|
Confira abaixo as novidades na atualização 1.5.4 do fluig:
Quer o fluig direcionado para o seu negócio? Deixe o Assistente de implantação rápida ajudar você!
Para facilitar a implantação e deixar o fluig com a cara da sua empresa e com componentes direcionados ao seu segmento é simples. Basta deixar o Assistente de Implantação Rápida lhe direcionar. Ele sugere uma série de recursos – tais como componentes, processos, páginas dentre outros – baseados no seu negócio, permitindo que você instale o fluig já com recursos adaptados ao perfil da sua empresa. Além disso, ele permite configurar o tema do fluig para deixa-lo com a aparência da sua empresa, alterando cores e logotipo.
Recurso disponível da atualização 1.5.4 até a 1.6.1 da plataforma fluig. |
Veja na prática:
Alerta na criação de usuários
Agora, ao preencher os campos Login e Matrícula – no Cadastro de usuários – é emitido um alerta solicitando que sejam preenchidos com atenção, pois esses campos não podem ser alterados posteriormente.
Autenticação mais rápida
O fluxo de autenticação quando há integração com o fluig Identity foi otimizado, reduzindo a quantidade de redirecionamento, o que permite que seu acesso ao fluig seja mais rápido.
Notificações instantâneas (realtime) com alta disponibilidade
Para deixar seu fluig com alta disponibilidade, a parte que entrega notificações instantaneamente está disponível para configuração em Load balancing. Se desejar colocar esse componente, habilite o Realtime em scale em conjunto com o redis no arquivo de configuração, possibilitando a comunicação entre múltiplas instâncias. Assim, o processamento fica distribuído, diminuindo o gargalo e consequentemente melhorando a resposta ao usuário. E em caso de queda de um servidor, o Realtime continua funcionando em outro servidor de forma transparente.
Também é possível interromper, caso não estejam sendo utilizados, os serviços do chat do nodejs no arquivo de configuração, diminuindo assim consumo de recursos desnecessários.
Acesse Configurando o fluig Realtime para execução em Load balancing e Configurações para o funcionamento do chat para conferir mais detalhes a respeito. |
Plugin do Outlook remodelado!
Remodelamos o plugin do Outlook para torná-lo mais moderno. Os recursos continuam os mesmos que você já conhece:
Confira os detalhes em: Plugin do fluig para Microsoft Outlook. |
Para utilizar o novo plugin do fluig para MS Outlook, primeiramente certifique-se que o antigo plugin esteja desinstalado. |
Escolha o que ver primeiro
Para você ficar em dia com suas pendências, a tela inicial do fluig Mobile é a Central de Tarefas. Mas, agora, você pode trocá-la de forma simples e rápida. Clique aqui e veja como é fácil.
Faça reuniões com videoconferência!
Gostaria de fazer uma reunião com videoconferência? Agora é possível! Ao iniciar uma sessão, é possível utilizar a câmera do seu equipamento durante a reunião, habilitando-a no ícone presente na barra superior da janela.
Iniciou uma reunião e esqueceu de alguém? Convide-o durante a reunião
Você iniciou uma reunião e quer convidar outros participantes além dos já convocados? Simples! Agora você pode convidar pessoas para participar de reuniões a qualquer momento, mesmo quando a reunião já foi iniciada. Aproveita e dá uma olhada como ficou!
Para reuniões iniciadas a partir de um documento não é permitido convidar participantes após o início da reunião. |
Adicione fluigers em reuniões que estão em andamento:
Mais flexibilidade em desenvolvimentos sobre a plataforma
Nossos serviços RESTs para social ficaram ainda mais robustos. Agora você pode, além do tradicional alias, enviar a matrícula, o código externo ou o identificador do Identity para realizar as ações ou buscar dados de um usuário. É ainda mais flexibilidade para suas integrações e desenvolvimentos.
Veja a atualização do método em /social/user/{genericId}. |
|
Nova forma de gerenciar permissões em comunidades
Você deseja ter mais controle sobre a forma como as pessoas utilizam as comunidades de sua empresa? Atendendo a pedidos, turbinamos as permissões para comunidades. Agora você pode definir quais pessoas ou grupos podem:
Tudo isso é gerenciável no atual painel de permissões que você já conhece. Acesse e confira!
Veja como configurar permissões para ações em comunidades:
Crie publicações mais ricas com artigos
Nessa atualização trabalhamos muito para revolucionar a forma como você interage com artigos em comunidades. São muitas novidades e estamos ansiosos para lhe contar:
Veja como aumentar o engajamento dos usuários com os artigos em comunidades:
Pesquise por habilidades para encontrar responsáveis para suas turmas e disciplinas
Agora é possível pesquisar por habilidades dos usuários quando você precisar encontrar responsáveis para relacionar a uma turma ou disciplina. Dessa forma, fica muito mais fácil encontrar o usuário melhor habilitado para ser o responsável por determinada turma ou disciplina.
Execute avaliações a partir de um e-mail!
