Índice

 

Considerações gerais

A partir da versão 12 do fluig ESB há um novo conceito de importação e exportação de diagramas. O objetivo desse manual é demonstrar como exportar e importar os diagramas da versão 12 através do TDS (TOTVS Developer Studio) utilizando o plugin fluig ESB. O processo de exportação e importação de diagramas é muito utilizado quando é necessário compartilhar integrações sem necessitar acessar um fluig ESB Server. É necessário que o usuário tenha instalado o TDS juntamente com o plugin fluig ESB.

 

Exportação de diagramas

 

Para exportar diagramas do fluig ESB utilizando o TDS, deve-se acionar o menu File → Export... e selecionar a opção General → Archieve File e clique sobre o botão Next.

 

 

Selecione o projeto que deseja exportar e informe o local desejado para criar o arquivo de exportação. Por padrão, o projeto será exportado no formato ZIP, mas também é possível salvar o projeto no formato TAR. Clique em Finish para concluir o processo de exportação.
Agora seu projeto exportado em formato ZIP ou TAR pode ser compartilhado entre equipes de trabalho sem necessitar acessar um fluig ESB Server.

 

 

Para importar diagramas exportados do fluig ESB 12 utilizando o TDS, deve-se
Para saber o caminho correto do diretório workspace que o TDS está utilizando, acesse o menu File → Switch Workspace → Other...


 

Descompacte o conteúdo do arquivo ZIP exportado no passo anterior dentro do diretório workspace do TDS.
Utilizando o TDS, acione o menu File → Import... e selecionar a opção General → Existing Projets into Workspace e clique sobre o botão Next.

 

 

Clique sobre o botão Browse e selecione o diretório que foi descompactado no passo anterior conforme imagem abaixo. Deixe o projeto selecionado na opção Projects e clique em no botão Finish para concluir o processo de importação.

 

 

Após concluir a importação é possível visualizar, alterar e fazer deploy para um fluig ESB server disponível na rede.