Atualização do Valor Previsto para o Fluxo de Caixa

Têm como objetivo recalcular o valor das parcelas para que o valor previsto gerado para o fluxo de caixa, considere as taxas pré e pós-fixadas. Dessa forma, o fluxo de caixa sempre será mantido atualizado.

A funcionalidade de recalculo das parcelas das operações financeiras de empréstimos, é uma simulação da correção financeira até a data de vencimento de cada parcela da operação. Com essa simulação, a parcela possuirá como valor, a soma do valor principal da parcela com a correção efetuada.

O cálculo das correções das operações quando utilizada taxa pós, será utilizada a taxa da última apuração dos juros. Dessa forma, não será necessário o cadastro de cotações futuras para o cálculo dos movimentos previstos. Se o mesmo for percentual e se a taxa for pós-fixada do tipo valor e não encontrar a cotação, será utilizada como cotação inicial e final o valor = 1.

Os programas: Efetivação de Operações Financeiras, Correção de Empréstimos e Recálculo das Parcelas, recalculam as operações as parcelas da operação financeira de empréstimo, considerando as taxas pré e pós-fixadas.

O Recálculo somente é efetuado em Operações Financeiras de Empréstimo cadastradas com produto financeiro que “não calcula correção monetária”, isso porque quando determinado que o produto financeiro “calcula correção monetária”, as parcelas sempre estarão atualizadas pelo fator financeiro.

Por terem seus valores fixos, as operações financeiras cadastradas com parcelas fixas não serão calculadas.

Ao efetuar a correção dos empréstimos, a rotina de recálculo realiza as seguintes etapas: