Para adoção de cenários balanceados, não existem definições pré-delimitadas que apresentem números reais capazes de fornecer insumos na elaboração de um cenário de arquitetura balanceada (ou seja, uma análise quantitativa sobre números que permitam a construção de um projeto). Isto porque a análise baseada apenas sobre as quantidades de documentos trafegados versus a relação de serviços de processamento necessários não pode ser levada em consideração de forma genérica para todos os clientes, ou até mesmo para todas as entidades/filiais de uma mesma companhia, pois as regras de negócio envolvidas no processo de concepção do documento influenciam significativamente no resultado final esperado.
Como exemplo ao exposto, imagine que um cliente “A” emite 5000 documentos do tipo NFe por mês. E o cliente “B” também emite a mesma quantidade, do mesmo tipo. Todavia, o cliente “A”, pertence ao ramo de comercio eletrônico, e realiza o seu faturamento em tempo real (a cada fechamento de pedido). Já o cliente “B”, pertence ao ramo de educação, e realiza o seu faturamento no sempre no último dia útil do mês. Logo, podemos observar a existência de dois clientes que emitem quantidades iguais, do mesmo tipo de documento, mas que não podemos adotar como comparáveis, visto que as regras de negócio envolvidas em suas operações afetam diretamente no cenário proposto. Enquanto o cliente “A” emite 5000 documentos em um único momento, o outro (“B”) faz a emissão em um período de 30 dias.
Também não deve ser adotado como referência os valores que competem ao faturamento de uma companhia, uma vez que 5000 documentos faturados ao valor de $ 1,00 resultam em um faturamento total de $ 5000, ao passo que um único  documento faturado ao valor de $ 5000 resulta também em um faturamento total de $ 5000. Ambos tem mesmo faturamento, mas com quantidades diferentes de documentos.
Outro grande fator que deve ser pontuado para que esta definição não exista se refere ao conteúdo presente em cada documento (ou seja, o seu teor). Há diferenças no processamento de um documento simples, que contempla apenas um 1 item de um documento mais complexo, com mais de 500 itens e informações fiscais complementares.
Logo, com exceção do guia de requisitos mínimos relacionadas a plataforma TOTVS Application Server, descritas no tópico “1.1 Plataforma Operacional”, os quais devem ser devidamente obedecidos para um funcionamento sistêmico coerente, a opção por um ambiente de balanceamento do TSS deve sempre ser apoiada na análise das características do cliente, relacionando-os por sua vez com os modelos de balanceamento disponíveis, de modo a se optar pelo cenário mais ideal a necessidade apresentada, uma vez que cada modelo de balanceamento disponível oferece uma ótica diferente de análise sobre o processo de gestão de documentos fiscais eletrônicos. (Enquanto um visa a independência de filiais por exemplo, outro tem foco na relevância do documento para a operação da companhia, entre outros). Já a “evolução” ou incrementação dos cenários balanceados, por sua vez, devem estar apoiados no monitoramento dos serviços já existentes, na análise dos resultados obtidos e na experiência de uso provocada a partir da utilização de um cenário deste porte.

Ponderações sobre Métricas de Balanceamento

Visando facilitar o entendimento sobre a relação Alta, Media e Baixa de emissão de documentos, apresentamos a seguir uma planilha comparativa que ilustra as quantidades x nível, de acordo com cada tipo de documento. Esta planilha é útil para que se possa avaliar o nível de uma determinada operação comercial, auxiliando desta forma o processo de escolha de um modelo de balanceamento.
 

Tipo DocumentoBaixaMédiaAlta
Nota Fiscal Eletrônica - NFeEntre 1 e 50 emissões/diaEntre 51 e 500 emissões/diaAcima de 500 emissões/dia
Nota Fiscal de Serviços Eletrônica - NFSeEntre 1 a 50 emissões/diaEntre 51 e 500 emissões/diaAcima de 500 emissões/dia
Manifesto de Documentos Fiscais - MDFeEntre 1 a 50 emissões/diaEntre 51 e 500 emissões/diaAcima de 500 emissões/dia
Manifestação de Destinatário - MDeEntre 1 a 50 emissões/diaEntre 51 e 500 emissões/diaAcima de 500 emissões/dia
Conhecimento de Transporte Eletrônico - CTeEntre 1 a 50 emissões/diaEntre 51 e 500 emissões/diaAcima de 500 emissões/dia
Nota Fiscal Consumidor Eletrônico - NFCeEntre 1 a 50 emissões/diaEntre 51 e 500 emissões/diaAcima de 500 emissões/dia
Capa de Lote - CLeEntre 1 a 50 emissões/diaEntre 51 e 500 emissões/diaAcima de 500 emissões/dia

 

 

Quando houver a adoção de mais de um tipo de documento em um mesmo serviço de processamento, deve ser levada em conta a somatória das emissões para efeito de análise.