Agora você pode agendar a execução de uma avaliação do aprendizado e enviar para qualquer pessoa, informando apenas o e-mail dela! Assim, o executante da avaliação receberá um link em seu e-mail por meio do qual ele pode acessar e executar a avaliação. E mais, ao término o executante poderá receber um e-mail informando seu status de aprovação e sua nota – quando a avaliação permite visualizar essas informações.
As avaliações com questões dissertativas também podem enviar um e-mail com o status final do executante depois de corrigida pelo corretor.
Disponibilizamos também, via API, o link de revisão da avaliação, onde o usuário com permissão pode ver com detalhes uma avaliação que foi executada a partir do e-mail.
O método da API Pública que permite criar o link para revisão da avaliação é o /lms/assessmentApplication/getFinishedApplicationId/{email}/{scheduleId}. |
Integrações no fluig LMS
Disponibilizamos nesta atualização uma nova interface para configurações de integrações no aprendizado por meio de mensageria, trata-se do EAI (Enterprise Application Integration). Com o EAI você pode integrar os cadastros e processos do aprendizado com outros produtos. Fique por dentro das integrações disponíveis:
TOTVS RM Vitae > fluig LMS
fluig LMS > TOTVS RM Vitae
TOTVS RM Educacional > fluig LMS
fluig LMS > TOTVS RM Educacional
Para acessar e habilitar integrações pelo Console EAI você deve acessar o Painel de Controle e direcionar-se para a aba Aprendizado. Lá está disponível a nova opção Console EAI, onde é possível gerenciar as integrações do aprendizado.
Confira mais informações em Configurando integrações via EAI. |
Novos datasets para acompanhamento de alunos em turmas
Disponibilizamos nessa atualização novos datasets de aprendizado em Turmas, que você pode utilizar em seus formulários, portais e relatórios.
Acompanhe a relação completa a seguir:
Se desejar obter mais informações, acesse Datasets internos fluig. |
Criamos e disponibilizamos para você um relatório como exemplo de uso destes dois novos datasets. Em apenas um relatório os dois datasets são utilizados para que você possa acompanhar o andamento de alunos em tópicos e itens de tópicos de suas turmas de aprendizado.
Consulte o exemplo clicando aqui. |
Novos métodos na API Pública para aprovação e reprovação de matrículas
Criamos dois novos métodos em nossa API Pública que vai tornar ainda mais fácil a integração dos processos de aprendizado com seus widgets personalizados. Com estes novos métodos você pode aprovar e reprovar as matrículas em treinamentos, trilhas e turmas, informando parâmetros básicos como o identificador da requisição da matrícula e o motivo da rejeição – somente para o método de reprovação.
Consulte a API Pública do fluig para obter mais informações de uso dos novos métodos:
|
Atualização na API Pública
Nossa API Pública não para de crescer. E nesta atualização liberamos a possibilidade de você administrar as permissões de recursos por meio de nossos serviços REST.
Acesse a API Pública e confira: Security. |
|
Confira a nova documentação Datasets acessando banco de dados externos.
Nessa sessão listamos alguns bugs que matamos nessa atualização que garantem que tudo corra bem na sua plataforma.
Exibição da opção Editar conteúdo, na aba Anexos de uma solicitação, quando o documento que está anexo foi publicado a partir da opção Novo documento (avançado) e sua extensão não consta em sua Descrição.
Edição de formulário de processo que possui campos definidos para utilizarem o Analytics.
Visualização e movimentação de solicitações mais rápida na Central de Tarefas.
Movimentação de solicitações para uma atividade que é responsável por mover outra solicitação para a próxima atividade.
Anexo de arquivos do tipo PDF em uma solicitação que está atrasada e que foi convertida para uma nova versão que possui um formulário diferente da versão anterior.
Alteração do perfil de administrador para usuário comum no Identity ao modificar o usuário no Painel de Controle do fluig quando há integração ativa.
Exibição das tarefas pendentes na Central de Tarefas quando o usuário autenticado não faz parte de nenhum grupo existente na plataforma.
Desativação de usuário no fluig quando há integração com o Identity.
Utilização de variáveis de eventos, como por exemplo WKNumState, em formulários de processos definidos para serem utilizados no fluig Mobile.
Utilização de variáveis do objeto WorkflowProcess dentro de mecanismo de atribuição desenvolvido sobre a plataforma.
Exibição do ícone Favorito marcado no recurso de favoritos do widget Acesso centralizado.
Exportação de treinamentos por usuários que possuem matrícula numérica.
Utilização da opção “Copiar um bloco existente” ao editar as questões de uma avaliação.
Download de documentos que foram publicados na pasta particular do usuário – Meus documentos – quando a opção "Permite download e impressão" está assinalada.
Execução de atividades do tipo serviço ao iniciar uma solicitação, mesmo quando a atividade serviço não é a primeira no fluxo do processo.
Validação de licenças no provisionamento pelo Identity e na criação de novos usuários no Painel de Controle do fluig.
