Dataset permite padronizar o acesso às informações, independente da origem dos dados, ou seja, é possível acessar informações provenientes de vários locais, como aplicativos externos, banco de dados ou de funcionalidades próprias do Fluig por meio de um mesmo componente. O Dataset disponibiliza recursos que permitem visualizar o seu conteúdo, como consultar quais são as colunas disponíveis, quantas linhas existem ou o valor de cada campo, em cada coluna e também filtrar os valores de retorno. Quando um Dataset está disponível no Fluig, ele pode ser acessado e utilizado em formulários, eventos globais, eventos de processos, eventos de formulários, relatório ou via webServices do Fluig.

Existem três tipos de datasets:

 

 

Os Datasets customizados podem ser utilizados em diversas situações como a definição de lista de valores fixos, ou para extração de dados de um serviço externo via WebService.

 

Consultando Datasets

 

 

Na perspectiva Fluig, acessa a aba Visualização de Dataset, e clique em Consultar Dataset.

 

 

Na janela que abrir, selecione o servidor desejado e escolha o dataset em que deseja consultar. O usuário também pode escolher quantos registros a busca está limitada.

 

Após clicar em finalizar espere o processo de consulta terminar e a tabela irá ser populada com as colunas e os respectivos registros que estão salvos no dataset.

 

 

Criando Datasets Customizados

Datasets customizados são desenvolvidos utilizando a linguagem JavaScript, sendo possível realizar chamadas a outros Datasets, à serviços externos ou criar o Dataset a partir de valores fixos.

 

 

Para criar um dataset customizado, selecione um projeto Fluig e com o botão direito escolha a opção Novo -> Dataset Customizado.

 

 

Preencha dados como o nome do dataset e descrição e clique em Finalizar.

 

Um arquivo com extensão .js irá ser criado e será aberto para edição imediatamente. Neste arquivo é programado o dataset customizado desejado.