Este documento tem por objetivo demonstrar os passos para parametrização dos sistemas Gestão de Planos TOTVS, para utilização do padrão TISS 3, definido pela ANS (Agência Nacional de Saúde). A parametrização abrangida por esse documento limita-se aos módulos AC, WAC, RC e AT, Recurso de Glosa e segurança e webservices TISS.
1) Parametrização
Parametrizar domínios TISS:
Outros processos TISS:
Classe de erro 119:
Procedendo com a importação do arquivo claserro.d, será disponibilizado ao cliente a classe de erro 119. Essa classe de erro é responsável por realizar o tratamento da data de vigência dos procedimentos e insumos. Neste processo, nos módulos RC e AC é utilizada como base de comparação a data de realização do movimento, já no módulo AT é utilizada a data de emissão da guia, onde caso essa data não estiver compreendida entre o intervalo de vigência do procedimento/insumo, será realizado o tratamento da glosa conforme parametrização da classe de erro.
Esse tratamento será realizado nas entradas de movimento do sistema: importação e digitação manual nos módulos AC, RC, WAC e AT.
2) Módulo RC (revisão de contas médicas) e AC (automação de consultório)
Importante salientar alguns pontos:
3) Módulo AT (atendimento ao público)
Além do local descrito acima, na navegação entre as guias (botões “Primeiro”, “Anterior”, “Próximo”, “Último”), caso a guia possua algum anexo informado, será exibida ao lado do movimento a informação do anexo ao qual ele está vinculado. Quando um movimento não possuir esta informação, indica que ele não está vinculado a nenhum anexo:

4) Módulo WAC
O módulo do WAC (automação e consultório) está no padrão TISS, ou seja, existem todos os campos necessários ao atendimento da TISS. As funcionalidades disponíveis são:
Layouts de impressão das guias do módulo WAC
Os seguintes layouts de impressão foram liberados para impressão das guias TISS 3, no módulo WAC:
Anexos de radioterapia, quimioterapia e OPME no módulo WAC
Os anexos clínicos TISS são disponibilizados nos formulários de solicitação de SP/SADT (wac0059a) e solicitação de internação (wac0052a).

Clicando sobre um dos links, será aberta tela para digitação das informações dos anexos:
Seguindo o mesmo funcionamento do módulo AT, a utilização dos anexos é facultativa e poderão ser incluídos os três anexos na mesma guia de autorização.
Os labels dos campos presentes nas telas dos anexos podem ser configurados através dos arquivos .ini de cada um deles:
No cadastro Manutenção Associativa Prestador x Clínica (AC0210H), o parâmetro “Autorização c/ anexos TISS” permite que o usuário parametrize a situação em que uma guia ficará na existência de anexos na mesma. Escolhendo a opção “Não autoriza automaticamente”, caso a guia possua anexos clínicos TISS, a mesma ficará na situação “Pendente de Liberação”. A opção “Autoriza Automaticamente” deixa a guia na situação “Autorizada” (neste caso há dependência do parâmetro “Solicita Autorização”, que poderá deixar a solicitação pendente).
Guia de solicitação de prorrogação de internação
Foi criado, no módulo WAC, o formulário para a solicitação de prorrogação de internação e complemento do tratamento (wac0060a).
A solicitação de complemento de internação deve ocorrer sempre vinculada a uma guia principal de internação. Este vínculo é realizado no campo “3-Nr.Guia de Solic. De Internação”, cujo preenchimento é obrigatório:
Ao submeter a página, será criada uma guia de autorização no módulo AT, vinculada a guia principal de internação. A classe de nota da guia de prorrogação será 26. O tipo de guia utilizado na solicitação da prorrogação é o parametrizado no campo “Tp. Guia Solic. Prorrog” na relação Manutenção_Associativa_Prestador_Clínica_AC0210H.
Guia de solicitação de internação – wac0052a
Para o correto preenchimento do campo “41-Tipo de Acomodação Autorizada”, na impressão do recibo da guia de solicitação de internação, é imprescindível que o cliente tenha relacionado o insumo de diária, informado na guia de internação, com o tipo de acomodação TISS. Esta relação é realizada no cadastro Insumo GP X Tp. Acomodação TISS (Tab. 49) (Manutenção_Insumo_GP_x_Tp_Acomodação_TISS_AC0110R).
Guia de registro de SP/SADT – wac0051a
Na guia SP/SADT, da TISS 3, a um mesmo procedimento podem ser vinculados um ou vários prestadores (Alternando o grau de participação). No momento da digitação do procedimento, automaticamente, é sugerido como prestador executante do mesmo o prestador principal, logado na clínica. Para alterar este prestador, ou vincular mais prestadores à execução do procedimento, deve-se acessar o link “Prest.Executante” disponível na linha do procedimento digitado.
Na guia de registro de SP/SADT, não é possível registrar a utilização de insumos do tipo OPME. Este registro deverá ocorrer na guia de outras despesas.
Guia de outras despesas – wac0053a
O registro da utilização de insumos do tipo OPME, conforme definido no padrão TISS 3, é realizado através do anexo de outras despesas.
Demonstrativos de pagamento TISS
Para a correta visualização do campo “Forma de Pagamento” é imprescindível que o cliente possua a forma de pagamento do módulo APB vinculada a forma de pagamento TISS, através do cadastro Forma Pagto. APB x Forma Pagto. TISS (Tab. 34) (AC0110N).
Para a correta visualização dos campos indicadores de débitos e créditos, disponíveis na área “Demais Débitos/Créditos”, é imprescindível que o cliente tenha vinculado o evento do módulo PP em questão a terminologia de débito/crédito TISS através do cadastro Evento PP X Term.Debito Credito TISS (Tab. 27) (Manutenção_Evento_PP_x_Term_Débito_Crédito_TISS_AC0110M).
5) Requisitos de Segurança – TISS 3
Foram implementados no sistema os seguintes itens presentes no manual de segurança do padrão TISS 3.00.01:
• 4-Verificar a qualidade de segurança da senha no momento de sua definição pelo usuário obrigando a utilização de, no mínimo, 8 caracteres dos quais, no mínimo, 1 caractere deve ser não alfabético;
• 5-Definir o período máximo de troca de senha como controle do sistema. Este período não deve ser superior a um ano. O sistema deve permitir que o usuário troque sua senha a qualquer momento;
• 6-Armazenar a senha dos usuários utilizando qualquer algoritmo hash;
• 7-Bloquear, ao menos temporariamente, o usuário após um número máximo de tentativas inválidas de login. Este número de tentativas não deve ser superior a 5;
• 10-Encerrar a sessão do usuário após período de tempo configurável de inatividade. Este tempo não deve ser superior a 30 minutos;
• 11-Registrar log de acessos e de tentativas de acesso ao sistema de informação.
Os demais itens, presentes no manual de segurança do padrão TISS, são de responsabilidade da operadora configurar/parametrizar, pois se referem a questões de ambiente e servidor web.
5.1) Processo Inicial
É necessário que o cliente realize os seguintes passos para atualização dos ambientes:
• Importação do arquivo univdata/men_hac_100por.d, que contém as atualizações de menu;
• Atualização do arquivo md5-digest.js no diretório inetpub/wwwroot/seriouswac. É importante salientar que esse diretório está presente na máquina onde o servidor web da operadora está sendo executado;
• Atualização do arquivo login3.gif no diretório inetpub/wwwroot/seriouswac/imagens. É importante salientar que esse diretório está presente na máquina onde o servidor web da operadora está sendo executado.
5.2) Manutenção de Clínicas
Na Manutenção_Clínicas_AC0210A, os campos devem ser parametrizados:

