX5) – L2 (Tarefa). Cadastrar Saída, Chegada e Descarga para cada Filial. Utilizar o programa "Bases de Dados" (CFGX031) que fica no caminho "Protheus >> Configurador >> Base de Dados >> Dicionario".


    2. Tabela Padrão (SX5) – L3 (Atividade). Verificar se os códigos "048, 049, 050 e 051" estão cadastrados e se não tiverem cadastrar. Utilizar o programa "Bases de Dados" (CFGX031) que fica no caminho "Protheus >> Configurador >> Base de Dados >> Dicionario".


    3. Cadastrar Tarefas x Atividades de Saída, Chegada, Descarga e Carregamento. Utilizar o programa "Tarefas x Atividade" (DLGA080) que fica no caminho "Protheus >> TMS - Gestão de Transporte >> Atualizações >> Serviços".

  12. Cadastrar Serviço x Tarefa. Utilizar o programa "Serviço x Tarefas" (DLGA070) que fica no caminho "Protheus >> TMS - Gestão de Transporte >> Atualizações >> Serviços".

    1. Tabela Padrão (SX5) – L4 (Serviço). Cadastrar "Entrega Filial 01" para cada Filial e "Serviço de Negociação Entrega" apenas uma vez. Utilizar o programa "Bases de Dados" (CFGX031) que fica no caminho "Protheus >> Configurador >> Base de Dados >> Dicionario".


    2. Carregamento Entrega (Operacional). Utilizar o programa "Serviço x Tarefas" (DLGA070) que fica no caminho "Protheus >> TMS - Gestão de Transporte >> Atualizações >> Serviços".


    3. Entrega (Operacional). Utilizar o programa "Serviço x Tarefas" (DLGA070) que fica no caminho "Protheus >> TMS - Gestão de Transporte >> Atualizações >> Serviços".

    4. Entrega (Negociação). Utilizar o programa "Serviço x Tarefas" (DLGA070) que fica no caminho "Protheus >> TMS - Gestão de Transporte >> Atualizações >> Serviços".


     

  13. Preencher o Parâmetro MV_SVCENT “Código do serviço p/ carregamento de entrega do módulo TMS.” com o serviço de “Carregamento Entrega (Operacional)” cadastrado acima. Utilizar o programa "Bases de Dados" (CFGX031) que fica no caminho "Protheus >> Configurador >> Base de Dados >> Dicionario".

  14. Preencher o Parâmetro MV_TMSCFEC “Indica se as funcionalidades de carga fechada estao ativas.” Caso o cliente utilize as funcionalidades de carga fechada. Utilizar o programa "Bases de Dados" (CFGX031) que fica no caminho "Protheus >> Configurador >> Base de Dados >> Dicionario".


  15. Cadastrar Componentes de Frete. Utilizar o programa "Componentes Frete" (TMSA030) que fica no caminho "Protheus >> TMS - Gestão de Transporte >> Atualizações >> Comercial". Abaixo seguem alguns exemplos de componentes de frete onde a Empresa deverá cadastrar os componentes negociados com os seus Clientes.


  16. Cadastrar Configuração da Tabela de Frete. Utilizar o programa "Config.tab. Frete" (TMSA130) que fica no caminho "Protheus >> TMS - Gestão de Transporte >> Atualizações >> Comercial". Abaixo segue um exemplo de Configuração de Tabela de Frete, onde a Empresa deverá cadastrar de acordo com a negociação com os seus Clientes.

  17. Cadastrar Tabela de Frete. Utilizar o programa "Tab.de Frete" (TMSA010) que fica no caminho "Protheus >> TMS - Gestão de Transporte >> Atualizações >> Comercial". Abaixo segue um exemplo de Tabela de Frete, onde a Empresa deverá cadastrar de acordo com a negociação com os seus Clientes.








  18. Preencher o Parâmetro MV_CALNORI “Utilizado para definir se deverá ser verificado os níveis superiores da região origem no cálculo do frete.”. Caso o cliente queira subir a estrutura de regiões para origem da tabela. Utilizar o programa "Bases de Dados" (CFGX031) que fica no caminho "Protheus >> Configurador >> Base de Dados >> Dicionario".


  19. Preencher o Parâmetro MV_CONTHIS “Controla alteração da Tabela/Ajuste de Frete”. Caso esteja habilitado não permite alteração de Tabela de Frete. Deixar como “.T.”. Utilizar o programa "Bases de Dados" (CFGX031) que fica no caminho "Protheus >> Configurador >> Base de Dados >> Dicionario".


  20. Cadastrar Contrato do Cliente. Utilizar o programa "Contrato Cliente" (TECA250) que fica no caminho "Protheus >> TMS - Gestão de Transporte >> Atualizações >> Comercial". Abaixo segue um exemplo de Contrato de Cliente utilizando o "Cliente Genérico", onde a Empresa deverá cadastrar de acordo com a negociação com os seus Clientes.


