Gerar os lançamentos contábeis da depreciação, baixa, efetivação da ordem de serviço e transferências, e efetuar a integração contábil de forma automática ou manual.
Depois de efetuadas todas as movimentações do mês como, baixas, aquisições, transferências, emissão e conferência dos relatórios, deve ser processada a geração dos lançamentos contábeis por meio do PAT10063 (Geração de Lançamentos Contábeis). Esse programa irá gerar os lançamentos contábeis da depreciação, baixa, efetivação da ordem de serviço e transferências. Depois de processado, devem ser emitidos os lançamentos gerados por meio dos programas:
Para verificar se os lançamentos gerados no PAT10064 estão corretos, devem ser confrontados os relatórios do PAT10035 (Emissão Resumo por Centro de Custo e Conta), que emite o resumo dos bens do ativo imobilizado com o PAT10034 (Emissão dos Bens Baixados), que emite as baixas do mês, somando a coluna de depreciação do mês dos dois relatórios.
Em relação aos lançamentos de baixa, deve ser confrontado somente o PAT10065 com o PAT10034, que emite as baixas do mês.
Depois de emitidos e conferidos os relatórios, deve ser processado o PAT10075 (Geração de Arquivos para a Contabilidade), que efetua a geração do lote para a Contabilidade, sendo que este programa pode efetuar a integração de forma automática e manual.
Para gerar os lançamentos automaticamente, isto é, para que no momento em que os lançamentos estão sendo processados no PAT10075, sejam inseridos diretamente na Contabilidade, é necessário que no CON10049 (Sistemas Geradores) esteja parametrizado para gerar “Lote Automático”. Desta forma, depois do término do processo, podem ser consultados os registros gerados na Contabilidade, como: CON10000 (Consulta Lançamentos Origem), onde os lançamentos integrados com seus históricos podem ser consultados antes da efetivação CON10019 (Consistência/Efetivação de Lançamentos).
Essa forma de integração ocorre via arquivo texto. O sistema irá gerar em arquivo texto os lançamentos a serem integrados. O nome do arquivo segue o seguinte padrão: as duas primeiras posições correspondem ao código da empresa, as três seguintes ao sistema gerador, seguidos de três posições para o número do lote e terminando com “.CON.” Exemplo: 73PAT001.CON.
Alguns critérios devem ser observados na geração do arquivo texto: