Produto | : | TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento |
Processo | : | Faturamento Parcial |
Subprocesso | : | Desdobramento X Faturamento Parcial |
Versão | : | 11.82 |
Faturamento Parcial
Com a migração do movimento para .NET, estamos substituindo o conceito de Desdobramento pelo Faturamento Parcial.
O Desdobramento consiste em gerar um novo movimento quando o movimento original não tem a quantidade de seus itens totalmente recebida ou faturada. Este novo movimento é gerado com o mesmo número do movimento original, porém com a série acrescida de um sequencial que identifica o número de vezes que o movimento foi recebido ou faturado parcialmente e a quantidade do item pendente de recebimento ou faturamento.
Dependendo do processo de cada cliente, este modelo aumenta significativamente o número de movimentos na base de dados, o que ainda dificulta a montagem de consultas e relatórios demonstrando a rastreabilidade entre os movimentos.
No Faturamento Parcial não será gerado um novo movimento com a diferença de quantidade pendente de recebimento ou faturamento. A quantidade pendente será atualizada no campo de quantidade do próprio movimento. O status do movimento será alterado para Parcialmente Recebido ou Faturado.
O movimento será recalculado com base na nova quantidade.
Os valores originais do movimento serão armazenados em campos específicos.
Os benefícios do Faturamento Parcial em relação ao Desdobramento são:
Do ponto de vista do desenvolvimento, temos a facilidade para manutenção do aplicativo.
Já os clientes ganham com a melhoria na rastreabilidade dos movimentos facilitando a integração com outros aplicativos. Melhoria também na rastreabilidade dos movimentos que utilizam lote, número de série e grade. Outro ganho é o histórico dos lançamentos financeiros dos movimentos faturados parcialmente, onde todos os lançamentos financeiros são visualizados em uma única tela (Lançamentos – Financeiros).
Visualização do Movimento
Os itens totalmente recebidos ou faturados terão a quantidade e os valores zerados.
Um movimento totalmente recebido ou faturado terá os valores zerados.
Os campos zerados no recebimento / faturamento parcial do movimento serão:
Observe nesta representação de um recebimento parcial, que o primeiro item foi recebido totalmente, ficando com a quantidade e o valor zerado. O movimento é recebido novamente, sendo recebido o segundo item totalmente. Agora o movimento ficou com todos os itens com quantidade e os respectivos valores zerados. Esta será mais uma forma de identificarmos que o movimento foi totalmente recebido, além do status que continuará sendo alterado para Recebido ou Faturado.
Atenção:
Caso o usuário queira que o item original permaneça pendente de recebimento, ele deverá ser excluído no momento do faturamento e em seguida incluído o novo item.
Log de Faturamento
Para armazenar um histórico dos faturamentos/recebimentos de um movimento, criamos um Log de Faturamento que é composto pelas seguintes tabelas:
TMOVLOGFAT à Log dos Faturamentos
TMOVRATCCULOGFAT à Log dos Rateios de Centro de Custo
TMOVRATDEPLOGFAT à Log dos Rateios de Departamento
TTRBMOVLOGFAT à Log dos Tributos do Movimento
TITMMOVLOGFAT à Log dos Itens de Movimento
TITMMOVRATDEPLOGFAT à Log dos Itens – Rateio Departamento
TITMMOVRATCCULOGFAT à Log dos Itens – Rateio Centro de Custo
Além dessas tabelas, na TITMMOV criamos os campos: VALORBRUTOITEM (que nas versões anteriores, era apresentado e calculado somente na tela como ‘Valor Item’), o campo VALORBRUTOITEMORIG (na tela: Valor Original do Item) e o campo de QUANTIDADETOTAL (que apresenta a quantidade original, a ultima quantidade do item antes do mesmo ser faturado pela primeira vez)
Através dessas tabelas e desses novos campos da TITMMOV será possível identificar os valores iniciais de um movimento, bem como os diversos faturamentos parciais que possam ter ocorrido.
Atenção:
Valores Originais
Para que o cliente possa consultar os Valores Originais do movimento e o Log de Faturamento, foi disponibilizado na interface do movimento, no grupo Consultas, o subgrupo ‘Valores Originais’.
Por esta interface será possível consultar os detalhes de todos os faturamentos do movimento.
Na parte superior temos os valores totais do Movimento: Valor Bruto, Valor Outros, Valor Liquido e Valor Lançamento Financeiro. Já na parte inferior temos o histórico dos faturamentos.
Na interface do item de movimento, os Valores Originais serão apresentados no Grupo Identificação, Sub Grupo Cabeçalho.
Atenção:
Status do Movimento
O movimento Faturado Parcialmente terá um status diferenciado: foi criado o Status ‘G’ – Parcialmente Faturado / Recebido.
No modelo do Desdobramento, o movimento ‘Recebido / Desdobrado’ ou ‘Faturado / Desdobrado’ não possuia um status específico. Para apresentar esta descrição na visão do movimento, o sistema consistia se o status do movimento era Faturado ou A Pagar (letra F) e o campo IDMOVPEDDESDOBRADO não estava nulo.
Status do Movimento
Houve uma alteração no filtro de movimentos para adequação ao processo de Faturamento Parcial. Na interface fixa (parte superior do filtro) no campo de status foram criadas duas novas opções e o status Pendente foi modificado.
