Em ambientes onde será utilizado cluster, ou quando a quantidade de documentos é consideravelmente grande, é aconselhado a utilização de um servidor exclusivo para indexação.
Segue as instruções para a instalação e configuração deste:
Deverá ser efetuados os seguintes passos do documento Configurando Fluig Indexer para executar em servidor separado:
Basta executar o arquivo <fluigIndexer>/solr/startCloudMaster.sh ou <fluigIndexer>\solr\startCloudMaster.bat que o processo irá iniciar. Para interromper, execute o arquivo <fluigIndexer>/solr/stopCloud.sh ou <fluigIndexer>\solr\stopCloud.bat.
Obs: É importante que o Fluig Indexer seja iniciado antes do Fluig, caso contrário este irá considerar que não há Serviço de Indexação disponível.
Edite o arquivo <fluigIndexer>/solr/startCloudSlave.sh ou <fluigIndexer>\solr\startCloudSlave.bat para configurar o IP e porta do processo de coordenação (ZooKeeper) do cluster de indexação que é executado no servidor Master (informado após o parâmetro -z).
./bin/solr start -cloud -z localhost:9983 |
call .\bin\solr.cmd start -cloud -z localhost:9983 |
Se desejar subir duas instâncias na mesma máquina ou por algum motivo qualquer desejar subir o Fluig Indexer em outra porta, adicione o parâmetro "-p".
Obs.: Nesse caso é necessário adicionar o mesmo parâmetro nos scripts de stop (<fluigIndexer>/solr/stopCloud.sh ou <fluigIndexer>\solr\stopCloud.bat).
./bin/solr start -cloud -z localhost:9983 -p 18983 |
call .\bin\solr.cmd start -cloud -z localhost:9983 -p 18983 |
Basta executar o arquivo <fluigIndexer>/solr/startCloudSlave.sh ou <fluigIndexer>\solr\startCloudSlave.bat em cada um dos servidores que o processo irá iniciar. Para interromper, execute o arquivo <fluigIndexer>/solr/bin/stopCloud.sh ou <fluigIndexer>\solr\stopCloud.bat.
Obs: É importante que o Fluig Indexer Master seja iniciado antes do Fluig Index Slave, caso contrário este irá considerar que não há Serviço de Coordenação disponível.
Para registrar Fluig Indexer como serviço, utilize os procedimentos padrões do Sistema Operacional em questão.
No servidor onde está instalado o Fluig Server, acesse o diretório <fluig-server>/repository/wcmdir/config/, crie ou edite o arquivo configuration.properties e edite ou inclua estas linhas (para mais formas de configuração):
totvs/solrURL=server:9983 totvs/solrCloud=true totvs/solrRemote=true |
Modifique para o <IP>:<Porta> onde está executando o Fluig Indexer Master. Deverá ser informado apenas o IP ou HostName do servidor onde está instalado o serviço de indexação e a porta, sem o protocolo e contexto. A porta utilizada será a do serviço de coordenação do cluster que por padrão é a porta do 9983. A chave totvs/solrCloud vai configurar o fluig para ativar a opção do Solr Cloud.
Quando utilizando o Fluig Indexer em modo Cluster, é necessário criar manualmente um "core" para cada tenante que será armazenado no servidor de indexação. Para tal, inicie o servidor Master e cada um dos servidores Slave antes e em seguida crie o core através dos scripts <fluigIndexer>/solr/createCore.sh ou <fluigIndexer>\solr\createCore.bat.
Execute o script passando como parâmetro o ID do tenante ao qual o core atenderá.
A versão padrão do script serve para ambientes com dois servidores (um master e um slave). Caso deseje mais servidores slave, edite o script e altere o número após o parâmetro replicationFactor.
Sempre que houver uma atualização do Fluig Indexer, é necessário seguir o procedimento de descompactar o arquivo zip. Mas antes faça um backup dos arquivos que eventualmente tenha alterado (como por exemplo os scripts de inicialização ou configuração).