Exibição do status do processo junto à descrição na janela Conversão de solicitações.
Gravação dos registros de um sub formulário que pertence a um formulário do tipo Pai x Filho.
Exibição de thumbnail de imagens com encoded CMYK, utilizado em imagens geradas na ferramenta Adobe InDesign.
Execução de pré ou pós teste de um treinamento após já ter sido executado uma vez.
Desempenho da exibição do gráfico e dos dados de cada aba da Central de Tarefas.
Exibição de solicitações que não possuem nenhum histórico do processo ativo e ordenação na janela de Conversão de solicitações quando há mais de 1500 solicitações de um mesmo processo.
Transferência de tarefas – que inicialmente estavam atribuídas para um Pool e foram assumidas por um usuário – entre usuários do mesmo papel.
Exibição do nome definido no fluig Studio na descrição da atividade do tipo Timer no diagrama do processo após exportá-lo para o fluig.
Edição da categoria do processo após exportá-lo do fluig Studio e publicá-lo no fluig.
Visualização dos dados de solicitações mesmo quando ocorreu alguma inconsistência com o mecanismo de atribuição por Pool, permitindo a movimentação pelo gestor e o cancelamento pelo solicitante.
Extração de dados com o fluig Analytics quando é utilizada autenticação com proxy.
Melhorias para deixar a criação de processos workflow mais rápida.
Utilização de aspas duplas (“”) na descrição de campos de preenchimento obrigatório de formulários de processos.
Exibição de tarefas que estão dentro do prazo definido para conclusão como atrasadas no gráfico da Central de Tarefas quando é utilizado o banco de dados Oracle.
Ajustada a query de consulta de formulário pai e filho para situações em que existem mais de 1000 registros e o banco de dados utilizado é Oracle.
Inclusão de nuvens de relacionamento no cadastro de usuários no momento de sua criação.
Concessão de permissão de visualização do widget Nova publicação para usuários comuns depois que a permissão de visualização foi retirada.
Visualização das informações ao posicionar o mouse sobre o nome de um usuário ou comunidade em uma timeline.
Iniciar nova sessão de reunião virtual no Messaging após ter finalizado a sessão anterior.
Número de usuários excedido mesmo quando ainda há licenças disponíveis, impossibilitando a criação de novos usuários.
Movimentação de atividades na modelagem do diagrama de processos para determinados pontos da tela.
Utilização do novo estilo de zoom em formulários de processos.
Visualização das telas de zoom ao efetuar qualquer procedimento na plataforma que as utilize quando a variável “WCMUserLang”, correspondente ao idioma do usuário, possui um valor inválido.
Geração de links que contêm ancora (#) em comentários de publicações.
Exibição dos aniversariantes do dia corrente no topo da lista resumida no widget Aniversariantes do Kit intranet.
Exibição de documentos duplicados no resultado de uma busca realizada utilizando tag (#).
Timeout atingido ao selecionar um processo para que suas solicitações sejam convertidas quando há muitas solicitações em aberto.
Exibição do gráfico de estatísticas de questões de avaliação, independentemente do tamanho das alternativas das questões.
Exibição do tempo para responder a avaliação decorrido e das questões já respondidas ao abrir novamente a janela de execução, após ter iniciado a avaliação e fechado a janela.
Exibição da mensagem informando que já existe uma nova atualização do fluig apenas para administradores enquanto não decorrer 30 dias após a liberação da atualização.
Bloqueio de edição dos campos Nome e Descrição em processo AdHoc somente depois que uma atividade pertencente a ele foi iniciada.
Validação para não permitir que sejam removidos grupos que pertencem a uma comunidade existente na plataforma.
Movimentação de solicitações de uma atividade que solicita a confirmação de senha para uma atividade automática.
Exibição de campos do tipo Pai x Filho de formulário no fluig Mobile.
Alteração da opção Trabalho individual – presente no menu Atividades extraclasse – para Correção de atividades quando se acessa uma disciplina como responsável.
Exportação de treinamentos por usuários que não tenham permissões no catálogo de tópicos e questões.
Exibição do nome completo do usuário no resultado de uma busca para definir o corretor das questões dissertativas de uma avaliação.
Exibição das lacunas de uma questão do tipo Lacuna quando elas estão alinhadas verticalmente.
Exibição das alternativas de correlação ao editar uma questão do tipo Multi valorada/correção.
Indexação - após editar uma pasta - dos seus documentos e de documentos que ainda não foram indexados, sem indexar processos e artefatos sociais.
Exibição da data e do horário das ações “Solicitação iniciada”, “Solicitação finalizada” e “Solicitação cancelada” no histórico do processo.
Movimentação de solicitações que contêm uma atividade do tipo Timer depois de uma atividade do tipo Join.
Movimentação de solicitações quando é utilizado o método “beforeTaskSave” que altere a lista de usuário em uma atividade do processo.
Exibição das informações do cancelamento quando um usuário tenta movimentar uma solicitação que foi cancelada pelo gestor do processo.