Ainda na manutenção de clínicas, na opção “Código”, na tela “Senha” são mostradas informações sobre a senha da clínica:

5.3)Manutenção de Prestadores
Na manutenção de prestadores também foi adicionada tela para exibir informações sobre a senha do prestador. Essas informações serão alimentadas quando o controle da senha, definido na manutenção de clínicas, for realizado em nível de prestador:

5.4) Login do módulo WAC
Alguns controles realizados no login do módulo WAC:
O único motivo que irá considerar o registro na contagem das tentativas inválidas de login para bloquear a senha do usuário é o “9-Senha invalida”.
Além dos motivos citados acima, o sistema também gera entrada no log para os seguintes motivos:
Como proceder caso a senha do prestador seja bloqueada ou expire
Para os casos em que o usuário exceder o número de tentativas inválidas de login e a senha do mesmo for bloqueada ou expirar, deve-se proceder com a utilização de um dos programas a seguir:
Para fins de verificação da identidade do prestador que está realizando a troca da senha, há também no arquivo wac0068a.ini os seguintes parâmetros que indicam se a senha atual da clínica/prestador será solicitada no momento da troca:
Ambos os programas possuem o parâmetro “Alterar senha somente prestador”. Para as clínicas em que o controle da senha é realizado em nível de clínica, marcando este parâmetro será possível alterar a senha pessoal somente no cadastro do prestador. Esta é a senha utilizada nos demonstrativos TISS e consulta aos títulos dos prestadores. Caso o controle da senha seja realizado, em nível de clínica, e este parâmetro estiver desligado, a senha da clínica será alterada e as informações do prestador serão utilizadas apenas para fins de validação da identidade do mesmo.
5.5) Demonstrativos TISS e Consulta Títulos do Prestador
Nos programas onde é solicitada a senha pessoal do prestador quando o controle de senha da clínica for realizado em nível de clínica, é feito o tratamento do campo “Dt. Inicio segur. TISS 3.00.01” da manutenção de clínicas. Se este campo possuir data posterior à data corrente, o controle da senha será feito conforme realizado atualmente no sistema, ou seja, a senha antiga do prestador será solicitada (aquela numérica que não é armazenada utilizando algoritmo MD5). Já se este parâmetro possuir uma data anterior à data corrente, então será solicitada a senha pessoal do prestador que deverá ser definida utilizando algum dos programas disponibilizados para este fim. Os programas relacionados são:
6) TISS no TOTVS Saúde - Foundation WEB
No sistema TOTVS Saúde - Foundation Web, na aba “TISS”, é possível executar as funcionalidades:
No sistema TOTVS Saúde - Foundation Web, na aba “Radar TISS”, é possível executar as funcionalidades:
7) TISS no TOTVS Saúde - Autorizador WEB
No sistema TOTVS Saúde - Autorizador Web, é possível executar as funcionalidades dentro do padrão TISS:
Conteúdos Relacionados: