Os datasets permitem que o usuário possa consultar e visualizar dados no fluig de forma prática como se fossem uma tabela no banco de dados. disponibiliza operações que permitem visualizar o seu conteúdo, como consultar quais são as colunas disponíveis, quantas linhas existem ou o valor de cada campo e cada coluna, e também filtrar ou limitar os valores de retorno.
Se você deseja desenvolver um dataset, saiba mais em Desenvolvimento de Datasets e também consulte os Datasets internos Fluig disponíveis para utilização.
Um dataset pode ser acessado de várias formas, no desenvolvimento de widgets, formulários, webservices, eventos e integrações na plataforma.
Veja a seguir como acessar o dataset nestes cenários:
No desenvolvimento de um widget é possível com a linguagem Javascript acessar dados de datasets utilizando a biblioteca DatasetFactory.
Consulte a documentação Integrando widget com formulários/datasets do fluig.
Na utilização de formulários é possível que um ou mais campos possam exibir ou consultar dados de datasets utilizando Javascript.
Basta incluir a biblioteca vcXMLRPC.js para utilização do DatasetFactory, saiba mais em Integrando datasets em formulários com Javascript
Você pode também utilizar dados de Datasets para exibir campos em um formulário. |
O fluig oferece conexão a alguns webservices disponíveis nativamente nos produtos, permitindo conexões a aplicações de terceiros.
Saiba como acessar datasets em webservices
Consulte a seção abaixo Eventos de Formulários.
Consulte a seção abaixo Eventos de Formulários.
Um dataset quando acessado por eventos globais, processos ou ainda por eventos de formulário ocorre pela utilização da linguagem Javascript executada na camada servidor da plataforma fluig. É possível definir quais campos do dataset serão exibidos, a restrição de dados com a utilização de Constraints e até a ordenação dos dados quando retornados ao evento que solicitou a consulta ao dataset.
Acesse a página acessando datasets em eventos globais, processos e eventos de formulários