Índice

Objetivo
O objetivo deste guia é orientar administradores e desenvolvedores na preparação de um ambiente de homologação que seja fiel ao ambiente de produção utilizado pelos usuários da plataforma. Dessa forma, ao testar novas atualizações ou desenvolvimentos, é possível simular o comportamento da plataforma, diminuindo a chance de imprevistos, perda de dados e instabilidades.
Pré-requisitos
- Um servidor separado do ambiente de produção e que preencha os requisitos da Matriz de Portabilidade.
- Cópia da base de dados do fluig em produção.
- Cópia do(s) volume(s) do fluig em produção.
- Cópia da pasta de instalação do fluig em produção (incluindo os kits e widgets personalizados na pasta jboss/apps).
Fazer uma nova instalação
- Faça o download do pacote de instalação do fluig no Portal do Cliente. Esse pacote deve estar na mesma versão da base de dados copiada, ou seja, se o ambiente de produção estiver na Atualização 1.5.12 EP2, a instalação no ambiente de homologação deve ser feita com essa mesma versão e mesmo EP.
- Execute o wizard de instalação, conforme a documentação (Windows / Linux), mas fique atento no momento de configurar o banco de dados para informar corretamente os dados de acesso da cópia da base de produção e não da base original. O mesmo é valido para o serviço de cache, que não deve ser compartilhado.

- Verifique também o número de licenças disponíveis no servidor de licenças, pois cada usuário ativo no ambiente de homologação consumirá uma licença.
- Após concluir a instalação, inicie os serviços do fluig.
Configurar a plataforma
Uma vez instalado o fluig no ambiente de homologação, é necessário ajustar os dados da base copiada da produção com os dados do novo ambiente.
Acessar o Painel de Controle
- Acesse o fluig no endereço que foi configurado durante a nova instalação e autentique-se com o administrador da plataforma (wcmadmin). É provável que ocorram redirecionamentos para o endereço de produção, visto que a base de dados ainda está configurada com estas informações. Se isso ocorrer, cole a URL de homologação novamente na barra de endereços do navegador.
Ajustar endereço de acesso
- Acesse a opção Configurações do Sistema da aba WCM.
- Altere a URL gravada no campo URL do Portal para o endereço do servidor de homologação e salve. Esta alteração terá efeito após reiniciar os serviços do fluig.

Ajustar caminho do volume
Os volumes são utilizados pelo fluig para armazenar os documentos, artigos, formulários, templates e demais arquivos publicados na plataforma. O(s) volume(s) copiados do servidor de produção para o de homologação precisam ser configurados no Painel de Controle para que a nova instalação do fluig possa localizá-los.
- Crie uma nova pasta vazia no sistema operacional do servidor de homologação.
- Acesse o Painel de Controle do wcmadmin e selecione a opção Volumes.
- Selecione o volume que deseja ajustar e clique em Editar.
- No campo Diretório Físico, informe o caminho completo da pasta criada, inclusive com o nome do diretório e salve a alteração.
- Copie os arquivos salvos dentro do volume copiado do ambiente de produção para a nova pasta informada como volume no fluig.

Verificar parâmetros
Acesse a aba Parâmetros da plataforma do Painel de Controle e verifique todas as informações em todos campos e altere o que for necessário e de acordo com o novo servidor do fluig.
Copiar os widgets personalizados
Caso faça uso de kits ou widgets personalizados no ambiente de produção, é necessário copiá-los manualmente para a pasta [instalação_fluig]/jboss/apps no ambiente de homologação.
Copie apenas os widgets personalizados ou adquiridos via fluig Store. Os demais widgets são padrão do fluig e estarão na nova instalação automaticamente. |
Reiniciar o fluig
Uma vez concluídos todos os passos acima, reinicie os serviços do fluig na seguinte ordem para que as alterações sejam aplicadas: 1º fluig_Memcached, 2º fluig_Realtime, 3º FLUIG.
Quando a plataforma estiver no ar, pode-se usar os mesmos logins e senhas do ambiente de produção para autenticar-se no ambiente de homologação.