Gerar senhas de atendimento sem biometria para o Autorizador Web

Características do Requisito

Linha de Produto:

Datasul.

Segmento:

Saúde.

Módulo:

Gestão de Planos de Saúde.

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

N/A

N/A

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

Controle de Beneficiários sem cartão/biometria


HAC.AC0110S

 Manter Motivos de Atendimento

HMR.CALLMOTIVEVIEW
Manter Chamados de AtendimentoHMR.CALLVIEW
Solicitação Exames (Autorizador Web) 
Registro Consulta (Autorizador Web) 
Registro Exames (Autorizador Web) 

Cadastros Iniciais:

Controle de Beneficiários sem cartão/biometria; Manter Motivo de Atendimento

Chamados relacionados:

TRMJAF, TSPLQA, TSPLRA

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Progress® / Oracle®

Tabelas utilizadas:

SENHA_ATENDIM_SEM_BIOM; PROCGUIA

Sistema(s) operacional(is):

Todos.

Versões/Release:

12.1.7

 

 

Descrição

  • Possibilitar ao SAC da Operadora gerar senhas de atendimento para o Autorizador Web sem necessidade de checagem de Cartão e Biometria do beneficiário. Esse processo será utilizado quando o Prestador tiver problemas para a validação digital e também para casos em que houver indisponibilidade de sistema no consultório/clínica/laboratório (problema de máquina, sem internet, etc).
  • Para isso, foram criados novos parâmetros nos cadastros Controle de Beneficiários sem cartão/biometria e Manter Motivos de Atendimento do Gestão de Planos de Saúde e foi alterado o processo Manter Chamados de Atendimento para gerar as senhas de atendimento durante a Solução dos chamados, quando os novos parâmetros estiverem configurados.
  • O Autorizador Web foi alterado para possibilitar ao usuário utilizar essas senhas, quando existirem, desobrigando a verificação de Biometria.

Procedimento para Implantação

A Implementação descrita no documento, será realizada a partir da atualização do pacote do cliente.

O pacote está disponível no portal (https://suporte.totvs.com/download).

Importante:

Antes de executar a atualização é recomendável realizar o backup do banco de dados bem como dos arquivos do Sistema (executáveis, .dlls e arquivos de configuração).
Realizar a atualização antes no ambiente de homologação e posterior a devida validação, no ambiente de produção.

 

Procedimento para Utilização

Parametrização inicial

  1. Para possibilitar a criação de senhas de atendimento sem biometria para o Autorizador Web, primeiramente devem ser parametrizados os novos campos da tela Liberação senha de atendimento (HMR) no cadastro Controle de Beneficiários sem cartão/biometria:
    1. Quantidade padrão: quantidade se senhas que serão sugeridas em tela como padrão ao solicitar um lote de senhas para um prestador (não é utilizado ao solicitar uma senha pontualmente para um beneficiário);
    2. Quantidade Máxima: quantidade máxima de senhas que um prestador pode possuir em aberto simultaneamente (não é utilizado ao solicitar uma senha pontualmente para um beneficiário);
    3. Validade senha (dias): número de dias úteis que será utilizado para calcular a validade da senha;
    Observação: esses 3 novos parâmetros não possuem relação com os demais campos desse cadastro, relacionam-se apenas com a clínica/tipo de clínica e validade do mesmo.


  2. Em seguida, o novo campo deve ser parametrizado no cadastro Manter Motivos de Atendimento:
    1. Gerar senha de atendimento ao solucionar: esse campo somente poderá ser ativado quando o Motivo de Atendimento se referir aos Tipos de Solicitante (campo logo acima) Beneficiário, Prestador ou Ambos. Quando ativo, esse campo afetará
  3. O Motivo de Atendimento deve estar relacionado à Categoria de Atendimento através do menu Manter Configuração de Atendimento (essa configuração não sofreu alterações nesse projeto, se mantém com as mesmas características e funcionalidades).


Processo 1 - senha para um beneficiário

Criação de uma senha de atendimento pontual para um beneficiário: esse caso de uso será utilizado quando o SAC receber uma solicitação, normalmente originada pela secretária de um Consultório ou Prestador (informal - telefone, e-mail, etc) para liberar uma senha de atendimento sem biometria para um beneficiário em um prestador.

