Antes de desenvolver o adapter de negócios, deve-se atentar ao tipo de integração que será desenvolvida: síncrona e/ou assíncrona. Essa informação determina a dinâmica da integração, por exemplo, em uma integração assíncrona, a resposta não será imediata e o retorno do envio será nulo, logo, cabe ao adapter de negócio ou a própria tela tratar esse tipo de integração.

Características de uma classe de envio:

Para criação do objeto BusinessMessage para envio ao EAI através do método dispatchMessage, deve ser utilizada a classe da mensagem de negócio. Exemplo:

 

Depois de preenchido os atributos de negócio da mensagem, o objeto deve ser enviado ao EAI para integração:

 

Nesse momento, deve se atentar ao tipo de integração definido no atributo DeliveryType da mensagem de negócio: síncrono (sync) ou assíncrono (async).

No caso de uma integração síncrona, a resposta (oResponse - RespondeMessage) virá preenchida com ou sem erro na integração e deve ser tratada pelo adapter logo após a chamada do método dispatchMessage.

Em uma integração assíncrona, a resposta (oResponse – ResponseMessage) virá com o valor nulo (?). O tratamento do retorno dessa integração, deverá ser tratada no método processMessage(ResponseMessage), que será invocado automaticamente pelo EAI posteriormente.