Contabilização de Guias de Reembolso

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Saúde

Módulo:

Plano de Saúde - SIGAPLS

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

PLSCTB06PR

Contabilização de Reembolso

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

PLSCTB06

Contabilização

Chamados Relacionados

TUB498

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos Relacionais Homologados

Tabelas Utilizadas:

BOW - Cabeçalho Protocolo Reembolso
B1N - Itens Protocolo Reembolso

Sistema(s) Operacional(is):

Windows® / Linux®

Versões/Release:

12.1.7

Versão Corrigida:12.1.7
Versão Expedida:12.1.7

Descrição

Implementado melhoria relativa a contabilização de Protocolos de Reembolso, sendo possível a sua Provisão e Reversão, conforme existente hoje no sistema para outras guias.

O funcionamento é idêntico ao encontrado hoje no sistema para as demais operações de Contabilização Off-Line (PLSCTB06), onde o usuário irá entrar com as informações necessárias deverá informar se deseja incluir nesta contabilização os Protocolos de Reembolso, para que seja possível a Provisão ou Reversão destes protocolos.

 

Procedimento para Utilização

 

Para que a contabilização dos Protocolos de Reembolso sejam passiveis via sistema de Contabilização Off-Line (PLSCTB06), é necessário que a Operadora use o novo Reembolso, onde os protocolos são armazenados nas tabelas BOW / B1N (cabeçalho/itens, respectivamente). Caso o protocolo não seja utilizado, a funcionalidade não terá efeito.

 

Protocolo de Reembolso


Para que a funcionalidade tenha efeito, será necessário a utilização do Protocolo de Reembolso pela Operadora. O Protocolo de Reembolso é crido de duas formas no sistema:

  • Pelo Remote do sistema, onde os usuários lanças as informações provenientes dos documentos entregues pelos beneficiários;
  • Pelo Portal do Beneficiário, onde o beneficiário lança as informações de seus reembolsos pelo Portal e depois é analisado pelo departamento responsável na Operadora.

Nos dois casos, é necessário a geração deste Protocolo, para que possamos gerar a Provisão ou Reversão do Protocolo de Reembolso, pois devemos considerar para a provisão o valor solicitado para o Reembolso, que ocorre somente na geração do Protocolo, pois nos processos posteriores, temos a autorização - com os valores acertados pela Operadora - não refletindo o valor solicitado.

Para melhor entendimento do uso do Protocolo no Portal do beneficiário, é necessário a leitura do seguinte Documento Técnico: DT_Solicitação_de_Rreembolso_no_Portal_do_Beneficiário    .

O lançamento de Protocolo no Remote é da forma padrão, que pode ser acessado por: Atualizações / Atendimento / Protocolo de Reembolso. Basta apenas fazer a inserção de um novo protocolo, com as informações passadas pelo beneficiário e salvar o protocolo.

Contabilização dos Protocolos de Reembolso

Antes da utilização desta funcionalidade, é obrigatório o cadastro de dois lançamentos padrões, um com código 9CX e descrição PLS - PROVISÃO DE REEMBOLSO e outro de código 9CY, de descrição  PLS - REVERSÃO DE REEMBOLSO. Para cadastrar estes lançamentos, no Microsiga Protheus, módulo SIGAPLS,  no menu Atualizações / Contabilidade / Lançamento Padrão. As configurações deverão ser de acordo com a necessidade contábil da empresa, sendo obrigatório nos campos Conta Débito ou Conta Crédito (de acordo com o tipo de lançamento) a utilização da função, conforme abaixo:

PLSCTP02(.T.,"BOW","B1N")

Para maiores informações do preenchimento dos demais campos, será necessário a consulta no Manual de Integração entre Contabilidade e PLS, pois envolve uma série de variáveis que devem estar corretas.


  1. Em Microsiga Protheus, acesse a rotina Atualizações / Contabilidade / Contabilização Off Line de Guias (PLSCTB06).
  2. O sistema irá exibir o Pergunte com as informações necessárias para gerar a contabilização. Entre com as informações solicitadas pelo pergunte. 
  3. No Pergunte, foi adicionado um novo combo - Considera Protocolo Reembolso - onde o usuário deverá selecionar se deseja ou não considerar as guias de reembolso no processo de contabilização.
    1. Caso este combo fique com a opção Não, o sistema não irá considerar os Protocolos de Reembolso nos processos de contabilização (Provisão e Reversão).
    2. Caso a opção seja Sim, o sistema irá considerar os Protocolos de Reembolso para Provisão ou Reversão, conforme parâmetros digitados no pergunte.
  4. O sistema somente irá considerar para a Provisão os protocolos que tenham o campo B1N_LAPRV (provisão) vazio, ou seja, nunca foram provisionados e o status estejam como:
    1. (1) Protocolado;
    2. (2) Em Análise;
    3. (3) Deferido;
    4. (5) Em Digitação;
    5. (9) Auditoria;
    6. (B) Aguardando Informação do beneficiário;
    7. (C) Aprovado Parcialmente.
  5. O sistema irá verificar nas tabelas BOW e B1N os itens que se encaixam nos itens do pergunte e após o processamento, irá exibir a tela de Lançamentos Contábeis, com os protocolos que atendam aos parâmetros inseridos.
  6. O sistema irá realizar e demonstrar ao usuário em tela primeiro os Lançamentos COntábeis encontrados com os parâmetros informados no pergunte. Basta o usuário conferir e realizar alterações, caso sejam necessárias e clicar no botão Confirmar.
  7. Após a rotina normal de Provisão com as guias normais, o sistema irá verificar se existem guias de reembolso que se enquadram neste padrão.  
    1. Caso existam e a configuração do lançamento padrão 9CX - PROVISÃO DE REEMBOLSO esteja correto, serão apresentados os títulos na tela e caso necessite, o usuário poderá realizar suas alterações. Após, clicar no botão Confirmar da janela.
  8. O processamento será realizado e o a rotina finalizada, como acontece hoje no sistema.
  9. s
  10. ds

  11. d


9CX - PROVISÃO DE REEMBOLSO

9CY - REVERSÃO DE REEMBOLSO