  21. Preencher o Parâmetro MV_PRDDIV “Define se poderá ser informado diversos produtos nas rotinas de Gestão de Transporte”. Define se o cálculo do frete será por Produto Transportado. Deixar como desabilitado “.F.”. Utilizar o programa "Bases de Dados" (CFGX031) que fica no caminho "Protheus >> Configurador >> Base de Dados >> Dicionario".


  22.  Cadastrar Tipo de Faturamento. Utilizar o programa "Tipo Faturamento" (TMSA580) que fica no caminho "Protheus >> TMS - Gestão de Transporte >> Atualizações >> Financeiro". Abaixo segue um exemplo de Tipo de Faturamento, onde o Cliente deverá cadastrar de acordo com a negociação com os seus Clientes.


  23. Cadastrar Perfil do Cliente. Utilizar o programa "Perfil do Cliente" (TMSA480) que fica no caminho "Protheus >> TMS - Gestão de Transporte >> Atualizações >> Comercial". Abaixo segue um exemplo de Perfil do Cliente utilizando o "Cliente Genérico", onde a Empresa deverá cadastrar de acordo com a negociação com os seus Clientes.


  24.  Preencher o Parâmetro MV_FATCUB “Fator de cubagem padrão”. Define o Fator de Cubagem padrão. Preencher com 300. Utilizar o programa "Bases de Dados" (CFGX031) que fica no caminho "Protheus >> Configurador >> Base de Dados >> Dicionario".

  25. Cadastrar Configuração de Documento. Realizar um Cadastro para cada Tipo de Documento que a Empresa for utilizar (Devolução, Reentrega, Complemento, Retorno, Anulação, Substituição). Utilizar o programa "Config.documentos" (TMSA150) que fica no caminho "Protheus >> TMS - Gestão de Transporte >> Atualizações >> Doctos e Regas". A Série informada para o Documento deverá ser previamente cadastrada na Tabela Genérica "SX5" na tabela "01" (Séries de N. Fiscais). Para os Documento de CT-e, informar o Código de Produto cadastrado para o Imposto de ICMS. Para os Documento de "Nota Fiscal" (Transporte dentro do mesmo município), informar o Código de Produto cadastrado para o Imposto de ISS.


  26. Cadastrar as TESs com CFOPs Fiscal do TMS de 5351 a 5357 e 5932 (para emitir CT-e em UF que a Transportadora não possui Filial). Os começados com “6” não precisa cadastrar pois o sistema altera de forma automática. Utilizar o programa "Tipo de Ent/Saida" (MATA080) que fica no caminho "Protheus >> TMS - Gestão de Transporte >> Atualizações >> Cadastro". Estes cadastros deverão ser realizados pelo responsável Fiscal da Empresa.


  27. Cadastrar Regra de Tributação. Criar uma Regra de Tributação para cada Tipo de Documentos relacionando às possíveis TESs para o mesmo. Exemplo: CTRC, Devolução, Complementar, Anulação, Substituição, Nota Fiscal de Serviço “Frete Municipal”, Etc. Utilizar o programa "Regras Tributação" (TMSA410) que fica no caminho "Protheus >> TMS - Gestão de Transporte >> Atualizações >> Doctos e Regas". Segue abaixo um exemplo.

    O campo "Regra Trib." é alimentado pela tabela genérica "MC" que deve ser configurado pelo "SIGACFG", programa "Bases de Dados" que fica no caminho "Base de Dados >> Dicionário", conforme exemplo abaixo.



  28. Cadastrar Regra de Tributação por Cliente. Necessário cadastrar pelo menos um registro por Cliente Genérico para cada Tipo de Documento que for utilizar. Exemplo (CTRC, Devolução, Reentrega, Complemento, Substituição, Nota Fiscal, etc.). Utilizar o programa "Regra por Cliente" (TMSA600) que fica no caminho "Protheus >> TMS - Gestão de Transporte >> Atualizações >> Doctos e Regas". Abaixo segue um exemplo de Regra de Tributação por Cliente utilizando o "Cliente Genérico", onde a Empresa deverá cadastrar de acordo com a negociação com os seus Clientes.


  29. Preencher o Parâmetro MV_TMSMFAT para faturar pelo DT6. “Modo de Faturamento do TMS. 1- Faturamento pelo Financeiro (SE1) – Será gerado um Título por CTRC; 2- Faturamento pelo TMS (DT6) – Neste caso o título será gerado a partir de uma Fatura do TMS. Utilizar o programa "Bases de Dados" (CFGX031) que fica no caminho "Protheus >> Configurador >> Base de Dados >> Dicionario".

  30. Preencher o Parâmetro MV_TMSVINF "Permite informar o valor do frete na digitação Nota Fiscal". Configurar como “.T.”. Utilizar o programa "Bases de Dados" (CFGX031) que fica no caminho "Protheus >> Configurador >> Base de Dados >> Dicionario".



  31. Preencher o Parâmetro MV_ESPECIE “Contem tipos de documentos fiscais utilizados na emissão de notas fiscais”. No Exemplo "UNI=NF;375=CTE", indica que para o Documento do Tipo "NF" será utilizado a Série "UNI" e para o Documento do Tipo "CTE" será utilizado a Série "375". Utilizar o programa "Bases de Dados" (CFGX031) que fica no caminho "Protheus >> Configurador >> Base de Dados >> Dicionario".


