Índice

Conceito

Quando um único servidor (hardware) não possui uma configuração que comporte a carga gerada por um grande processamento, é possível configurar uma nova instância da aplicação em um outro servidor disponível e balancear a carga de processamento, de forma que o recurso computacional seja elevado com a adoção de um novo hardware. A configuração de balanceamento de carga visa a escalabilidade da aplicação para permitir a utilização do TSS mesmo em cenários de operação crítica ou que demandem alto volume de transações diárias.
Ainda que o hardware utilizado comporte um volume expressivo de carga, as características de limite máximo de consumo de memória da aplicação devem ser respeitadas, logo, podem ser adotadas novas instâncias em um mesmo hardware, desde que este comporte.
A seguir, apresentamos algumas premissas básicas e requisitos mínimos para adoção do recurso de balanceamento:

O repositório de funções do TSS (Apo) é do tipo Small Application e contempla apenas as funções relativas às regras de negócio do TSS, além da LIB de Framework. Os demais recursos do ERP não estão presentes neste arquivo.

Alguns pontos são imprescindíveis no balanceamento e bom funcionamento do TSS. Os pontos referentes à recursos físicos de máquina, são válidos para qualquer distribuição do TSS, quanto aos parâmetros de configuração, à partir do release 12.1.3, O TSS segue o modelo de Balanceamento por Demanda(escalabilidade), despresando alguns critérios de configuração encontradas nos releases anteriores como range de entidades. 

Modelos de Balanceamento

A maior parcela do processamento do TSS se resume às tarefas de construção dos lotes, assinatura digital do documento, transmissão ao fisco e verificação dos possíveis retornos do processamento fiscal. Por esta razão, o balanceamento tem como foco estas tarefas. Para atender as diferentes necessidades encontradas, o TSS compreende quatro modelos de balanceamento no que diz respeito ao processamento destas tarefas, abaixo listados:

Independentemente do modelo de balanceamento adotado, recomenda-se que o WebServices de recepção de documentos do ERP sempre esteja isolado em um serviço exclusivo para este propósito, para que não ocorram concorrências de performance.

Conteúdos Relacionados