Fluxo do processo:

Passo a passo:

  1. Abrir um chamado normalmente através do menu Manter Chamados Atendimento, com atenção para os seguintes detalhes:
    1. Ao selecionar o Tipo de Atendimento, escolher Beneficiário;
    2. Pesquisar o beneficiário desejado e continuar;
    3. Na tela onde são preenchidos os detalhes do chamado:
      1. Categoria de Atendimento: escolher uma categoria que esteja relacionada ao Motivo de Atendimento em que foi ativado o novo campo Gerar Senha de Atendimento ao Finalizar;
      2. Caso haja mais de uma opção disponível, selecionar o Motivo de Atendimento que possui o campo Gerar Senha de Atendimento ao Finalizar ativado;
      3. Ao utilizar esse Motivo de Atendimento, o campo Prestador Alvo se tornará obrigatório;
    4. Após o chamado estar aberto, clicar em Solucionar, informar Título e Solução do Chamado e em seguida clicar em Solucionar Chamado. Nesse momento será exibida uma mensagem informando que está sendo gerada uma senha de atendimento ao beneficiário e sua data de validade:
    5. Após Confirmar, a senha estará disponível para uso no Autorizador Web para o Prestador (que foi informado no campo Prestador Alvo) e Beneficiários em questão.
    6. O código da senha poderá ser consultado ao aplicar duplo-clique sobre a sequência de solução do chamado:


Processo 2 - lote de senhas para um prestador

Criação de um lote de senhas atendimento sem biometria para um prestador: esse caso de uso será utilizado quando o SAC receber uma solicitação, normalmente originada pela secretária de um Consultório ou Prestador (informal - telefone, e-mail, etc) para liberar um lote de senhas de atendimento sem biometria para o prestador, independente de quem seja o beneficiário. É um processo de exceção, que ocorrerá quando o Consultório/Prestador estiver com problemas para acesso à internet ou problemas relacionados que impossibilitem o acesso on-line ao Autorizador Web. Nesses casos o prestador realizará o registro dos atendimentos posteriormente, quando reestabelecer o acesso aos serviços, e nesse momento o beneficiário não estará mais presente para validar a biometria.

Fluxo do processo:

Passo a passo:

  1. Abrir um chamado normalmente através do menu Manter Chamados Atendimento, com atenção para os seguintes detalhes:
    1. Ao selecionar o Tipo de Atendimento, escolher Prestador;
    2. Pesquisar o prestador desejado e continuar;
    3. Na tela onde são preenchidos os detalhes do chamado:
      1. Categoria de Atendimento: escolher uma categoria que esteja relacionada ao Motivo de Atendimento em que foi ativado o novo campo Gerar Senha de Atendimento ao Finalizar;
      2. Caso haja mais de uma opção disponível, selecionar o Motivo de Atendimento que possui o campo Gerar Senha de Atendimento ao Finalizar ativado;
      3. Para esse caso o campo Prestador Alvo não necessita ser informado, pois as senhas serão geradas para o Prestador originário do chamado;
    4. Após o chamado estar aberto, clicar em Solucionar, informar Título e Solução do Chamado e em seguida clicar em Solucionar Chamado. Nesse momento será exibida uma nova tela para configuração da quantidade e prazo para as senhas. Primeiramente deverá ser selecionada a Clínica à qual o Prestador está associado e deseja gerar as senhas. Em seguida será sugerida a quantidade parametrizada no campo Quantidade Padrão do cadastro Controle de Beneficiários sem cartão/biometria, assim como será utilizado o Número de Dias de Validade desse mesmo cadastro. Esses campos podem ser editados pelo usuário, porém não poderão ser alterados para valores maiores que os sugeridos pelo sistema. Caso o Prestador já possua senhas em aberto, então será controlado para que a quantidade de senhas em aberto não exceda o parâmetro Quantidade Máxima do mesmo cadastro:
    5. Após Confirmar, as senhas estarão disponíveis para uso no Autorizador Web para o Prestador e Clínica selecionados.
    6. Ao aplicar duplo-clique sobre a sequência de solução do chamado, pode ser visualizada a quantidade e validade das senhas geradas para o prestador na clínica: