Acesse a central de ajuda da plataforma através do ícone , localizado no canto superior direito das páginas do menu Processos, para obter informações específicas sobre este recurso, além de links com documentações relacionadas. Saiba mais.

Quando houver processos que não possuem boas práticas de desenvolvimento ou que possuam solicitações em estado de erro, basta acessar a sua Central de Diagnóstico para conferir em detalhes e tomar ações.



Falando de configurar processos...

Processo é a sequência continuada de fatos ou operações que apresentam certa unidade ou que se reproduzem com certa regularidade. Dessa forma, podemos entender que os processos devem representar as rotinas de trabalhos existentes nas empresas. Um processo tem sempre o intuito de alcançar algum resultado (objetivo) e para que esse resultado seja alcançado é necessário que sejam executadas tarefas (atividades). Essas atividades devem ter uma sequência lógica de execução (fluxo de atividades). A prévia análise e elaboração e mapeamento dessas informações é importante e necessária para o cadastro do processo na plataforma.

Para melhor organizar a apresentação dos processos disponíveis para utilização, é possível determinar para cada processo uma categoria. Dessa maneira, os processos relacionados a uma mesma categoria são apresentados de forma agrupada.

Para que um processo seja utilizado no aplicativo para dispositivos móveis da plataforma, é necessário habilitar a opção Mobile nas propriedades do processo, visto que, por padrão, essa opção vem desabilitada.

Quando um processo é configurado para permitir complementos, um usuário pode adicionar comentários ou anexos em uma solicitação aberta sendo ou não responsável pela tarefa corrente com a finalidade de evitar comunicação por outros meios que não ficarão registrados no histórico do processo.



Configurar processos


01. No menu lateral, acionar Processos.

02. Acionar Configurar Processos.

03. Visualizar todos os processos existentes na empresa.


Adicionar processo


01. Acionar Adicionar.

02. Inserir o código que representa o processo em questão.

03. Inserir a descrição para identificação do processo em questão.

04. Acionar Salvar – para salvar a primeira versão do processo e configurá-lo posteriormente – ou Salvar e editar – para iniciar a configuração do processo.

Ao acionar Salvar e editar é exibida a janela na qual é possível efetuar todas as configurações disponíveis para um processo. Mais informações podem ser obtidas em Configuração do processo.

→ Ação relacionada ao novo desenhador de processos, deve ser liberada somente quando o recurso for liberado (piloto ou liberação oficial da nova versão.)

Chamado:

Criar processo [alterar estilo do título, deixei como parágrafo para não ficar aparecendo no índice.]


01. No menu principal, clique em Processos.

02. Clique em Configurar processos.

03. Clique em Criar processo, localizado na parte superior esquerda.

04. Defina as informações desejadas para o processo que será criado.

Ícone
Elemento gráfico para facilitar a identificação visual do processo. Para trocar o ícone, basta clicar na seta existente ao lado do ícone atual e clicar sobre o ícone desejado. É possível localizar um ícone específico a partir do campo Procurar ícone – localizado na parte superior. Se não for selecionado outro ícone, o ícone padrão será atribuído ao processo.


Em um processo de Aprovação de viagem, por exemplo, o ícone poderia ser o avião .

Código
Identificador único do processo, que pode ser um código numérico, um nome etc.


Em um processo de Aprovação de viagem, por exemplo, o código poderia ser VIAGEM.

Título
Nome para identificação do processo. Esse é o nome que será exibido ao abrir solicitações do processo no recurso Iniciar solicitação. É possível editar o nome do processo a qualquer momento.


Em um processo de solicitação de recursos para uma viagem – tais como transporte, hospedagem, alimentação – o título poderia ser Aprovação de viagem.

05. Clique em Criar.

Ao clicar nessa opção, é exibido o Configurações do processo, no qual é possível definir todas as características para um processo, bem como modelar o seu diagrama, configurando todos os seus componentes, regras, fluxos e formulário.

Se preferir, clique em Criar com o desenhador atual para configurar o processo no editor atual, no qual também podem ser definidas todas as características para um processo, bem como modelar o seu diagrama, configurando todos os seus componentes, regras, fluxos e formulário.


Chamado:

Criar processo a partir de um template [alterar estilo do título, deixei como parágrafo para não ficar aparecendo no índice.]


01. No menu principal, clique em Processos.

02. Clique em Configurar processos.

03. Na parte superior, localize o template desejado e clique sobre ele.

Os templates são modelos de processos prontos para uso. Eles são disponibilizados por padrão e não possuem nenhum custo de utilização. Os templates disponíveis para uso são:

  • Abertura de chamado;
  • Solicitação de compra;
  • Solicitação de férias;
  • Solicitação de pagamento.

04. Veja as características gerais do processo que será criado a partir desse template, tais como sua visão geral, seu diagrama, suas etapas ou atividades, dentre outras.

05. Selecione um ícone para facilitar a identificação visual do processo.

Para selecionar um ícone, basta clicar na seta existente ao lado do ícone atual e clicar sobre o ícone desejado. É possível localizar um ícone específico a partir do campo Procurar ícone – localizado na parte superior. Se não for selecionado outro ícone, o ícone padrão será atribuído ao processo.

06. Informe um código para identificação única do processo, que pode ser numérico, um nome etc.


Em um processo de Aprovação de viagem, por exemplo, o código poderia ser VIAGEM.

