import.css=/download/attachments/327912/newLayout.css

Cipher

A finalidade desse componente é criptografar ou descriptografar informações trafegadas no TOTVS | ESB. O componente de criptografia permite que seja possível criptografar e descriptografar mensagens de forma simétrica e assimétrica. As propriedades comuns se encontram na tabela abaixo.

  • Simétrica: criptografia baseada em algoritmos que dependem de uma mesma chave, denominada chave secreta, que é usada tanto no processo de criptografia quanto no de descriptografia. Somente o emissor e o receptor devem conhecer a chave secreta. Este processo é mais rápido que a criptografia assimétrica.
  • Assimétrica: criptografia baseada em algoritmos que utilizam duas chaves diferentes, relacionadas matematicamente através de um algoritmo, de forma que o texto cifrado pela chave 1 do par somente poderá ser decifrado pela chave 2 do mesmo par.
     

As duas chaves envolvidas são denominadas pública e privada. Se a mensagem for criptografada com a chave pública (de domínio comum), somente o receptor que tiver a chave privada pode descriptografar os dados. Isso garante que somente quem tem a posse da chave privada pode abrir a mensagem. Já se a mensagem for criptografada com a chave privada, todos os receptores que tiverem posse da chave pública poderão ler a mensagem e ter a garantia de que quem criptografou a mensagem somente pode ser o detentor da chave privada.

Campo Descrição
Name Inserir uma identificação para a configuração do componente.
Mode Selecionar o modo de criptografia.
  1. Symmetric: para quando a criptografia é feita utilizando um algoritmo e uma senha;
  2. Asymmetric: para quando a criptografia é feita utilizando uma chave pública ou privada.
Action Selecionar a ação que será realizada.
  1. Encrypt: quando se deseja criptografar as informações;
  2. Decrypt: quando se deseja descriptografar as informações.

 

O componente possui propriedades específicas para cada modo de criptografia. Para a criptografia Symmetric (simétrica) as seguintes propriedades são habilitadas.

Campo Descrição
Algorithm Selecionar o algoritmo de criptografia a ser utilizado. Os algoritmos de criptografia mais utilizados são o AES, o BLOWFISH e o DES, porém, o algoritmo deverá ser selecionado considerando qual o algoritmo é utilizado no sistema externo.
Password Inserir a senha para criptografia ou descriptografia. A mesma senha utilizada para criptografar deve ser usada para descriptografar.

 

Para a criptografia Asymmetric (assimétrica) as seguintes propriedades são habilitadas.

Campo Descrição
Keystore Inserir o caminho completo para o diretório no qual se encontram os certificados.
Key Alias Inserir o apelido do certificado dentro do Keystore.
Password Inserir a senha para criptografia ou descriptografia. A mesma senha utilizada para criptografar deve ser usada para descriptografar.
Key Type Selecionar o tipo da chave.
  1. Private: quando a chave utilizada é uma chave Privada;
  2. Public: quando a chave utilizada é uma chave Pública.