  32. Preencher o Parâmetro MV_TMSCTE “Habilita o Ct-e - Conhecimento de transp.Eletronico”. Configurar com o valor ".T.". Utilizar o programa "Bases de Dados" (CFGX031) que fica no caminho "Protheus >> Configurador >> Base de Dados >> Dicionario".


  33. Preencher o Parâmetro MV_TMSANTT “Preencher o conteúdo com o numero da ANTT da transportadora”. Utilizar o programa "Bases de Dados" (CFGX031) que fica no caminho "Protheus >> Configurador >> Base de Dados >> Dicionario".



  34.  Preencher o Parâmetro MV_CTEVFRE “Determina valor a ser utilizado do componente de frete (.T. = Valor Sem Imposto / .F. = Valor Com Imposto)”. Utilizar o programa "Bases de Dados" (CFGX031) que fica no caminho "Protheus >> Configurador >> Base de Dados >> Dicionario".


  35. Cadastrar Fornecedor “Seguradora da Transportadora”. Utilizar o programa "Fornecedor" (MATA020) que fica no caminho "Protheus >> TMS - Gestão de Transporte >> Atualizações >> Cadastros".


  36.  Preencher o Parâmetro MV_FORSEG "Define o código e loja do fornecedor definido como Seguradora. Serão utilizados na geração de títulos a pagar de seguro". Informar o Código e Loja sem espaço cadastrado. Utilizar o programa "Bases de Dados" (CFGX031) que fica no caminho "Protheus >> Configurador >> Base de Dados >> Dicionario".


  37.  Preencher o Parâmetro MV_FRETEST "Define alíquotas internas de ICMS de cada estado a serem utilizadas nas notas de Conhecimento de frete.Ex.: SP18MG18" com o mesmo modelo de preenchimento do parâmetro MV_ESTICM, porém definindo as alíquotas corretas para o transporte de carga. Utilizar o programa "Bases de Dados" (CFGX031) que fica no caminho "Protheus >> Configurador >> Base de Dados >> Dicionario".


Instalação/Configuração TSS


  1. Instalar o TSS (Instancia própria no banco, ODBC próprio, configuração e revisão do .INI e serviço). Conforme orientação no link Instalação TSS.

  2.  Incluir a função SPEDCTE no menu do SIGATMS caso não exista.

  3. Incluir a função TMSA021 - Classificação ONU no menu do SIGATMS caso não exista.

  4. Configurar a comunicação com o TSS (Wizard para configuração do certificado digital) pelo programa SPEDCTE.

 

Processo Operacional


  1. Cadastrar Lote Entrada NF. Utilizar o programa "Lote Entrada NF" (TMSA170) que fica no caminho "Protheus >> TMS - Gestão de Transporte >> Atualizações >> Recebimento". Este Lote também poderá ser cadastrado pela opção de Zoom do Lote no momento do cadastro de Entrada Dc. Cliente pelo botão "Incluir.


  2. Cadastrar Entrada Dc. Cliente. Utilizar o programa "Entrada Dc. cliente" (TMSA050) que fica no caminho "Protheus >> TMS - Gestão de Transporte >> Atualizações >> Recebimento".
    1. Incluir o Documento do Cliente (Nota Fiscal).



    2. Calcular o Documento do Cliente (Nota Fiscal) gerando assim o CT-e.



    3. Acessar o Monitor de Emissão do CT-e.


    4. Transmitir o CT-e.


  3. Compilar o RDMAKE "RTMS27.PRW" no RPO e realizar a emissão do CT-e


 

Observações: Links relacionados aos processos:

TMS0005_CTE - Base de conhecimento agrupadora. Apresenta ou agrupa processos e rejeições relacionadas ao Ct-e.

http://tdn.totvs.com/display/PROT/TMS0005_CTE

 

TMS0005_CTE_IMPLANTACAO - Apresenta principais cadastros e configurações para emissão do Ct-e.

http://tdn.totvs.com/display/PROT/TMS0005_CTE_IMPLANTACAO 

 

TMS0005_DACTE - Apresenta os principais tipos de emissão do DACTE.

http://tdn.totvs.com/display/PROT/TMS0005_DACTE

 

TMS0005_HORARIO_DE_VERAO - Apresenta configurações utilizadas para o horário de verão ou fuso horário entre filiais e servidor.

http://tdn.totvs.com/display/PROT/TMS0005_HORARIO_DE_VERAO

 

TMS0005_REJEICAO_746 - Apresenta a configuração para rejeição 746(Tipo de Serviço inválido para o tomador informado.)

http://tdn.totvs.com/display/PROT/TMS0005_REJEICAO_746

 

TMS0003_Calculo_de_Impostos - Apresenta ou agrupa assuntos relacionados ao cálculo de impostos no TMS.

TMS0003 - Cálculo de Impostos