07. Para seguir com a utilização do template, clique em Usar template.

Ao clicar nessa opção, é exibido o Configurações do processo, no qual é possível definir todas as características para um processo, bem como modelar o seu diagrama, configurando todos os seus componentes, regras, fluxos e formulário.


Chamado:

Editar processo – novo editor [alterar estilo do título, deixei como parágrafo para não ficar aparecendo no índice.]


01. No menu principal, clique em Processos.

02. Clique em Configurar processos.

03. Localize o processo que deseja editar.

É possível localizar o processo a partir do campo Buscar – localizado na parte superior.

04. Clique em Mais ações– localizado no lado direito da linha do processo.

05. Clique emEditar processo – Novo editor.

Ao editar o processo no novo editor, pode ser que alguns componentes não sejam exibidos no diagrama por não estarem disponíveis para uso ainda. Porém, é possível voltar a editar o processo no editor atual a qualquer momento e todos os componentes serão exibidos novamente.

06. Na mensagem de confirmação exibida, clique em Abrir no novo editor.

Ao clicar nessa opção, é exibido o Configurações do processo, no qual é possível editar as características do processo, bem como do seu diagrama, componentes, regras, fluxos e formulário.

Se preferir, clique em Abrir no editor atual para editar o processo da forma atual e com todos os componentes disponíveis.

<script>
    $("b:contains('oculto')").parent().parent().hide();
</script>


Editar processo


A partir da versão 1.5.13 do TOTVS Fluig Plataforma, os processos com notação BPMN 2.0 poderão ter algumas propriedades editadas. Para isto, as propriedades da aba Geral estarão disponíveis para edição, com restrição apenas do Código e Volume, que não podem ser alterados. A aba Processo apresentará apenas o desenho do processo, o qual poderá ser editado somente através do Studio.

01. Selecionar o processo a ser editado.

Só será possível editar um processo que esteja em modo de edição.

02. Acionar Editar.

Ao acionar essa opção é exibida a janela na qual é possível editar as configurações disponíveis para um processo. Mais informações podem ser obtidas em Configuração do processo.


Liberar versão de processo


01. Selecionar o processo do qual se deseja liberar a versão que está em modo de edição.

02. Acionar Editar.

03. Na janela de configuração de processos, acionar Liberar versão

Se o processo não estiver em modo de edição, esse botão é exibido como Nova versão.

Ao acionar Liberar versão, a plataforma efetua automaticamente a análise de consistência das informações do processo. Se todas as informações necessárias estiverem devidamente registradas e corretas, o processo é liberado para utilização. Caso contrário, será apresentado uma mensagem informando a inconsistência encontrada.

Ao liberar a versão do processo, esse botão passa a ser chamado de Nova versão e, quando acionado, permite criar uma nova versão do processo em modo de edição. Para liberar a nova versão, é necessário acionar Liberar versão novamente.

04. Acionar Fechar.


Criar nova versão de processo


01. Selecionar o processo que tem sua última versão liberada para o qual será criada uma nova versão.

02. Acionar Editar.

03. Na janela de configuração do processo, acionar Nova versão

Se o processo selecionado estiver em modo de edição este botão é exibido como Liberar versão. Nesse caso, para que seja possível criar uma nova versão, é necessário primeiramente liberar a versão atual.

04. Acionar Fechar.


Excluir processo


01. Selecionar o processo a ser excluído.

Só será possível excluir um processo quando não houverem solicitações abertas.

02. Acionar Excluir.

A exclusão ocorre de formas distintas dependendo do status e da versão do processo:

  • quando o processo está na primeira versão e encontra-se ainda em edição, ele é excluído da plataforma;
  • quando o processo está na primeira versão e encontra-se liberado, a versão do processo é reaberta para edição, desde que nenhuma solicitação tenha sido iniciada utilizando essa versão.
  • quando o processo já possui mais de uma versão e a versão atual encontra-se em edição, essa versão é excluída, tornando a versão anterior disponível para utilização (liberada).
  • quando o processo já possui mais de uma versão e a versão atual encontra-se liberada, essa versão do processo é reaberta para edição, desde que nenhuma solicitação tenha sido iniciada utilizando essa versão.

03. Acionar Ok para confirmar a exclusão do processo de acordo com os critérios que serão aplicados a ele.


Exportar processo


01. Selecionar o processo a ser exportado.

02. Acionar Exportar.

Ao acionar essa opção será criado um arquivo .zip contendo o processo, seus sub processos (e os sub processos destes sub processos), os formulários associados aos processos envolvidos e os datasets associados aos formulários envolvidos. Posteriormente, esse arquivo compactado pode ser importado no Studio usando a opção "Importar" e depois selecionando dentre as opções "Importar Projeto Fluig". Nele na opção "Arquivo" selecione o zip gerado na exportação.

Essa opção também pode ser encontrada no canto inferior direito da janela de configuração exibida ao incluir ou editar um processo.


Definir permissões de processo


01. Na janela principal de configuração de processos, selecione o processo que deseja incluir permissão de visualização.

02. Na coluna Permissões, acione o botão Adicionar permissão para incluir um grupo de usuários que terá acesso de visualização neste processo.

03. No botão Por gruposelecione 1 ou mais grupos de usuários que terão acesso de visualização a determinado processo.

04. Acionar Confirmar.

Para remover um grupo adicionado, basta acionar Remover.

Acione Buscar, para pesquisar por grupos já adicionados.



Esta documentação é válida a partir da atualização 1.6.5 - Liquid. Se você utiliza uma atualização anterior, ela pode conter informações diferentes das quais você vê na sua plataforma.