Status novos:
Parcialmente Recebido ou Parcialmente Faturado à irá selecionar os movimentos com status = G (Parcialmente Faturado ou Recebido);
Não Recebido ou Não Faturado à irá selecionar os movimentos com status = A (movimentos que não foram parcialmente faturado/recebido nem faturado/recebido totalmente);
O status Pendente agora irá selecionar os movimentos com status = A e os movimentos com status = G.
Impacto nos Relatórios
Para auxiliar na montagem de relatórios, consultas e fórmulas, foi criada uma nova função de fórmula, KQTTOTAL ‘Quantidade Total do Item de Movimento’ que retorna a quantidade inicial do item de movimento.
Para que seja possível analisar os diversos faturamentos de um determinado movimento, foram criados os seguintes relatórios:
Todos esses relatórios estão disponíveis no book de relatórios e sugerimos que sejam importados na base de dados dos clientes.
Observação: Consideramos que as informações constantes nestes relatórios são as essenciais para análise do faturamento dos movimentos. Se algum cliente necessitar de mais alguma informação devido ao seu processo, o mesmo deverá dar manutenção no relatório conforme suas necessidades.
Parâmetros Alterados
O parâmetro ‘Efeito Pedido’ que no modelo do desdobramento define se o movimento origem será desdobrado, desdobrado automaticamente ou não será desdobrado, teve as descrições das opções alteradas para atender o modelo de Faturamento Parcial.
Onde se lia: Desdobrar, lê-se agora ‘Faturar Parcialmente’, Não Desdobrar, lê-se ‘Não Faturar Parcialmente’ e Desdobrar Automático, lê-se ‘Faturar Parcialmente Automático.
A finalidade desse parâmetro permanece semelhante ao do Desdobramento.
Escolhendo: Faturar Parcialmente será apresentada uma mensagem com as opções: SIM, NÃO e AUTOMÁTICO, onde o usuário deverá optar por uma delas. Optando por SIM, será apresentada a tela para edição do movimento origem que está sendo faturado (esta opção só estará disponível para movimentos que não tenham sido originados de agrupamento). Optando por NÃO, o movimento origem será baixado (concluído) independente de estar sendo faturado parcialmente. Já a opção AUTOMÁTICO, o movimento origem será faturado parcialmente automaticamente.
Escolhendo: Não Faturar Parcialmente, o movimento origem será baixado (concluído) independente de estar sendo faturado parcialmente.
Escolhendo: Faturar Parcialmente Automático, o movimento origem será faturado parcialmente automaticamente, fechando a tela de edição do movimento origem.
Parâmetros Alterados
Impacto Financeiro:
Outro parâmetro que também foi alterado é o ‘Lançamento Pedido Desdobrado’ que teve a descrição alterada para ‘Lançamento Pedido Faturado Parcialmente’. O mesmo continua definindo se será gerado um lançamento financeiro para o movimento faturado parcialmente.
No modelo de Desdobramento, tínhamos as opções: Não Gerar, Gerar e Copiar.
No modelo de Faturamento parcial, temos as opções: Não Gerar e Gerar.
A opção ‘Copiar’ foi desabilitada.
Parâmetros Alterados
A funcionalidade da opção ‘Copiar’ tem o mesmo efeito de marcar a opção Não gerar, juntamente com a opção Nenhum do Parâmetro ‘Lançamentos no Faturamento após Geração do Mov.’.
Impacto Contábil
No modelo do Desdobramento, se um tipo de movimento estava parametrizado para gerar contabilização e o movimento fosse desdobrado, era gerado contabilização para o movimento original e para o desdobrado, sendo que a contabilização do desdobrado era referente somente ao valor pendente.
No modelo do Faturamento Parcial, a contabilização ocorrerá somente para o movimento original, ou seja, NÃO será gerado contabilização para o valor pendente.
Impacto no Estoque
Houve uma mudança no comportamento do estoque com o Faturamento Parcial.
No modelo de Desdobramento, quando um movimento que afeta estoque (qualquer saldo), seja aumentando ou diminuindo, é desdobrado e o parâmetro ‘Afeta Estoque Após Faturado / Recebido’ esta marcado, o estoque considera a quantidade do movimento original mais a quantidade do movimento desdobrado.
Caso o parâmetro ‘Afeta Estoque Após Faturado / Recebido’ não esteja marcado, o estoque é refeito considerando somente a quantidade do movimento desdobrado.
Impacto no Estoque
Agora, com o Faturamento Parcial...
Para movimento Faturado ou Recebido Parcialmente que afeta estoque, seja aumentando ou diminuindo, cujo parâmetro ‘Afeta Estoque Após Faturado / Recebido’ esteja marcado, o estoque NÃO será refeito, continuará refletindo a quantidade original do movimento.
Caso o parâmetro ‘Afeta Estoque Após Faturado / Recebido’ não esteja marcado, o estoque será refeito considerando a nova quantidade do movimento após o faturamento parcial.
Conversão de Dados
Para facilitar a conversão dos dados dos clientes que trabalham com o modelo de desdobramento, foi criado um wizard que irá converter, filtros de movimento, filtros de relatórios, filtros de usuários, atualização de relatórios, atualização de consultas SQL e atualização de fórmulas com as novas informações do modelo de Faturamento Parcial. A execução desse wizard de conversão deverá ser executado pelo cliente, pois ele deverá analisar os cadastros que deverão poderão ser alterados.
Para realizar esta conversão, seguimos os seguintes critérios:
Atualização dos Filtros (de Movimentos, Relatórios e Usuários)
Atualização das Consultas SQL
Atualização dos Relatórios
Atualização das Fórmulas